Por Vivian Jorge, jornalista – RS
vivian.jorge@mulheresjornalistas.com
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista
Editora de conteúdo – Site MJ: Beatriz Azevedo, Jornalista

Conheça o Mr. Fit, rede de fast food saudável com mais de 450 unidades no país

Quando você ouve a palavra Fast Food, o que te vem à cabeça? Pizza? Batata Frita? Burguer? Ou um macarrão com muito molho e queijo?

A gente sabe que as palavras alimentação saudável e um burguer cheio de fritas calóricas imersas no óleo não combinam! Agora, se eu te falar que podemos, sim, comer aquele burguer triplo com fritas de forma harmoniosa, mais saudável e leve, você aceitaria?

Rotina não é fácil! Tem casa, trabalho, filhos, academia (quando se tem tempo), escola etc. Tarefas diárias são o que não faltam, mas a sua saúde, como está? Nem todos têm o privilégio de almoçar ou jantar no sossego de sua casa, ou de cozinhar o próprio alimento. Falta tempo e dinheiro com a alta dos produtos no supermercado e, principalmente, planejamento e organização nos hábitos alimentares em família. Por isso, muitos de nós, rendem-se ao fast food, opções rápidas e mais em conta.

Na verdade, a expressão Fast Food é inglesa e significa uma modalidade alimentar, que exige agilidade no preparo e consumo, o qual pode vir regado de gorduras saturadas, embutidos, sal, açúcar e demais alimentos que não protegem e nem fortalecem nosso sistema imunológico.

O consumo em serviços de alimentação fora do lar, Food Service, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA), cresceram nos últimos 10 anos cerca de 200%. Com a chegada da pandemia de covid-19, inicialmente, o setor obteve queda, mas já se recupera e pode crescer 30% até o fim de 2021, em relação a 2020.

Se você é daqueles que amam um fast food, sai cedo, chega tarde, cansada (o), come fora ou compra marmita pronta e quer ser saudável, esse texto é para você. Faço-te um convite: comece aos poucos adaptando na tua alimentação um fast food saudável. Mas, comece! Hábitos saudáveis levam tempo, mudar nossa rotina alimentícia, também! O importante é começar e não desistir.

Agora, pensando nessa atividade alimentícia, é que a empresária e fundadora do Mr. Fit, Camila Miglhorini, vem atuando há mais de 10 anos na área gastronômica com foco no fast food saudável.

Mr. Fit: rede de restaurantes fast food saudáveis

Faça as seguintes perguntas: o que é ser saudável e o que te faz saudável? Hábitos saudáveis se conquistam com uma alimentação adequada, exercícios físicos, consumir frutas, beber muita água, entre outros.

fast-food-saudável
Camila Miglhorini, empresária e fundadora do Mr. Fit rede de Fast Food saudável. Foto: Divulgação/Mr. Fit Fast Food Saudável

Camila Miglhorini, de 38 anos, conta que sempre teve interesse em qualquer assunto na área da alimentação. Apesar de ser formada em administração de empresas, buscava informações sobre gastronomia e dicas de receitas saudáveis que pudesse inserir em sua rotina. Após quase 10 anos trabalhando em redes de alimentação convencional, começou a planejar o que é, hoje, o Mr Fit. “Na época, por não ter dinheiro para colocar a ideia do papel em prática, cheguei a oferecer para mais de 21 investidores que, felizmente, me disseram não”, recorda.

De acordo com a empreendedora, em meados de 2010, não tínhamos tantas opções de alimentos saudáveis quanto hoje. Em shoppings, por exemplo, as praças de alimentação focadas no food service não eram tão saudáveis. “Eu sempre busquei uma alimentação e um estilo de vida saudável. Inclusive, eu carregava na bolsa, quando trabalhava, a marmita que eu preparava em casa. Comecei a ver essa necessidade e um novo nicho a explorar”, contou Miglhorini.

Com visão de mercado saudável, em 2011, a administradora de empresas vendeu o carro e resolver apostar na própria ideia, criando o Mr. Fit. “Fiz pesquisa de mercado, montei todo o projeto piloto, patenteei a marca, busquei conversar com clientes, fornecedores etc. Desde o início, pensei nesse projeto para que fosse uma franquia. Sempre acreditei que seria uma rede, foquei nisso!”, comemora.

Hoje, com 457 unidades entre cafeterias, quiosque, modelo Home Office, lojas em shoppings, lojas de ruas, em todos os estados brasileiros e, recentemente, uma loja em Portugal, a Mr. Fit nasceu para mostrar que essa junção da comida rápida, saborosa, saudável e de qualidade é possível.

Cardápio saudável em benefício à saúde

Infelizmente, a alimentação saudável é procurada e associada, erroneamente, com a finalidade estética e emagrecimento, avalia a nutricionista Gabriela de Melo Cândido, de 32 anos. Porém, uma alimentação saudável e equilibrada vai muito além de estética, interfere diretamente e, de forma impressionante, na qualidade de vida de uma pessoa.

fast-food-saudável
Estrogonofe Fit, feito de proteína animal e biomassa de banana verde, com arroz integral e chips de batata doce. Foto: Divulgação/Mr. Fit Fast Food Saudável

Neste intuito, observamos essa crescente demanda de lifestyle, healthfood, estilo de vida saudável, e demais dicas de receitas e informações práticas que auxiliam na saúde e prevenção de doenças.

Hoje, ser saudável é ter saúde. Logo, para essa mudança benéfica no comportamento de cada indivíduo depende de uma série de hábitos e ações, entre elas, uma alimentação adequada e balanceada.

