Times paulistas decidem quem irá para a reta final do Paulistão 2021
Por Mariana Mendes, Jornalista -SP
mariana.mendes@mulheresjornalistas.com
Editora: Letícia Fagundes
O Campeonato Paulista 2021 está na sua reta final. Os quatro jogos das quartas de final da competição começaram na terça-feira e acabam nesta sexta (14/05), acompanhando o calendário apertado do futebol atual, em busca de finalizar o estadual antes do começo do Campeonato Brasileiro, no dia 29/05.
O Corinthians foi o primeiro a dar a largada na fase de mata-mata da competição, goleando o Inter de Limeira por 4 a 1, com atuações boas de Lucas Piton e Luan, que começaram a renascer no time. Após o golaço feito no último jogo, Luan também deu uma bela assistência para que Jemerson marcasse um de seus gols. Fagner, que completou 400 jogos com a camisa alvinegra, foi quem marcou o primeiro gol. Raul completou o placar nos acréscimos do jogo, definindo a classificação do clube na semifinal do Paulistão.
Com a vitória, o Timão ultrapassou a pontuação do São Paulo e é o líder geral do Paulistão. Já que o regulamento da FPF determina que o mando de campo é definido pela campanha do clube, a liderança é importante para decidir quem terá a vantagem de jogar em casa.
Além disso, Mirassol e Guarani decidiram nos pênaltis quem se classifica para a próxima fase, sendo o vencedor o time do goleiro Alex Muralha, destaque da partida. O defensor pegou dois pênaltis e desabafou na entrevista pós-jogo: “É muito difícil passar o que passei, tive que sair [do Brasil], rodar o mundo, sumir um pouco da mídia brasileira para ver se tirava o foco de mim. Só Deus sabe por onde eu passei, mas estou muito feliz. Agora é comemorar e descansar porque nossa jornada continua.”, diz.
Muralha ficou marcado por críticas na época que atuava pelo Flamengo e a pressão o fez sair do Brasil e buscar uma carreira no Japão. Agora no Mirassol, Muralha aguarda a definição do seu adversário na semifinal do campeonato.
Já nesta sexta-feira, Palmeiras e Red Bull Bragantino se enfrentam em Bragança Paulista. O time alviverde, que vem colecionando vitórias em diversas competições, enfrenta o clube com uma das melhores campanhas na primeira fase do Paulistão – o Bragantino foi derrotado apenas uma vez na fase de grupos.
Além dos confrontos em campo, o Palmeiras enfrenta um questionamento interno devido a possibilidade da volta de Dudu ao clube. O time do Catar, Al Duhail, tem até o domingo (15/05) para decidir a compra do jogador. Apesar do retorno ser interessante para os torcedores devido a habilidade técnica de Dudu, a negociação não é tão simples. O impacto financeiro para bancar o jogador é grande e sem ele, a folha salarial do clube diminuiu e mesmo assim conquistou diversos campeonatos.
Por último, o São Paulo vive fase com muitos empates. Com o placar de 1×1 contra o modesto Rentistas pela Copa Libertadores, o time tricolor chegou ao seu quarto empate seguido. O clube de Hernán Crespo agora volta suas atenções para enfrentar a Ferroviária, que vive boa fase e tem no seu elenco o artilheiro da competição, Bruno Mezenga.
É provável que o São Paulo entre em campo com seu elenco principal, já que o treinador decidiu poupar na partida contra o Rentistas. Entretanto, o clube pode ter desfalques de peso com a ausência de Daniel Alves e Luciano, devido às lesões ainda não recuperadas da partida contra o Racing, há uma semana.
A Ferroviária é um adversário de peso no Campeonato Paulista. O técnico Elano conseguiu somar dez pontos em apenas quatro jogos no campeonato ao chegar no clube e tem aproveitamento de 83%. Em entrevista coletiva desta quinta-feira, o treinador destaca o favoritismo do São Paulo, mesmo com os desfalques.
“Independentemente dos nomes que joguem no São Paulo, é um time grande, é favorito, tem tido uma crescente desde a chegada do Crespo. É um grande jogo e a gente está se preparando para que possamos ter uma grande noite”, pontuou.