A importância da Psicologia para a sociedade
Por Ana Joulie, Psicóloga especializada em patologias graves, fundadora e diretora clínica da Rede Internacional de Acompanhamento Terapêutico (RIAT)
anajoulie@riat.app
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista
Editora de conteúdo – Site MJ: Beatriz Azevedo, Jornalista
Conversar psicologia é um disfrute constante para mim, principalmente, quando se faz necessário explicar a origem da palavra e da ciência. Você sabe o que significa a palavra psicologia? Te conto!
O verbete surgiu baseado na mitologia grega, com a história de Eros e Psyché. Recomendo que leiam, é linda! Ela narra a origem da alma para os gregos. Em 1950, um teólogo alemão, Melanchthon, partiu dessa etimologia e criou um neologismo, desde as palavras psycho (alma) e logía (logos), dando sentido ao conhecimento da alma, ou, ciência da alma.
Psicologia significa, então, ciência da alma! Uma linda e fascinante ciência. Antigamente, não se falava sobre mente ou função mental, entendia-se por alma todo o processo de conexão entre mente e corpo.
A base da psicologia são a filosofia e a antropologia, porém, foi a ciência filosófica que abriu espaço para que a psicologia se tornasse independente. No final do século XIX surge, na universidade de Leipzig, com Wilhem Wundt, o primeiro laboratório de psicologia. Desde este laboratório do “pai da psicologia”, foram desenvolvidos os protótipos das disciplinas de psicologia, tais como Psicanálise, Gestalt, Behaviorismo e Cognitivismo. Cada teoria dessas deu origem a um entendimento de como funciona a nossa estrutura de personalidade e comportamento.
A psicologia, no Brasil, é uma ciência ainda muito nova, que em 2021 comemora 59 anos. No ano de 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei 4.119, que tornou a psicologia uma profissão. Isso ocorreu após a mobilização e determinação de diversos profissionais da área, consolidando o dia 27 de agosto o Dia do Psicólogo no Brasil. Por isso, estamos dedicando a coluna desta semana em sua homenagem.
Atualmente, a psicologia atua em diversas áreas e está em todos os âmbitos de relacionamentos. Está no campo da saúde mental, que envolve os âmbitos educacionais, esportivos, jurídicos, políticos, laborais, sociais e comunitários. Está ainda na sexologia, no marketing, no trânsito, nas plataformas digitais, assim como, hoje também, já atua com animais. A psicologia lida com todo tipo de relação humana, desde a gestação até a fase geriátrica. Existem diversas especializações que envolvem distintas habilidades e técnicas, para que se desenvolvam trabalhos que gerem soluções no desenvolvimento e bem-estar do ser humano.
A psicologia tem ocupado uma posição de grande destaque nos últimos anos. A sociedade passou a entender que a terapia não é algo supérfluo, elitizado, ou que serve somente para pacientes psiquiátricos. Estamos aprendendo, cada vez mais, que essa ciência ajuda nas questões emocionais e comportamentais da vida cotidiana. E, que, para buscar um equilíbrio de bem-estar, a psicoterapia ajuda significativamente na melhoria da qualidade de vida. Se antigamente ir ao psicólogo (a) era algo tido como ruim e preconceituoso, um tabu, hoje em dia a procura é mais normalizada e se tornou mais acessível.
Desde o ano passado, o mundo inteiro entrou em um processo de colapso emocional e a psicologia se tornou ainda mais conhecida como uma necessidade básica e de saúde pública, global. Lidar com as complexidades do mundo contemporâneo pode ser algo muito difícil, e a psicologia ajuda o indivíduo a enfrentar e lidar com cada fase, cada demanda, cada trauma e dificuldade, mantendo os aspectos psíquicos em ordem, não permitindo que a emoção, comportamento e pensamentos tornem sua existência e convívio social disfuncionais.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais, emocionais, cognitivos, comportamentais do humano e o psicólogo (a) é o profissional que atua nessa dinâmica operativa. O psicólogo aparece como um agente múltiplo, seria como um “médico” que gera diagnóstico e “laboratório”, nos dando percepções gráficas e quantitativas, pois ele observa, identifica, analisa, acolhe, cria estratégias e faz com que a pessoa tome consciência e pratique ações para lidar com cada demanda que surge no processo terapêutico.
É muito difícil falar de si, de seus sentimentos e questões particulares, e entender onde está o “erro”. Pior ainda é tentar acertar sozinho, sem suporte técnico e empático. Os psicólogos possuem uma escuta qualificada, construída por anos de estudo, com técnicas específicas, são preparados para analisar e apresentar alternativas. Desse modo, é possível atuar no tratamento de emoções e prevenir possíveis doenças psicológicas, assim como também ajuda na melhor qualidade de vida das pessoas.
A psicoterapia traz inúmeros benefícios ao indivíduo, permitindo uma vida mais feliz, saudável, livre de pesos desnecessários, auxiliando nos relacionamentos interpessoais e, consequentemente, na saúde física também. Além, é claro, de possibilitar um autoconhecimento e autonomia em resolver problemas internos e acumulações de estresse.
A psicologia surgiu para tornar as pessoas mais equilibradas e saudáveis e enfatizar o processo subjetivo de cada um dentro da sociedade. Cada pessoa é singular e precisa lidar com suas múltiplas demandas, em cada fase da vida. Ter um psicólogo para auxiliar nesse processo de desenvolvimento contínuo não é um luxo, é uma necessidade básica.
Busque um psicólogo (a) e seja mais feliz, mais seguro, mais humano!
Parabéns a todos os psicólogos do Brasil!