Por Juliana Tahamtani, Jornalista- SP

julianatahamtani@gmail.com

Chefe de Reportagem: Letícia Fagundes, Jornalista

Editora Chefe: Letícia Fagundes, Jornalista

Estamos vivendo momentos difíceis, onde a humanidade está sendo testada, as pessoas estão se mostrando  ainda mais egoístas e o mundo está em uma pandemia que dificilmente acabará tão cedo.  Por isso, listamos aqui alguns lugares bem distantes, exóticos e que não são a preferência da maioria dos turistas na hora de tirar férias.

São os lugares perfeitos para quem quer se isolar um pouco da realidade do mundo e conhecer paisagens de outro planeta.

 

ANTARCTICA

Esse é o continente mais frio do planeta, recebe rajadas de ventos com velocidades extremas a cerca de mil km do Ushuaia, na Argentina. é um dos lugares mais longes do mundo e é considerada uma das viagens mais exóticas e exclusivas do planeta.

 E por ser cercado de neve o tempo todo é conhecido por ” Continente Branco” lá é possível navegar por canais estreitos, avistar icebergs enormes, desses que a gente só vê em filmes  e ver uma  fauna  diferente de animais que só existem nesse canto do planeta.

 Os viajantes que se aventurarem por esses lados e não se importam muito com o frio, podem aproveitar diversas atividades  como passeios de caiaque nas águas gélidas da Antártica, trekking no gelo e camping a céu aberto.

Com certeza é uma viagem completamente inusitada  para quem quer se afastar da sociedade e do mundo real em que vivemos.

GROELÂNDIA 

Do lado oposto à Antártica, fica outro dos destinos mais isolados do planeta, em pleno Ártico. A Groenlândia é uma enorme ilha do território dinamarquês autônomo entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico. Grande parte de sua superfície terrestre é coberta de gelo.

Com uma população de aproximadamente 56 mil habitantes, é o território menos densamente povoado do planeta. Um terço das pessoas vive na capital, Nuuk, e não há estradas para as outras cidades que circundam a costa. Em vez disso, você precisa pegar um voo ou ir de barco, o que geralmente não é possível durante o inverno.

Para chegar na Groenlândia, um brasileiro saindo de São Paulo, por exemplo, precisa encarar 4 voos e uma última etapa de helicóptero, um voo curto de 15 minutos sobre um dos maiores sistemas de fiordes do mundo até Ittoqqortoormiit, a cidade mais isolada dessa ilha.

Com acesso único por helicóptero, nos meses de inverno, é um ótimo lugar para curtir um cenário diferente de tudo que você já viu e passar um tempo longe de lugares muito povoados.

 

ABROLHOS

Também dá para se isolar no calor, e Abrolhos é o lugar ideal! Um arquipélago formado por cinco ilhas que fica localizado a 70km da costa da Bahia, é o primeiro parque nacional marinho do Brasil que preserva uma área de mais de 91 mil hectares, considerada umas das maiores biodiversidades do Brasil.

O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

A viagem até Abrolhos dura cerca de quatro horas e tem desembarque autorizado apenas na ilha da Siriba, onde é possível fazer uma trilha curta de 200 metros, acompanhada por monitores ambientais que levam os visitantes até ninhos de atobás-brancos.

É tão isolado e preservado que, anualmente, de julho a novembro, grupos de baleias-jubarte migram da Antártica em busca de águas calmas, quentes e tranquilas para amamentar filhotes e se reproduzir.

É o lugar ideal para passar férias tranquilas longe de turistas e desfrutar das belezas desta ilha Brasileira que pouca gente conhece e não está no radar da maioria dos  viajantes