Com foco na gastronomia saudável e um público de 15 a 85 anos, que busca informação, praticidade e saúde, o Mr. Fit oferece alimentos naturais e sem conservantes em seu cardápio. Contudo, dentre as opções leves e nutritivas tem lanches naturais; pratos executivos com arroz integral; saladas; burgers com queijos mais saudáveis e batatas chips assadas; sucos naturais e detox; wraps; caldos; sobremesas zero açúcar como beijinho, brigadeiro, açaí e saladas de frutas. Além disso, há uma linha home, que são pratos prontos ultracongelados, no qual o cardápio é 100% sem glúten e zero lactose, bem como as sobremesas sem açúcar, sem glúten, sem lactose e com colágeno.

“Nosso carro chefe são os pratos executivos e os burgers feitos com ingredientes saudáveis. Acredito que esse seja nosso diferencial, a comida rápida, saudável, de qualidade e com preço acessível”, destaca Camila.

Dicas de como inserir alimentos saudáveis no seu dia a dia

fast-food-saudável
Wrap de tapioca com banana e ganache de chocolate zero açucar. Foto: Divulgação/Mr. Fit Fast Food Saudável

A frase “você é o que come” não poderia ser mais propícia. Quando nos alimentamos, parte daquele alimento contribui para a constituição ou manutenção do nosso corpo. De acordo com Gabriela, não é somente no corpo físico que uma boa alimentação age, mas também, no emocional, que está diretamente ligado à alimentação e como ela é composta.

Por isso, ter hábitos alimentares saudáveis desde a infância é muito importante, pois é a partir de uma alimentação saudável na gastronomia infantil que se tem a base de uma vida adulta saudável.

A nutricionista destaca, ainda, que muitas pessoas têm a ideia de que alimentos saudáveis são somente legumes e verduras, ou, alimentação saudável é um sacrifício, sem gosto, difícil ou ruim de criar laços. “Comer tem que ser um ato prazeroso. Que além dos benefícios de saúde do corpo e da mente, auxilie na prevenção e, até mesmo, na extinção das doenças crônicas não transmissíveis”, avalia.

Elencamos 5 dicas de como inserir opções alimentares saudáveis no seu dia a dia:

  1. Dê preferência por alimentos naturais;
  2. Se for “fritar” uma batata, opte por assá-la no forno ou air fryer;
  3. Alimentos integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  4. Substitua as massas por folhas verdes. Já provou uma lasanha de couve?
  5. Use ervas aromáticas no lugar do sal. Colha um manjericão, um alho poró, cebolinha ou alecrim de sua hortinha e tempere sua refeição.

É claro que existem inúmeras outras dicas de como substituir alimentos gordurosos ou embutidos por nutritivos, por exemplo. O principal é entender que todo o excesso faz mal. “Hoje o leque de opções para ter uma vida saudável, fácil e saborosa é imenso. Mas, mais que apenas substituir os alimentos, a quantidade é importante. A vida é um equilíbrio, e ser saudável como um todo envolve achar este ponto. Buscar uma vida saudável, diminuindo alimentos “não saudáveis”, envolve conciliar com o prazer em comer. Pois o que adianta um corpo impecavelmente saudável, mas não ser feliz?!”, finaliza Gabriela Cândido.

O empreendedorismo feminino e seus desafios na pandemia

Empreender não é fácil, principalmente, quando as mulheres têm que lidar com os preconceitos diários. Atualmente, a fundadora do Mr. Fit administra a rede e as estratégias de desenvolvimento da marca e de todos os setores que envolvem a Mr. Fit, como marketing, atendimento aos franqueados, comercial, financeiro e afins.

“Na época, em 2011, eu ouvi coisas absurdas. Desde que o fast food saudável não existe e nem iria funcionar no Brasil. Após vários nãos e sem conseguir um investidor para o projeto, eu mesma decidi apostar. Vendi meu carro avaliado em 45 mil reais, comprei equipamentos usados e aluguei um espaço de 30 metros quadrados na cidade de Paulínia (SP)”, diz.

fast-food-saudável
Camila e as colaboradoras da rede Mr. Fit. Foto: Divulgação/Mr. Fit Fast Food Saudável

Sabemos que o mercado empreendedor feminino cresceu muito no país, conforme dados da Rede de Mulheres Empreendedoras (RME), o empreendedorismo feminino cresceu 40% em 2020. Em sua maioria, na faixa etária de 22 a 35 anos, 54% das brasileiras investiram em serviços voltados para a alimentação. “O empreendedorismo faz com que a mulher tenha autonomia. Deixamos de ser coadjuvantes e passamos a ser protagonistas. Eu enfrentei muito preconceito pelo fato de ser mulher. Acredito que ainda tem muito que ser feito em defesa das mulheres, para que tenhamos respeito, redes de apoio”, observa.

Atualmente, a Mr. Fit tem 40 funcionários diretos com a empresária, destes 38 são mulheres e 2 homens, atuantes em todas as áreas. “Acredito que nós somos perceptivas, detalhista etc. Empreender não é fácil. Tive e tenho dificuldades como qualquer outra pessoa, principalmente, no Brasil, um país desafiador. Por isso, gero emprego para muitas mulheres”, comenta.

Camila descreve, também, que com a chegada da pandemia, a rede cresceu cerca de 250%, abrindo mais de 300 unidades em todo o país. “Quando chegou a pandemia e muitos empreendedores foram afetados, fiquei assustada. Revi meus planos e montei um novo modelo home office. Tivemos êxito! Crescemos tanto que, em 2 meses, montei uma fábrica para fornecer produtos a esses franqueados novos. Investi em aplicativos e novas formas de mercado. Pra mim, o Mr. Fit é uma realização profissional e estar à frente de um grande negócio é motivo de muito orgulho”, conclui Camila Miglhorini.