pet, mulheres jornalistas

Olha a água- Quais os tipos de água mais indicados para oferecer ao seu Pet

Por Giselle Cunha
giselle.cunha@mulheresjornalistas.com

Passado um ano de um dos maiores episódios de contaminação hídrica no Rio de Janeiro, voltamos a acompanhar nos noticiários problemas com a qualidade da água. 

Nós, que temos o hábito de consumir somente água potável, conseguimos perceber a diferença de sabores, cores, avaliamosa qualidade de um modo gerale percebemos quando ocorre algum problema. Mas, nossos bichinhos não têm a mesma percepção. Já imaginou o quanto seu Pet pode ficar vulnerável a doenças e complicações ao consumir água de fontes impróprias?

Cada vez mais observamos tutores preocupados em proporcionar uma alimentação saudável e produtos de boa qualidade para melhorar e aumentar e expectativa de vida de seus peludos. E porque não ter o mesmo cuidado com a água?

A maioria dos proprietários oferece a água da torneira, o que não é proibido, mas exige uma atenção redobrada. Observe sempre se ela se encontra incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e insípida (sem gosto). Também é importante saber quais as condições das tubulações e se é feita regularmente a limpeza da caixa d’água, pois todo esse percurso pode influenciar na qualidade final. 

Uma opção mais segura é a água filtrada, pois o processo de filtragem (conforme o próprio nome diz) auxilia na retirada de alguns excessos de substâncias, protozoários e bactérias. 

Mesmo com todos esses cuidados e fazendo a ingestão somente de água filtrada, Kira (6 anos) e Pudim (9 anos), Pets da Cristiane Costa, começaram a apresentar sintomas de diarréia com sangue, o que fez com que ela os levasse ao médico veterinário.

“Primeiro Pudim apresentou um avanço muito rápido de diarreia, que virou predominantemente com sangue, e depois ele foi internado. Kira também apresentou sangue nas fezes, porémde forma mais branda. Ambos nunca haviam apresentado diarréia com sangue. A suspeita do veterinário foi de que eles haviam comido algo que não caiu bem, mas eles só comem ração. Só após três semanas de tratamento iniciado, eu investiguei que vários casos semelhantes estavam relacionados à água ruim que os cachorros ingeriam”, conta Cristiane.

Para esclarecer essas questões de saúde, o Mulheres Jornalistas conversou com a médica veterinária, Dra Flávia Martorelli.

Mulheres Jornalistas: Você tem observado algum aumento de casos no consultório que possam estar relacionados à qualidade da água?

Dra Flávia Martorelli:Tenho observado grande número de casos de diarréia, que salvos os casos que ocorreram por indiscrição alimentar, podem sim estar relacionados à água. 

MJ: Quais os sintomas mais comuns em caso de contaminação através da água?

FM:Se for por quadro de verminose causado por parasitas de veiculação hídrica, comoGiardia e Escherichia coli,surgem sinais de diarreia, com ou sem sangue, dor abdominal, prostração e, em alguns casos, pode haver vômitos. 

A água contaminada também pode ser veículo de outras doenças como Leptospirose e hepatite. Alguns sinais são febre, fezes claras, urina muito escura, amarelamento da pele e das mucosas.

MJ: Como proceder nesses casos?

FM:Se o animal apresentar algum desses sintomas, sempre o leve aoMédico Veterinário para que possa ser feito o exame físico e os exames complementares, caso seja necessário, para ajudar no diagnóstico e prescrição do tratamento.

MJ:Você tem alguma indicação especial sobre o tipo de água oferecida?

FM:Busque sempre oferecer água filtrada.Também pode ser água mineral.  Saiba que o parasita Giardia sp. resiste ao tratamento da água realizado pela CEDAE e também não deixe o animal beber água ou pisar nas poças d’água de rua, porque podem estar contaminadas pela urina de rato.

Outra opção bem comum nos dias quentes é a famosa água de coco! Quem não gosta de uma água de coco geladinha, né? Ela pode ser oferecida aos Pets sem problemas pois, além de hidratante, é uma fonte rica em potássio. Só não a substitua pela água natural, ok? Deixe para oferecê-la nos dias de calor intenso e naqueles momentos dos passeios ao ar livre.

O importante é sempre estimular o seu melhor amigo a beber bastante água de qualidade, principalmente nesses dias de alta temperatura. 

Separamos algumas dicas importantes:

  • Procure sempre colocar um pote de água ao lado do pote de comida
  • Tenha sempre mais de um pote de água espalhado pela casa
  • Para quem tem gatos, as fontes são uma boa pedida para chamar atenção e estimular, pois eles amam água em movimento
  • Em dias de muito calor, use e abuse das pedrinhas de gelo e daquelas tigelas geladas
  • Sempre que for passear, lembre-se de levar uma garrafinha especialmente para o seu melhor amigo.

Confira também...

6 comentários

  1. You can definitely see your expertise within the article
    you write. The world hopes for even more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe.

    Always go after your heart.

  2. When some one searches for his necessary thing, thus he/she
    wants to be available that in detail, so that thing is maintained over here.

  3. I blog frequently and I seriously thank you for your content.
    Your article has really peaked my interest. I am going to bookmark your blog and keep
    checking for new details about once a week.
    I opted in for your RSS feed too.

  4. My brother recommended I would possibly like this blog. He used to be totally right.
    This put up actually made my day. You cann’t consider just how so much
    time I had spent for this info! Thank you!

  5. Book Review Sacred Games Vikram Chandra Mark Twain Books List In Order

  6. Gustavo M. Neves says:

    Parabéns pelo artigo! Sempre muito bons !

    É realmente um crime o que a Concessionária do Estado está fazendo : literalmente colocando em risco a nossa saúde e a dos pets … com o nível tão baixo de serviço prestado em abastecimento de água.

    O que podemos fazer é garantir a integridade de nossa saúde ( e também a dos pets ) adotando medidas de prevenção : isto é , com filtros .

    Este site abaixo possui uma linha que vem bem a calhar , com filtros dos mais variados tipos :

    https://acquareduz.com/purificador-de-agua-facile/

    Abraço a todos … e espero ter contribuído com uma prevenção da integridade principalmente dos pets !

    Abs,
    Gustavo Neves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *