Projeto Verão: faça um detox no seu olhar
Por Regina Fiore – Repórter São Paulo
Praticamente todas as mulheres sofrem com a pressão estética corporal e se sentem impelidas a mostrar um corpo livre de manchas, estrias, gordura localizada, celulites e outras características que fazem parte de praticamente todas as mulheres. Essa pressão na verdade nasceu de milhares de estímulos externos usados para deixar mulheres e homens desconfortáveis consigo mesmos e vender para eles produtos que trazem a solução para esse desconforto. As pessoas gordas sofrem ainda mais.
Além da pressão estética, são vítimas da gordofobia, um preconceito estrutural que causa não só discriminação social, mas também problemas práticos que afetam o dia a dia: dificuldades em encontrar roupas que sirvam adequadamente, dificuldade em encontrar, em alguns ambientes, locais para sentar, julgamentos externos e um eterna sensação de que precisam justificar seu peso ou atestar que estão de fato bem de saúde.
Para você que gostaria de estar dentro de uma forma estética diferente daquela que você tem hoje (seja ela mais magra, mais musculosa, mais curvilínea), saiba que você não está sozinha. Uma pesquisa realizada pela Dove, marca de beleza consagrada no mercado, mostrou já em 2015 que apenas 4% das mulheres de todo o mundo estão satisfeitas e plenamente confortáveis com seus corpos.
A promessa da dieta pode não ter funcionado, o “Projeto Verão” convencional pode ter ficado para 2025, você pode ter passado por diversas questões relacionadas a sua saúde física e emocional ou simplesmente ter desencanado de entrar em um padrão quase inalcançável de beleza.
Quer aproveitar o verão com tranquilidade e tentar se libertar da canga? Confira as 6 dicas para fazer um verdadeiro detox no seu olhar:
1) Esteja confortável para ir além do que você estabeleceu como uma zona segura. Lembre-se que os padrões que internalizamos precisam ser desconstruídos e isso leva tempo e persistência. Vestir algumas roupas ou ir a alguns lugares vai parecer estranho num primeiro momento. Não se coloque em situações desconfortáveis, mas saiba que o desconforto inicial faz parte do processo.
3) Faça uma limpa nas suas redes sociais. Se você ainda não passou por esse processo em 2019, aproveite o momento. Siga perfis e veja fotos de pessoas que têm o corpo parecido com o seu, pessoas reais que fazem mais do que treinar na academia e seguir dietas rígidas para caberem em um determinado número de calça ou shorts.
4) Vista-se para você e para o verão. Escolha roupas que te façam sentir confortável, bonita e bem consigo mesma. Nenhuma roupa tem o poder de mudar quem você é. Roupas não emagrecem, não engordam, não seguem regras, a não ser nos vestir da forma como nos sentimos bem. O mesmo vale para o bíquini ou maiô: o importante é que ele te deixe confortável e te permita fazer o que você quiser, seja nadar, surfar, andar de bicicleta ou tomar um sol na esteira.
5) Tente se ver com a mesma gentileza que você vê sua melhor amiga ou melhor amigo. Pense nessa pessoa e se pergunte: você gosta menos dela quando ela está mais gorda ou mais magra? A roupa que ela está usando faz diferença na hora de vocês passarem bons momentos lado a lado? Se você é capaz de ter esse olhar amoroso e reconhecer qualidades que vão além da aparência física em outra pessoa, por que não começar a aplicar a mesma regra em você mesma?
6) O corpo que você tem hoje é aquele que vai estar com você em momentos bons e ruins. O corpo de hoje é que vive o presente com você, não espere ter um corpo dentro dos padrões para ser feliz e tente não colocar essa meta para começar a desfrutar da sua vida. Lembre-se que a disposição que você tem hoje não durará para sempre, mas é o corpo de hoje que está disposto a ir com você para onde você quiser e precisar. Agradeça por ele.
O detox no olhar sobre seu próprio corpo e sobre o corpo das outras pessoas é um processo demorado, que requer treino e paciência. Alguns dias são melhores que outros, mas o importante é começar para não passar mais um verão se culpando pelo corpo que você tem e se sentindo frustrada pelo corpo que você não tem.