As alegrias e os desafios de ser mãe

Luiza Esteves, Repórter RJ
Ser mãe nos transforma e nos faz repensar sobre diversos conceitos que tínhamos antes dessa experiência. Aprendemos muito com esses seres que logo quando chegam modificam a nossa vida. O sentimento de ser mãe é incomparável a qualquer outra relação, pois desperta em nós uma força interior que não imaginávamos ter.
 
A maternidade também inclui diversos desafios, inseguranças e medos. As vezes nos cobramos demais por sermos responsáveis pela criação dos filhos. É normal se preocupar com o futuro deles e quais serão os valores que eles vão levar para a vida.
 
Queremos ensinar aos nossos filhos a serem éticos, honestos, educados e a respeitar qualquer pessoa. O ideal seria que eles pudessem aprender esses valores e agir de tal forma nas situações do dia a dia. Também há o medo em relação às influências externas e como elas podem interferir na criação dos filhos. As pessoas que convivem no mesmo ambiente podem dar bons ou ruins exemplos para eles.
 
As crianças absorvem muito fácil aquilo que aprendem com os familiares e colegas de escola. Acontece que, muitas vezes, a forma de educar duas crianças é diferente e isso acaba interferindo no trabalho desempenhado pelos pais na tentativa de transmitir determinados valores aos filhos.
 
Ser responsável por uma criança não é fácil. Ter que lidar com tantas incertezas e dificuldades durante a criação de nossos filhos é bastante complicado, mas todo esse esforço nos recompensa. É muito gratificante quando percebemos que os filhos começam a absorver os valores ensinados, a progredir na vida e a se tornarem pessoas melhores.
 
Ser mãe também é saber celebrar cada conquista que conseguimos realizar junto com os filhos. Compartilhar as felicidades torna o dia a dia mais leve. Ouvir um “eu te amo” também faz qualquer mãe radiar. A alegria das crianças contagia todo o ambiente e desperta sorrisos sem que possamos perceber.
 
As crianças querem brincar, se divertir e com isso as mães acabam participando desses momentos e encontram a felicidade. Muitas delas também ajudam os familiares, dão carinho e apoio. Essa parceria fortalece a relação maternal e nos conforta nas horas mais difíceis.

Confira também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *