Mitos e verdades dos tratamentos estéticos
Luiza Esteves
Repórter Mulheres Jornalistas – RJ
 
Pepino para olheira funciona? E vinagre para o cabelo? O que é mito e o que é verdade? A professora de pós-graduação Lato Sensu de Estética e Cosmetologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Caroline Cravo, revela quais são os erros mais cometidos e menciona dicas efetivas para o tratamento estético.
 
Usar vinagre ou azeite para dar brilho nos fios não é recomendado pelo fato de o cabelo ficar bastante oleoso e não ser hidratado da forma correta. O método alternativo para cuidar das madeixas seria nutri-las com o uso da babosa. Mas, o recomendado é a hidratação constante e o uso de produtos anti-frizz. “Um dos maiores vilões da saúde capilar é o formol, pois ele encapsula o fio e modifica a estrutura. O produto não deixa nada penetrar nos fios e, assim, não adianta fazer hidratação, porque não atinge o cabelo. A chapinha também detona o cabelo”, comenta Caroline Cravo.
 
Em relação ao uso de pepino gelado para acabar com as olheiras é mito. Esse método apenas desincha o local na hora, mas não resolve o problema. Usar compressas com chá de camomila gelado é um método natural mais eficiente devido a ação anti-inflamatória que ameniza as olheiras. Mas para realizar o tratamento de forma eficaz, o primeiro passo é identificar qual é o seu tipo.
 
Confira o restante da entrevista:
 
CABELO
Dormir com óleo reparador aumenta sua eficácia?
Resposta – MITO. De fato, permitir a ação do óleo nos fios enquanto você realiza outras atividades cotidianas ajuda a deixar o cabelo mais sedoso e macio ao longo do dia. Porém, dormir com o óleo no cabelo permite a proliferação de bactérias e fungos no couro cabeludo por deixar o ambiente úmido e abafado.
 
A água quente do banho interfere na transação dos fios?
Resposta – VERDADE. A água quente resseca tanto a pele, quanto o couro cabeludo. O que também pode acontecer é o efeito rebote: muita oleosidade no cabelo. Como a pele resseca com a alta temperatura da água, as glândulas sebáceas tentam compensar produzindo muito óleo.
 
ACNE
O fator genético pode influenciar no surgimento da acne?
Resposta – VERDADE. Quando se é adolescente é uma questão hormonal, não tem muito o que ser feito. Para prevenir a acne é indicado o uso de sabonete para pele mista ou oleosa, que seja diferente do que é usado no corpo. Ou pode ser comprado um sabonete líquido próprio para o rosto. Pode ser feita a limpeza de pele, uso do Led, estrator, O3 + ozônio. Para tirar os buracos que ficam no rosto por causa das espinhas é indicado o microagulhamento.
 
Zinco é bom para combater a acne?
Resposta – VERDADE. O zinco é um mineral que tem mostrado resultados extremamente eficientes em vários estudos científicos – seu efeito pode ser comparado ao da tetraciclina. Mas cuidado: altas doses de zinco (acima de 100 mg de zinco por dia) são tóxicas. Recomenda-se uma ingestão diária de 50 mg, mas os resultados podem levar até 3 meses para aparecer. A acne pode piorar antes de mostrar sinais de melhora. O zinco não é a cura definitiva da acne, mas consegue bons índices de resposta em até 75% dos casos.
 
PELE
Não é necessário usar filtro solar em dias nublados?
Resposta – MITO. Os raios ultravioletas e infravermelhos, que causam os principais danos, atingem a pele mesmo em dias nublados ou com chuva. Por isso, é necessário utilizar o filtro solar diariamente, principalmente nas áreas de maior exposição como rosto, colo e mãos.
 
É necessário reaplicar o filtro solar?
Resposta – VERDADE. É necessária a reaplicação do produto após sudorese intensa e contato com a água. Deve-se evitar a exposição ao sol de 10h às 16h. Aplicar o protetor de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol. Não devemos usar protetor solar só para ir à praia. Para o dia a dia é indicado um protetor com FPF 15 à FPF 30.
 
CELULITE
Andar diminui a celulite?
Resposta – VERDADE. A má circulação sanguínea é um dos fatores que causam celulite. Portanto, se movimentar é uma boa alternativa para melhorar a circulação sanguínea e controlar o aparecimento de celulite. Suba e desça escadas ou faça uma caminhada rápida por pelo menos meia hora por dia.
 
Os cremes anticelulite penetram profundamente na pele?
Resposta – MITO. Roberta Bibas esclarece que a celulite é uma alteração subcutânea, localizada abaixo da pele, na camada de gordura, área onde cremes não conseguem penetrar tão profundamente. “O que vemos é uma melhora na textura da pele. O resultado é uma pele mais hidratada e lisinha, mas os furinhos continuam iguais”, complementa a dermatologista.
 
ESTRIAS
Hidratar a pele previne estrias?
Resposta – VERDADE. Use cremes à base de uréia, lactato de amônio e óleo de amêndoas, principalmente durante a gestação, pois ajuda a lubrificar a camada externa da pele, tornando-a mais flexível. O ideal é passar após o banho, fazendo massagens suaves e circulares na região. Beber bastante líquido também ajuda bastante. Ingira no mínio 2 litros de água por dia, o equivalente a 8 copos d’água.
 
Estrias vermelhas são mais fáceis de tratar?
Resposta – VERDADE. As estrias vermelhas são as recentes. O tecido ainda possui fibra elástica, o que permite o seu recondicionamento rápido e a diminuição dos espaços entre os sulcos. Os tratamentos com peeling combinados a outros como a carboxiterapia, são excelentes para tratar estrias recentes, sendo os resultados mais eficazes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.