Eliza Dinah, Jornalista – MG
eliza.dinah@mulheresjornalistas.com
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista  
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista 

Se viajar durante a pandemia se tornou um capricho incerto e cheio de medos, há quem soube se adaptar e curtir o turismo seguro. Foi o caso do casal Sandro e Priscila do @cacarecosdeviagem, que, em junho de 2020, estavam com uma viagem ao exterior marcada, mas o auge dos piores índices de contaminação da covid-19 impediu que acontecesse. “Nós tínhamos férias já programas e não podíamos remarcar, pois as empresas não estavam deixando. Então eu sugeri que a gente fizesse uma viagem de Motorhome, e foi daí que surgiu a ideia de fazer essa viagem”, conta Priscila. Ela relembra que, no momento, era a forma mais apropriada de viajar, mantendo o distanciamento e o isolamento.

A paulista conta que a experiência foi incrível. O casal pegou o motorhome em Curitiba, cidade onde vivem atualmente, seguiram até Santa Catarina, passaram pela Serra do Rio do Rastro e chegaram em Foz do Iguaçu (PR), onde já se organizaram para fazer o trajeto de retorno. “Foi muito marcante, porque você tem tudo dentro da casa. Então você não passa nenhum apuro em tempos de necessidade, e tem a sensação de que você está amparado, por ter a casa a sua disposição 24h por dia”.

Foto: Reprodução Instagram @cacarecosdeviagem

Aumento da busca no Brasil

O casal não é o único que se aventurou nesse novo mercado crescente no Brasil. O cenário de veículos recreativos, mais conhecidos como motorhomes, tem crescido desde 2018 e teve seu ápice em 2020 por causa da pandemia do coronavírus. Isso é o que aponta uma pesquisa da Estrella Mobil, empresa especializada na fabricação e na personalização destes veículos.

Segundo Julio Lemos, um dos fundadores da Estrella Mobil Motorhomes, a procura pelos veículos cresceu 80% em 2020. “As pessoas perceberam que hoje é possível aliar o trabalho com viagens, mesmo durante a semana. Além disso, quem tem o costume de viajar sempre, e que se deparou com a situação de ter que ficar em casa 48h, teve que repensar uma nova maneira de cair na estrada com segurança sem perder o conforto – e os veículos recreativos trazem exatamente essa prática” explica.

Com o home office cada vez mais em alta no Brasil, muitos começam a pensar em novas formas de trabalhar, principalmente, os que amam viajar e que sentiram uma enorme sensação de encarceramento domiciliar. Por isso, os motorhomes viraram uma tendência que veio para ficar no país. Além de confortáveis e democráticos, podendo se adaptar a vários bolsos, são uma ótima opção para quem deseja desbravar o mundo com segurança e sofisticação. Afinal, é uma casa sobre quatro rodas, com todos os utensílios de uma residência comum: cama, mesa, banheiro, chuveiro (com água quente), internet, e com o diferencial de não ter local fixo. Ou seja, dá para fazer o home office de qualquer lugar.

Foto: Reprodução Estrella Mobil Motorhomes

O perfil

A procura por liberdade durante as viagens, mudanças de roteiros e a oportunidade de se instalar num dia na praia e no outro no campo fez com que muitos viajantes repensassem o formato de desbravar o mundo em quatro rodas.

Estes veículos não são encontrados apenas nas regiões do Sul do Brasil ou nos Estados Unidos e na Europa, muito pelo contrário. Hoje, é mais fácil ter este tipo de carro personalizado de acordo com as preferências e gostos individuais sem perder a sofisticação e conforto depois de longas distâncias.

Além da crescente busca pelas casas rodantes, o perfil de viajantes que procuram motorhomes também mudou. Ainda segundo Julio Lemos, novas identidades surgem todos os dias: desde pessoas que trabalham em home office a famílias e casais que viram nos veículos uma oportunidade de se desvincular de hotéis e resorts.

Foto: Reprodução Estrella Mobil Motorhomes

Em 2018, na fábrica da Estrella Mobil, o perfil do público que adquiria motorhomes era composto, em sua maioria, por aposentados e profissionais liberais que lideravam o ranking com 80% nas vendas. Os 20% restantes eram compostos por jovens, profissionais que já trabalhavam em home office e pessoas com mais de 40 anos.

Com a pandemia, foi observado um aumento expressivo nas aquisições feitas por pessoas que já tinham o plano de um dia adquirir um motorhome no futuro a anteciparam o planejamento; pessoas que passaram a ocupar funções em home office de forma definitiva e, principalmente, pessoas que se sentiram impactadas pelo isolamento e resolveram cair no mundo tendo como quintal de casa uma paisagem diferente a cada parada, ocupando de 20% para 35% no volume de vendas totais.

De modo geral, o mercado de vendas de motorhomes entre 2019 e 2020 teve aumento de 40% ao ano desde o início da pandemia, e tende a se manter até o fim de 2021, como revelam os dados abaixo.

“O motorhome hoje é o meio mais seguro, pois é uma casa que acomoda apenas a família, não tendo o contato com pessoas desconhecidas. É possível viajar durante a pandemia com conforto e, acima de tudo, segurança, além da possibilidade de trocar de destino se não estiver legal”, finaliza Julio.

 

Foto de capa: Reprodução Freepik