12° encontro da JPJOR debate diferentes versões do jornalismo
Por: Natália Bosco, jornalista
E-mail: natalia.bosco@mulheresjornalistas.com
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, jornalista
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, jornalista
Congresso acontece na UFC e reúne de estudantes de graduação em jornalismo a doutores pesquisadores
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realiza, entre os dias 9 e 11 de novembro, o 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e o 12º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR). Após dois anos de pandemia, o encontro volta ao formato presencial com o tema “Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois”. Este ano, o congresso é sediado na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.
O 12° JPJOR, que ganha espaço dentro do SBPJOR, reúne jovens pesquisadores em jornalismo. O encontro é uma maneira de fomentar a pesquisa entre jovens e dar visibilidade a diferentes temas. Os congressistas que participaram presencialmente apresentaram pesquisas divididas entre os temas “Violência, políticas e periferia” e “Noticiabilidade, celebridades e pandemia”.
O congresso teve a exposição de artigos exclusivos produzidos por estudantes da graduação, pós-graduandos e recém-formados. A estudante de jornalismo Beatriz Acioli, 19 anos, apresentou o artigo intitulado “A discussão acerca dos critérios de noticiabilidade: notícias sobre celebridades publicadas no Instagram podem ser consideradas jornalismo?”, e comenta sobre a oportunidade que o congresso traz de gerar maior comunicação entre pesquisadores.
“Eu acho que a importância do congresso é você ter essa interação com outras pessoas, outros comunicadores, outros pesquisadores. Eu acho muito legal isso e me motiva a fazer mais artigos, a até mesmo me dedicar ainda mais nos artigos para pensar em publicar, em conhecer novas pessoas e ver novos trabalhos”, conta.
O JPJOR é o segundo congresso em que Beatriz participa e ela ressalta o impacto de publicar artigos ainda na graduação. “Eu participei de dois congressos só, os dois neste segundo semestre. O primeiro foi o Musicom (Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música) e agora o SBPJOR. Eu acho muito legal porque, normalmente, a maioria dos estudantes, das pessoas que estão participando (do encontro) são alunos da pós-graduação, que estão fazendo a sua tese. Então, inicialmente é um pouco intimidador, porque você pensa ‘nossa, um artigo que eu fiz, um trabalho de sala, de cadeira versus o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de uma pessoa. Mas também é muito legal essa troca, essa convivência. Conheci pessoas muito interessadas no assunto e na comunicação.”
Confira a programação geral do evento:
09/11 (quarta-feira)
- Abertura do Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor): palestra com os/as ganhadores do Prêmio Adelmo Genro Filho
- PosJor – Seminário de Programas de Pós-Graduação em Jornalismo
- Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor): Apresentação dos Trabalhos
- Oficinas Presenciais e Mini Cursos Online (voltados para os estudantes da graduação)
- Abertura do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
- Conferência de Abertura: Profa. Dra. Adriana Amado (Universidad Argentina de la Empresa/UADE, Buenos Aires – Argentina)
- Tema: “As metáforas do jornalismo: mutações e desafios”
10/11 (quinta-feira)
- Mesa de Debate: “Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois”. Pesquisadores Convidados: Prof. Carlos Franciscato (UFS) e Roseli Fígaro (USP).
- Comunicações Livres, Sessões Coordenadas e Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa
- Sessão de Entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho
- Sessão de Lançamento de Livros e Mostra de Produtos Laboratoriais de Cursos de Graduação
11/11 (sexta-feira)
- Comunicações Livres, Sessões Coordenadas e Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa
- Assembleia da SBPJor e Encerramento.