SAN PEDRO DE ATACAMA

Já pensou em viajar para um dos desertos mais secos do mundo e ainda assim encontrar paisagens de tirar o fôlego

Por Juliana Tahamtani
juliana.tahamtani@mulheresjornalistas.com

Para você que nunca pensou em conhecer um deserto, saiba que dentre o infinito de areia existe uma diversidade tão grande quanto as áreas de mais água do planeta. E o mais surreal disso tudo é que não precisamos ir muito longe para ver coisas que nem os olhos acreditam, como gêiseres, vulcões, lagoas e salinas.

San Pedro de Atacama fica a 1.600 km da capital do Chile,  Santiago, e é um destino relativamente fácil para nós brasileiros. De São Paulo e Rio de Janeiro, a viagem  de avião é direta. Já de outras capitais do Brasil, você fará uma escala nos aeroportos paulistas e cariocas. Chegando em Santiago, é preciso ir até Calama, a cidade mais próxima do deserto, e então pegar um transfer até San Pedro. Mas é tudo muito fácil e a viagem com certeza vale a pena.

Lá em San Pedro você vai encontrar paisagens indescritíveis, coisa de outro mundo, e um dos destinos mais famosos é o Valle de la Muerte e o Valle de la Luna. É um cenário completamente diferente de tudo que você já viu na vida, parece mesmo que está caminhando pela Lua. O lugar é cheio de cavernas, precipícios, paredões de areia e te dá uma visão linda do imenso Licabur, um vulcão de 5.910 metros.

Falando em Vulcão, se você já sonhou em algum dia escalar um vulcão inativo, pode fazer isso em San Pedro no maravilhoso Cerro Toco, que é com certeza o vulcão mais acessível da região. Esse vulcão tem 5.640 m, mas você começa sua escalada já dos 4.600 m com a ajuda de um 4×4. Não que os últimos mil metros sejam fáceis. Não são! Apesar do trajeto não exigir conhecimentos ou equipamentos de escalada, a subida é íngreme e bem complicada. O frio, a tontura por falta de ar e a altitude deixam tudo mais difícil.

Mas, uma vez lá em cima, as sensações se perdem diante da  magia de estar no topo de um vulcão. Lá de cima, é possível ver a Bolívia e ter uma vista completamente surpreendente de outros dois vulcões do Atacama, o Sairecabur e o Licancabur. É um dos passeios mais diferentes que você pode fazer em San Pedro e com certeza vai ser uma experiência de vida. Afinal, quantas pessoas você conhece que já escalaram um vulcão?

Apesar da enorme quantidade de passeios que você pode fazer em San Pedro para lugares completamente inimagináveis, vale lembrar que é um local cheio de história e com um centro comercial bastante ativo. Com certeza é um destino que deve estar no radar de todo bom viajante!

Confira também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *