A expectativa do Rugby do Brasil em 2020
Já o time masculino não venceu o torneio que dava direito a um lugar direto para a competição deste ano e tentará em breve uma nova chance em um Pré-Olímpico Mundial, que ocorrerá meses antes dos Jogos. O rugby foi inserido nos Jogos Olímpicos em 1900, quando eles foram realizados em Paris. Depois disso, o esporte esteve no torneio em 1908 (Londres), 1920 (Antuérpia) e 1924, novamente em Paris. Naquela época, a disputa era realizada com o rugby XV, que utiliza 15 jogadores em cada time.
Após isso, o Comitê Olímpico Internacional retirou o esporte da competição. Foi só a partir dos jogos no Rio de Janeiro em 2016 que o rugby foi novamente inserido na competição, mas dessa vez a modalidade jogada é a Sevens.
Em 2020, o esporte vai continuar sendo disputado. A partida é dividida em dois tempos de sete minutos cada uma. Havendo empate, há uma prorrogação com dois tempos de cinco minutos. Em campo são sete jogadores e no banco podem haver até cinco reservas. São permitidas no máximo três substituições. Há diversas formas de se pontuar.
Cada ação tem uma pontuação diferente. O try vale cinco pontos e é a principal dessa modalidade. Ele acontece quando o jogador ultrapassa a linha de fundo do time adversário e apoia a bola no chão depois desse limite. Para o ponto ser validado é preciso que haja um contato voluntário entre o atleta, a bola e o solo. A marcação do try proporciona ao time que pontuou o direito de realizar um chute, no qual a bola deve passar entre os postes do campo adversário.
A conversão proporciona à equipe mais dois pontos. Já o penal vale três pontos. Isto é quando um dos times comete uma penalidade e o jogador pode chutar a bola para os postes da outra equipe. Há ainda o drop goal, que é quando o atleta chuta a bola para os postes do time adversário em movimento de “bate pronto”. No Brasil, o maior órgão relacionado a esse esporte é a Confederação Brasileira de Rugby, fundada em 2010. Ela é filiada ao World Rugby, a federação internacional, e ao Comitê Olímpico Brasileiro.
No entanto, nessa competição apenas o primeiro lugar teria sua vaga garantida nas Olimpíadas. Mesmo assim, ainda há chance de a seleção conseguir se classificar em um Pré-Olímpico que acontecerá alguns meses antes do torneio.
No Pan-Americano de Lima em 2019, tanto a seleção masculina como o time feminino chegaram à semifinal. No entanto, as duas foram paradas nessa etapa e ficaram em quarto lugar. Elas perderam, respectivamente, para Estados Unidos e Colômbia. À frente da equipe feminina está o neozelandês Reuben Samuel e como treinador da equipe masculina, o ex-jogador Fernando Portugal.
O rugby veio para ficar nas Olimpíadas e o Brasil vem se mostrando com um crescimento de desempenho gradual, tanto no feminino como no masculino. Só resta aos brasileiros agora torcer pelas grandes competições e apoiar nossas equipes.