Minha pata, meu corpo
O cuidado e a atenção necessários para que seu Pet não sofra com esse tipo de queimadura
Por Giselle Cunha
giselle.cunha@mulheresjornalistas.com
Brasil, Sudeste, mais especificamente, Rio de Janeiro. Escuta-se todos dizerem a mesma frase: “Que calor!”. Nas últimas semanas, os termômetros apontaram uma sensação térmica que chegou a 49,4° C. Com essa temperatura, é preciso tomar alguns cuidados na hora de passear com o seu peludo.
Por ser uma parte do corpo um pouco mais grossa, devido ao contato direto e frequente com o chão, os Coxins (ou almofadinhas, como são mais conhecidos) acabam sendo esquecidos na hora do cuidado animal. É bem comum observamos tutores expondo seus Pets em dias de muito calor e em horários inapropriados.
No verão, os atendimentos a queimaduras nas patas aumentam cerca de 40%. Os Coxins servem como freio e ponto de equilíbrio para os animais, são formados basicamente por algumas camadas de gordura. Essa característica permite que a região tenha alguma resistência a temperatura, mas recomenda-se sempre verificar antes de iniciar o passeio, porque basta alguns segundos em contato com a superfície quente para que essa região fique com bolhas ou evolua para uma queimadura mais séria.
Chamamos de Coxins Digitais a parte que corresponde aos dedos do animalzinho e de Coxins do Metacarpo, o que corresponde à palma da mão.
Mas como saber se a temperatura está boa para o passeio?
Separamos algumas dicas que vão ajudar a prevenir e proteger o seu melhor amigo:
- A principal dica é colocar a palma da sua mão por uns 30 segundos no chão. Dessa forma, você conseguirá fazer uma boa avaliação da temperatura do asfalto.
- Além da preocupação com queimaduras, é importante lembrar que o calor intenso também gera insolação e hipertermia, então leve sempre água fresca e a ofereça com frequência.
- Opte pelos passeios antes das 10h e após às 19hs.
- Faça passeios mais curtos, especialmente com raças como pug, pequinês, buldogs, boxer, shihtzu e boston terrier. Essas são raças classificadas como braquicefálicos, aqueles de focinho achatado.
- O mercado Pet hoje oferece algumas opções de cremes que, além de hidratar, formam uma camada protetora nessa região dos coxins.
O Instituto Mulheres Jornalistas conversou com a Dra. Luzinete Portela, que é médica veterinária, especializada em dermatologia, sobre o cuidado com os Pets durante o verão.
Mulheres Jornalistas: Com que frequência se atende problemas de lesões e queimadura nos coxins?
Dra. Luzinete Portela: No verão muito mais do que em outras estações, mas não somente o chão quente causa queimaduras em Coxins. O uso de produtos químicos abrasivos também pode causar essas queimaduras.
MJ: Quanto tempo leva para essa área se reconstituir?
Dra. Luzinete: Dependendo do grau da queimadura, pode levar de 10 a 30 dias para a recuperação.
MJ: Quais os primeiros socorros necessários no caso dessa queimadura?
Dra. Luzinete: Lavar com soro fisiológico gelado, retirar o animal do local e levar ao veterinário.
MJ: Qual o seu conselho para evitar que isso aconteça?
Dra. Luzinete: Não caminhar com o animal nos horários mais quentes.O ideal são os passeios pela manhã até no máximo às 10hs e a noite após às 19hs, durante o verão. Também é preciso evitar produtos químicos abrasivos no chão.