BRASIL: BONITO POR NATUREZA


Conheça os lugares turísticos mais importantes do nosso país 

Por Juliana Tahamtani- São Paulo

Muitas vezes, o Brasil não é considerado o destino principal para tirar férias pelos brasileiros, e é bem provável que você conheça muito mais destinos no exterior do que em seu próprio país, não é mesmo? A verdade é que o brasileiro não tem ideia da imensidão de belezas naturais que o país abriga e que não precisa ir longe para descobrir praias paradisíacas com águas mais cristalinas que as das Maldivas.  É  incrível o tanto de beleza, cultura e história que temos por aqui, ao redor de uma área de quase nove mil quilômetros quadrados, divididos em cinco regiões. 

O Brasil é repleto de costumes, comidas, sotaques e cenários diversos. No Sul, por exemplo, a Serra Gaúcha é um daqueles lugares que encantam os turistas de qualquer parte do mundo. No Sudeste, temos o Rio de Janeiro, a nossa Cidade Maravilhosa. Pelo Norte, temos a majestosa Floresta Amazônica, enquanto o Nordeste concentra as praias mais paradisíacas do país. Já o Centro-Oeste é onde está situada umas das belezas naturais mais incríveis do mundo, o Pantanal.

Turismo no Brasil 

O turismo no Brasil, apesar de pouco valorizado e ainda muito desconhecido pelos próprios brasileiros, é majoritariamente doméstico. Isso quer dizer que a maior parte do dinheiro do setor é movimentado pela população interna, do próprio país. Um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostra que, em 2019, foram mais de 95 milhões de desembarques nacionais de passageiros em aeroportos brasileiros e entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão o Rio de Janeiro (29,7%), Florianópolis (17,1%) e Foz do Iguaçu (12,9%) .  

Afinal, para onde ir e quais os lugares mais procurados para se viajar pelo País? 

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro é a mais procurada por turistas, entre eles os brasileiros e os estrangeiros. O turismo no Rio movimenta mais de 7 milhões de visitantes de todos os cantos do mundo por ano. E não é à toa, já que é famoso pelas praias e abriga uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor. E quem for para lá não pode deixar de aproveitar o pôr do sol na pedra do Arpoador.

São Paulo

A Cidade da Garoa, como é chamado pelos paulistanos, é a maior da América Latina e é também o centro financeiro do Brasil com uma ampla oferta de atrações turísticas e culturais. O turismo em SP é bastante forte no setor cultural, pois a cidade conta com mais de 280 salas de cinema, 180 teatros e diversos museus e centros culturais. 

Uma atividade que não pode faltar para aqueles que visitam São Paulo é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que abriga diversas obras e expõe as coleções mais importantes do continente. O Bairro do Bexiga, marco da imigração italiana no Brasil, também é imperdível. 

A cidade é uma das mais plurais e diversificadas do país,  cheio de vida noturna e áreas ao ar livre. Vale a pena também uma visita ao belíssimo Parque do Ibirapuera, que conta com cinco prédios assinados pelo inconfundível Oscar Niemeyer. 

Salvador

Salvador, na Bahia, é a capital brasileira do axé, com praias paradisíacas e o famoso Pelourinho, um bairro inteiro tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A cidade guarda histórias incríveis sobre o período colonial no país e é um dos pontos culturais mais fortes do Brasil. 

No seu roteiro de viagem por Salvador não pode faltar uma visita à Praia da Barra e ao Elevador Lacerda, que tem mais de 73 metros e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A culinária baiana também é um ponto forte no turismo e vale experimentar cada prato com o temperinho que só eles sabem fazer. 

Fernando de Noronha

Situado no Estado de Pernambuco, Fernando de Noronha é considerado um dos arquipélagos mais bonitos do mundo e, por isso, atrai turistas de todos os cantos do planeta. O destino é famoso pelas praias de água cristalina, areia branca e muita vida marinha. O lugar é ideal para quem gosta de mergulho e snorkelling. 

Para visitar o arquipélago, no entanto, é preciso pagar altas taxas de conservação, cerca de R$ 73,52 por dia de permanência na ilha. Esse dinheiro vai para o governo de Pernambuco para preservação e manutenção de Noronha, como o recolhimento do lixo.

É um turismo considerado caro por muitos brasileiros mas, sem dúvidas, é um dos nossos destinos mais valorizados.

Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Estado de Goiás, oferece aos turistas contato bem próximo com a natureza. Entre paredões rochosos e cachoeiras, a região é riquíssima em belezas naturais.

Quem busca turismo de aventura pode curtir a prática de rapel e tirolesa próximo a quedas d’água. Já quem prefere viajar para relaxar pode desfrutar de passeios mais sossegados, como os roteiros de observação de pássaros e trilhas que levam até piscinas naturais de tirar o fôlego. 

Recife

Recife é conhecida como a  “Veneza brasileira” por seus canais navegáveis e as casas coloridas. Os passeios em Recife são famosos pelos vários rios, pontes, ilhéus e penínsulas que se encontram. Além de sol e mar, a capital pernambucana é rica em patrimônio histórico e cultural, com destaque para o centro histórico do Recife Antigo, com construções do século XVI.

A cidade conta com boa infraestrutura de rede hoteleira e diversas opções de restaurantes modernos e badalados. Sem contar que o Carnaval do Recife é um dos maiores eventos com mais de 1,5 milhão de pessoas que se juntam em seis dias seguidos e noites de folia. O Galo da Madrugada representa o início do Carnaval em Recife, com todos dançando do frevo ao samba.

Foz do Iguaçu

Situada no Paraná, bem na fronteira brasileira, a cidade de Foz do Iguaçu é o destino  mais escolhido pelos turistas que visitam o Brasil e querem contemplar uma das maiores cachoeiras do mundo, as famosas Cataratas do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu foi  criado em 1939 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras e, por isso, é considerado a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986. 

Além disso, as Cataratas do Iguaçu, com mais de 2,7 km de extensão, são uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. O título foi conquistado em 11 de novembro de 2011, por meio de um concurso internacional promovido pela Fundação New Seven Wonders.

Além de conhecer essa verdadeira maravilha da natureza, você ainda pode aproveitar para dar uma esticadinha e conhecer o Paraguai e a Argentina. 

Aqui listamos somente os destinos mais famosos e importantes, mas é claro que no Brasil existem milhões de outros lugares incríveis para se conhecer. Então que tal, em uma próxima viagem, em vez de ir para o exterior, valorizar o nosso turismo local?

Lembrando que as viagens, tanto domésticas quanto internacionais, ainda estão sendo restringidas pela pandemia. O importante, antes de mais nada, é viajar com segurança. 

Confira também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *