Por Mariana Mendes, jornalista- SP

mariana.mendes@mulheresjornalistas.com

Editora-chefe: Letícia Fagundes

Neste sábado (17) começa a 9ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A série A-1 da competição conta com dezesseis equipes e será disputada no modelo pontos corridos em turno único na primeira parte, classificando oito times para a fase mata-mata com jogos de ida e volta.

Os times que irão disputar a taça são: Corinthians (atual campeão), Avaí/Kindermann, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Internacional, Ferroviária, Grêmio, Cruzeiro, São José e Minas Brasília. Além disso, o Brasileirão 2021 conta com o Napoli-SC, Botafogo, Bahia e Real Brasília, clubes que conquistaram acesso pela série A-2 na temporada passada.

Os primeiros jogos do sábado serão disputados entre São Paulo X Grêmio, Corinthians X Napoli e Internacional X Santos. As outras cinco partidas serão disputadas no domingo.

De acordo com o UOL, a Globo comprou os direitos de transmissão dos jogos, com a proposta de exibir pelo menos uma partida por semana no SporTV, porém a CBF negou confirmação do acordo.

 

O que esperar do Brasileirão 2021

 

O campeonato do ano anterior foi marcado pela ótima atuação do Corinthians, que promete continuar tendo destaque no futebol feminino brasileiro. O clube ainda publicou em suas redes sociais a nova tecnologia E-lastic para ajudar as jogadoras na preparação física, mostrando o crescimento do investimento para auxiliar as atletas na pré-temporada.

O Timão ainda é destaque na Seleção Brasileira, com grandes jogadoras do clube integrando a semana de treinos preparatórios para os Jogos Olímpicos na Granja Comary.

A volante Ingryd foi uma das grandes revelações do clube na temporada anterior e projeta um bom ano no time. “Acredito que 2021 vai ser ainda melhor, porque aprendi muito. A forma que eu venho jogando condiz com isso, tenho só a evoluir.”, comentou em entrevista coletiva. Ela e as demais corintianas retornam ao clube nesta terça-feira para finalizar os treinos antes da estreia no Brasileirão.

Outro clube que promete se destacar na competição é a Ferroviária. Campeão da Copa Libertadores no mês passado, o time chega com moral no Campeonato Brasileiro. O clube ainda contratou dois reforços para a temporada, a meia Suzane, que já atuou nos Estados Unidos e a lateral Letícia, que disputou as últimas temporadas pelo São José.

A estreia das Guerreiras Grenás está marcada para o domingo (18) contra o Palmeiras.

O Mulheres Jornalistas conversou com a meia-campista do Internacional, Rafa Travalão sobre as expectativas para esse ano. Travalão estreou no clube gaúcho no segundo semestre de 2020, após passagem pelo futebol árabe. “A expectativa é muito boa, nossa equipe vem treinando forte e focada nos objetivos para 2021. O Inter tem um elenco muito homogêneo e dedicado”, diz a atleta.

O Internacional encerrou a nona semana de pré-temporada no dia 9 de abril, colocando em prática conceitos de jogo e exercitando bolas paradas. Sobre jogar uma competição junto à crise sanitária do mundo, Travalão disse: “Começar um campeonato em meio à pandemia traz algumas dificuldades e é necessário estar em constante adaptação. O Inter vem planejando muito bem cada passo e cada semana de treinamento.”

Além disso, o calendário esportivo está mais apertado do que nunca, tanto para os times femininos e masculinos. “As mudanças no calendário deixam o campeonato mais espremido e com muitos jogos num curto espaço de tempo, é importante que o elenco todo esteja preparado e focado.”, disse a meia. O clube gaúcho teve o horário do seu jogo alterado há cinco dias, definido agora para acontecer às 20h no Estádio SESC Campestre, em Porto Alegre/RS.

O Brasileirão Feminino 2021 deve terminar no dia 26 de setembro, com paralisação para os Jogos Olímpicos de Tóquio entre junho e agosto.