São Thomé das Letras: A cidade mística de Minas Gerais 

Por Juliana Tahamtani
juliana.tahamtani@mulheresjornalistas.com

São Thomé das Letras é uma cidadezinha de Minas Gerais que está a quase 1,5 mil metros de altitude em relevo montanhoso, é considerada uma das cidades mais altas do país e é o lar de inúmeras trilhas, cachoeiras e gnomos.

Com suas ruas estreitas de pedra, a cidade ganha um ar rústico e místico e só está a 350 km de São Paulo e 310 km de Belo Horizonte. É uma viagem para relaxar ,deixar a energia boa das rochas fluir e se encantar com as pequenas fadas que voam ao redor da cidade deixando tudo mais mágico.

Muitas lendas e mistérios permeiam a imaginação do moradores locais e, por isso atrai também muitos turistas e uma das histórias mais intrigantes é a caverna que leva a Machu Picchu, a famosa Gruta do Carimbado que fica no final da ladeira do Amendoim, outro ponto turístico misterioso, onde temos a nítida a sensação de que os carros  se movimentam mesmo parados e desligados.

Há diversas lendas e relatos antigos sobre essa gruta, uma das teorias é  de que a civilização Inca teria descoberto em mapeamento astral, a cidade de São Thomé das Letras e criaram uma passagem subterrânea para lá.

Até hoje, ninguém conseguiu alcançar maiores distâncias ou determinar para onde leva o caminho subterrâneo, é impossível chegar ao fim da gruta, e muitos já tentaram, o ar começa a ficar rarefeito e não conseguem avançar até o final. Fica o mistério até hoje!

Outro ponto que atrai muitos turistas a pequena cidadezinha de São Thomé é a Casa da Pirâmide, um dos melhores locais da cidade para estar quando acontece o pôr do sol,  que é um dos mais bonitos do Brasil. É ali que as pessoas se reúnem para apreciar o crepúsculo solar e as cores vibrantes que colorem os céus de Minas Gerais.  Há quem diga que já avistou Ovnis e viu homens sendo abduzidos de cima da pirâmide, então, é sempre bom ficar atento a tudo que aparece pelo céu, pois é ali que bailam as corujas e pirilampos, entre  os sacis e as fadas.

A viagem a São Thomé pode ser feita em 3 dias, para visitar os pontos mais famosos da cidade, porém ela é cheia de trilhas, cachoeiras escondidas, poços secretos e caminhos mágicos.

Pelas lojas da cidade é possível encontrar gnomos e duendes em garrafas, e se você quiser levar pra casa um pouco de pó de fada, também é fácil de encontrar.

Uma dica é encontrar uma pedra nas cachoeiras, energizá-las nas águas correntes e ter sempre com você como um amuleto da sorte e de boas energias.

É uma  viagem perfeita para um começo de ciclo e uma renovação de alma.

 

 

Confira também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *