Espelho, espelho meu, existe rosto mais bonito do que o meu?
Por Vanessa Van Rooijen, Jornalista – PA
vanessa.rooijen@mulheresjornalistas.com
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista
Editora de conteúdo – Site MJ: Beatriz Azevedo, Jornalista
A procura por procedimentos estéticos cresce no Brasil e país lidera ranking mundial
Com um preenchimento labial aqui e uma levantada na ponta do nariz ali, o Brasil é, pelo segundo ano consecutivo, o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. De acordo com um levantamento divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), organização global que congrega cirurgiões estéticos de 110 nações, em 2021, a procura por cirurgias plásticas aumentou 50%, em comparação ao mesmo período de 2020.
Por que esse aumento na procura por uma ideologia de rosto perfeito? Com a pandemia da covid-19, é evidente o aumento de conteúdos produzidos na internet sobre bichectomia, rinoplastia, a atual e famosa harmonização facial e preenchimento labial. Inúmeros artistas e influenciadores digitais estão aderindo a essas intervenções. De acordo com o levantamento, a maior procura, tanto entre homens quanto mulheres, tem sido por procedimentos nas regiões do rosto que ficam em maior evidência na tela do celular e nas áreas ressaltadas em volta da máscara, um dos principais itens de proteção individual contra as variantes da covid-19.
Entre março e agosto deste ano, foi registrado um aumento de 30% nesse tipo de intervenção, sendo que, em alguns pontos, como as pálpebras, a demanda pela cirurgia de remoção do excesso de pele subiu 50%. Nariz e orelhas também entraram no radar dos desgostosos com a aparência.
A moda do skincare
Mas a procura pela perfeição não para nas intervenções cirúrgicas. Um novo queridinho, que vem ganhando muito adeptos pelo mundo, é o skincare. Uma prática caseira para limpeza e hidratação facial que já possui muitas receitas virtuais nas redes sociais. Então fica a dúvida, aderir a qualquer receita caseira prescrita na internet é seguro?
O Instituto Mulheres Jornalistas conversou com Elizabeth Rodrigues, pós-graduada em Estética Avançada e Cosmetologia pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo. Ela possui curso complementar de Naturoterapia, com título de Naturopa e, atualmente, é coordenadora do curso Tecnológico em Estética da Universidade da Amazônia, no Pará. A especialista falou sobre os prós e contras da prática de skincare.
MJ: O que é skincare? Como surgiu essa prática?
Elizabeth Rodrigues: O termo “skincare” nada mais é que a tradução literal do inglês de “cuidados com a pele”, que vem sendo usado no Brasil e outros países para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele – de manhã e à noite. Para garantir a eficácia e segurança da sua rotina de skincare, é essencial investir em dermocosméticos, que, ao invés dos cosméticos comuns, possuem reais de tratamento e são registrados pela Anvisa como grau II, ou seja, precisam passar por um controle científico para comprovar que os seus ingredientes realmente cumprem o que prometem. Um profissional da área da saúde jamais irá indicar um produto cosmético para o seu ritual, e sim, dermocosméticos.
MJ: O que pode ser feito, de forma caseira, para uma limpeza adequada do rosto? As receitas devem ser feitas de acordo com o tipo de pele?
Elizabeth Rodrigues: Receitas caseiras são muito boas, sem correr riscos. Por exemplo, lavar o rosto com água de arroz é bom, fazer peeling para remover células mortas com flocos de milho e mel é uma ótima opção para afinar a pele. Já exfoliação com açúcar não é bom pois arranha a pele. Porém, receitas caseiras devem ser indicadas por profissionais que entendam, não se pode fazer uso sem indicação profissional.
MJ: Com a pandemia da covid-19, se tornou mais comum a criação de vídeos em que blogueiros e influenciadores digitais dão dicas e receitas de skincare. Aderir a estas receitas caseiras sem acompanhamento de um especialista é seguro? Quais são as recomendações?
Elizabeth Rodrigues: Se o influencer ou blogueiro for alguém da área de saúde e bem-estar, e entender de ativos e pele, provavelmente, fará uma indicação segura. Porém, se o influencer estiver ensinado algo que precise entender de tipo de pele, ou um procedimento estético como microagulhamento, que só pode ser feito por profissionais, que são habilitados, não é recomendado.
MJ: Quais riscos as receitas caseiras podem oferecer para quem adere?
Elizabeth Rodrigues: Riscos de adquirir manchas na pele, lesões, queimaduras, queda de cabelo, entre outros.
MJ: Há algum ingrediente que é utilizado em receitas caseiras na internet, mas que devem ser evitadas a todo custo? Se sim, qual e por quê?
Elizabeth Rodrigues: De modo geral, deve-se evitar uso de aparelhos, equipamentos de uso profissional, que não sejam aprovados pela Anvisa. Estes aparelhos usados de forma incorreta podem causar danos a pele, queimaduras, entre outros.
MJ: Qual o retorno das suas pacientes, caso haja, em relação a fazer skincare? De modo geral, há mais arrependimentos ou fãs da prática?
Elizabeth Rodrigues: De modo geral já recebemos pessoas que tiveram queimaduras no rosto por uso de equipamento e alta frequência. Já tivemos paciente que fez uso de medicamento para emagrecer e passou mal. Já tivemos paciente que comprou aparelho portátil de rádio frequência e fazia todos os dias, voltou com uma flacidez quase irreversível. Infelizmente, são inúmeros os casos não só com equipamentos, mas com produtos. Hoje está em alta aumento e hidratação de lábios, infelizmente as pessoas fazem em casa e estão tendo inúmeros prejuízos e depois tem que investir na recuperação. Nos dias de hoje, existem inúmeras clínicas de estética, com excelentes profissionais, que podem fazer uma avaliação e indicar produtos adequados de acordo com a necessidade. Há ainda clínicas laboratórios em universidades, que oferecem os serviços por preços simbólicos.
Mito ou Verdade?
Quer saber mais sobre receitas caseiras de skincare? Se pepino para orelha funciona ou se água quente ajuda na transição dos fios de cabelo? Então confere a reportagem “Mitos e verdades dos tratamentos estéticos” e saiba o que é falso e verdadeiro sobre aquelas receitinhas caseiras que são passadas de geração em geração.