Quer pedir um aumento?Saiba como!

Por Regina Fiore- São Paulo

Muitos profissionais sentem dificuldade de encontrar o melhor momento para pedir um reconhecimento pelo seu trabalho. Quer perder esse medo? Veja algumas dicas.

Desempenhar com excelência sua função e ser reconhecido por isso, seja em uma empresa ou em qualquer outro setor, é apenas um dos sinais que você pode levar em consideração para saber se chegou o momento de pleitear um aumento de salário.

Muitas pessoas encontram dificuldade para conversar sobre o assunto ou abordar as pessoas certas para tratar do tema. Janine Carvalho, VP e líder do grupo Women@Capgemini no Brasil, conta que em sua percepção as mulheres geralmente têm mais dificuldade que os homens para negociar um aumento de salário. “Pesquisas mostram que mulheres inclusive pedem valores inferiores aos homens, quando se propõem a tentar uma negociação. Expor suas qualidades e resultados e pleitear o aumento que considera merecido não é um desafio facilmente encarado pelo público feminino”, afirma a executiva, que acredita que as mulheres sentem receio de serem taxadas como ambiciosas ou pretensiosas.

Para quem já superou o medo, é importante ter em mente que todo processo de negociação depende d ambas as partes envolvidas, por isso sem sempre o resultado desejado é alcançado. “É preciso se preparar para receber uma negativa e não se considerar menos merecedora ou merecedor por isso. Se sua percepção de performance for diferente da percepção do seu chefe, pergunte o que pode ser feito para melhorar e trace um plano que possa ser executado até o momento de pedir um novo aumento”, orienta a VP. Janine também ressalta que, caso seu trabalho não seja reconhecido com um aumento de salário, mas seu chefe indique que está 100% satisfeito com a sua performance, talvez seja o momento de avaliar novas oportunidades no mercado.

O mais importante na hora de pedir um aumento com confiança é estar preparado, por isso, com ajuda da executiva, listamos algumas dicas para quem pretende entrar na negociação. Esteja atento aos sinais de que é um boa hora para pedir um aumento. Os principais são quando você recebe um feedback positivo do seu gestor, quando você assume novas responsabilidades na empresa, quando você percebe o impacto positivo do seu trabalho nos resultados da empresa. Entre pedir o desejado aumento para o RH ou seu chefe direto, escolha seu chefe. Ele ou ela sabe exatamente quais foram suas entregas e conhecem sua performance profissional, suas qualidades e o valor que você tem para o time.

Evite pedir aumento quando a situação financeira da empresa não estiver boa ou quando sua área não atingiu as metas estabelecidas para o período. Em qualquer uma dessas situações, a probabilidade da negativa é muito maior. Seja direto ao pedir o aumento e evite usar sua vida pessoal como justificativa, apresentando problemas que não estejam diretamente relacionados ao trabalho.

Embase seu pedido no seu desempenho profissional, nos resultados positivos que você trouxe para a empresa e nas oportunidades futuras que você representa.

Ensaie o que vai dizer e esteja preparado, prevendo objeções e contrapontos que seu chefe pode apresentar, para que você tenha as respostas certas para cada um deles. Peça uma reunião para tratar o tema. Pedidos de corredor não geram os resultados esperados e você pode abordar seu chefe em uma situação delicada. Uma reunião com hora e sala marcadas pode deixar seu chefe mais receptivo ao pedido.

Confira também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *