Por Juliana Tahamtani, Jornalista- SP

julianatahamtani@gmail.com 

Chefe de Reportagem: Letícia Fagundes, Jornalista 

Não é novidade para nenhum leitor  o fato de os livros serem capazes de fazer qualquer pessoa se transformar em um exímio viajante. A partir das páginas dos livros você pode ser transportado a diversos lugares pelo mundo reais ou imaginários.  No entanto, há livros de ficção ambientados em lugares reais, que fazem uma descrição fiel do espaço, despertam a curiosidade turística dos leitores e podem contribuir para conhecimento da cultura e gerar informação sobre os lugares descritos nas histórias.

Listei aqui para as nossas leitoras e viajantes 4 livros que são essenciais na estante de qualquer mulher curiosa pelo mundo e lugares distantes.

A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera (Praga)

O livro é ambientalizado em Praga, Capital da República Tcheca,  e apresenta uma relação íntima com a cidade, suas singularidades, e os movimentos que a transformam. O leitor é levado a essa cidade durante a narrativa do enredo de 4 personagens: Tereza, Tomas, Sabina e Franz, que enfrentam o peso da existência, cada um a sua maneira. O livro é considerado um ícone da literatura universal,

Bonequinha de Luxo, de Truman Capote ( Nova York)

A cada página, o leitor é surpreendido com as incríveis nuances de Nova York,a cidade americana  que nunca dorme, e apesar de a história se passar no século passado, pode ser considerada atual. A trama é centrada em um jovem escritor que se muda para Nova York, cidade mais movimentada e turística dos Estados Unidos, e conhece uma garota de programa encantadora, por quem se apaixona. O livro realiza um retrato fiel da Big Apple durante a Segunda Guerra.

Sidarta, de Herman Hesse (Índia )

Vencedor do Nobel de literatura de 1949, o livro conta as experiências vividas pelo escritor durante uma estadia na Índia em 1911. A busca pela elevação espiritual descrita na obra é uma representação fidedigna do país e parte de sua cultura. Uma verdadeira inspiração para quem busca uma viagem turística deslumbrante e de autoconhecimento.

O Palhaço e a sua Filha, de Halide Edib Adivar (Istambul)

O romance é um clássico da literatura turca que ganhou fama mundial. A obra recria um panorama do final do império turco-otomano, e apresenta o nascimento da Istambul moderna com o choque de culturas vivido à época. O livro narra a história de Rabia Abla, uma garotinha recitadora do “Corão” que é criada por uma mãe religiosa e um avó conservador.  O enredo retrata o conflito entre as sociedades orientais e ocidentais, e também aborda temas como nacionalismo e desigualdade de gênero.

Enquanto a população Brasileira ainda não está totalmente imunizada, esse é o melhor jeito de turistar pelo mundo e já começar a planejar os roteiros para o mundo Pós Pandemia.