Você sabe o que é Naturologia?

Por Regina Fiore, Jornalista- SP 

regina.fiore@mulheresjornalistas.com

Editora Chefe: Letícia Fagundes, Jornalista 

Entende a importância dessa área da saúde que tem origens milenares e se faz necessária mais do que nunca nos tempos atuais.

A medicina moderna como conhecemos hoje é resultado de um intenso trabalho de pesquisas, estudos e adaptação de técnicas milenares, conhecimentos vindos de diversas culturas por meio de tradições orais e escritas que foram se transformando até o que conhecemos atualmente.

Mesmo os tratamentos mais modernos só puderam se desenvolver a partir da atenta observação do ser humano sobre a natureza e nossa capacidade de modificá-la a nosso favor. No entanto, a medicina moderna acabou se especializando tanto em algumas partes do corpo humano que muitas vezes deixou de considerar o ser humano como todo, o trabalho em conjunto da mente, do corpo, das questões emocionais e até espirituais.

Resgatando a integração do ser humano com a natureza, foi criada a Naturologia, área da saúde que lida com as chamadas terapias alternativas. “As práticas integrativas e complementares em saúde, presentes na Naturologia, são formas de tratamento holísticas e naturais que sempre estiveram presentes na cultura tradicional de todos os povos”, conta Carolina Barbosa Parreira, naturóloga e terapeuta focada em análise transacional.

Carolina explica que, diferente da medicina convencional e da psicologia, a naturologia é uma ciência que visa a prevenção e recuperação da saúde tendo em vista a qualidade de vida e o equilíbrio das pessoas com o meio em que elas vivem.

“Não tratamos apenas a patologia em questão ou os sintomas que ela apresenta. O naturólogo compreende o interagente como uma pessoa integrada, dotada de físico, psicológico, emocional e sutil, por isso tratamos o todo e não partes segmentadas”,  diz a profissional. “Enquanto a consulta com o médico é para descobrir a doença e tratar com o medicamentos, a consulta do naturólogo é para entender a causa da doença, as situações vividas e as emoções que potencializam tal situação”.

A relação entre o ser humano, a natureza e a integração de ambos 

Está aí mais uma diferença, para os naturólogos as pessoas que buscam seus tratamentos não são pacientes, são interagentes, exatamente por terem papel ativo durante a recuperação. Além disso, a naturologia trabalha de forma multidisciplinar, complementando a atuação das demais áreas da Saúde.

Para quem considera a naturoligia uma ciência ainda jovem, na verdade a relação do ser humano com a natureza e sua integração ao ambiente existe desde o início da humanidade. Porém, as bases mais científicas das medicinas integrativas e o olhar sistêmico para a saúde surgiram por volta do século XIX, com estudos e abertura para tratamentos baseados em princípios vitais, de acordo com Carolina.

Como cada tratamento é personalizado de acordo com as demandas dos pacientes, a naturologia usa diversas técnicas para obter resultados que tragam bem-estar e equilíbrio, englobando Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Ayurveda, terapia floral, aromaterapia, reflexologia, iridologia, fitoterapia, yoga, meditação, arte integrativa, cromoterapia, entre outras. O tratamento é tão complexo quanto o próprio ser humano e suas questões físicas, emocionais e mentais.

Carolina, que hoje atende virtualmente seus interagentes por causa da pandemia, começou a carreira trabalhando como naturóloga empresarial dentro de uma multinacional, atendendo os colaboradores ao lado da equipe médica do trabalho. “Lá eu fazia atendimentos individuais e dava aulas de yoga para reduzir o índice de estresse no ambiente corporativo. Paralelamente, atendia também no meu consultório”.

No ambiente de trabalho, as práticas de medicinas integrativas têm tido cada vez maior adesão para tentar diminuir a pressão e o estresse que muitas pessoas sofrem dentro do meio corporativo por causa de metas cada vez mais agressivas, horários de trabalho cada vez mais estendidos e a precarização dos direitos trabalhistas. Para Carolina, ter uma visão ampla e sistêmica da saúde permite que todas as pessoas sejam vistas em suas complexidades, contribuindo para a qualidade de vida, mesmo em tempos modernos.

A naturóloga, que se dedica ao seu consultório desde 2016 com exclusividade, também se especializou em Análise Transacional Organizacional. “Dentro da multinacional, vi que a falta de comunicação entre as equipes gerava a maioria das patologias e distúrbios de estresse. Isto me trouxe a compreensão de que a forma como o ser humano se relaciona reflete diretamente em quais doenças desenvolvemos durante o curso da vida, por isso busquei a especialização”.

Carolina está também se especializando na prática da Acupuntura, mas seu grande objetivo é ampliar o acesso da população a tais conhecimentos, por meio das mídias digitais, cursos, palestras, congressos e vivências. “É minha forma de colaborar com a saúde da humanidade, especialmente em um momento tão crítico”, conta a profissional, que posta diversos conteúdos em seu perfil no Instagram: @carolina_naturologa.

Se você está se perguntando se a naturologia pode ser uma boa aposta para melhorar sua qualidade de vida, a reposta é sim! “Indico a naturologia para todas as pessoas que queiram alcançar a harmonia entre saúde e qualidade de vida”, explica Carolina que alerta para a busca de um profissional confiável para que as questões de cada interagente seja tratada de forma responsável, com a devida complexidade.

“Um bom profissional é encontrado por meio de indicações de pessoas que experimentaram e tiveram resultado satisfatório. É preciso que o naturólogo ou naturóloga utilize uma metodologia adequada, tenha propriedade no que aplica e se aprofunde no conhecimento para cuidar da saúde do outro, sendo coerente com o que ensina em seuas atendimentos”, finaliza a especialista.

Fotos: Carolina Barbosa Parreira, naturóloga e terapeuta.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com