Por Mariana Mendes, Jornalista –SP
mariana.mendes@mulheresjornalistas.com
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista
Editora de conteúdo – Site MJ: Beatriz Azevedo, Jornalista

O aplicativo chinês investe em parcerias para transmitir partidas de futebol

O ano passado, quando o TikTok se popularizou durante o começo do período pandêmico, com os adolescentes criando dancinhas e evidenciando músicas que bombavam como nenhuma outra rede social já fez, era difícil imaginar o que a plataforma se tornou hoje. O TikTok é a casa de milhares de pessoas que criam conteúdo e vivem disso, mas também possui em seu catálogo diversas empresas de notícias e outros meios focadas em crescer seus números.

Com a grande adesão do aplicativo pelos brasileiros, a empresa firmou seu negócio no país e, agora, investe fortemente em algo quase intrínseco na cultura do Brasil: o futebol. Um exemplo disso são as transmissões de partidas de diferentes campeonatos no formato de live na própria plataforma. No mês de agosto e setembro, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Desimpedidos, o TikTok adquiriu o direito de transmissão de todos os 14 jogos da fase final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, na conta recém-criada da competição e impulsionada pela plataforma.

“Pela primeira vez, o TikTok irá transmitir o futebol feminino, dando ainda mais visibilidade para o esporte. Estamos muito animados com essa parceria com a CBF, reafirmando a plataforma como um destino para quem busca conteúdo esportivo”, afirmou Harish Sarma, head global de Desenvolvimento de Negócios de Conteúdo do TikTok, em nota à imprensa.

futebol-no-tiktok
Foto: Reprodução/@brfeminino

Os dois jogos de volta da semifinal entre Palmeiras e Internacional e Corinthians e Ferroviário foram destaques da programação do domingo no aplicativo e as partidas da final, apesar de não terem datas confirmadas, também estão garantidas no perfil @brfeminino, que já possui mais de 40 mil seguidores, com um mês de criação.

Aline Pellegrino, coordenadora de competições da CBF, falou em nota sobre a visibilidade que esta parceria dará ao futebol feminino. “A chegada do TikTok é mais um passo importante na valorização e aumento da visibilidade do Brasileirão Feminino. O torcedor passa a contar com mais uma opção acessível e gratuita para acompanhar os jogos. O futebol feminino tem um componente muito natural que é o potencial de engajamento e a possibilidade de bater cada vez mais recordes de audiência, e tenho certeza que essa parceria vai se mostrar muito efetiva nesse sentido”, afirmou.

Mas não é apenas com o campeonato feminino que o TikTok possui parcerias. O perfil do Campeonato Brasileiro Série C também transmite todo sábado uma partida, em parceria com a CBF e a empresa detentora das transmissões, o DAZN. O perfil da TNT Sports liberou o sinal para o TikTok de algumas partidas das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo 2022. “Com as novas transmissões, consolidamos a parceria de sucesso que já temos com o TikTok, que é globalmente famoso pelos conteúdos mais divertidos e engajadores da internet”, afirmou, em nota, Mauro Borges, diretor de Ad Sales da Warner Media Brasil.

E a parceria gera sucesso. Os fãs do esporte e dos times se sentem mais próximos da própria competição, o engajamento com os conteúdos aumenta durante a transmissão, assim como o número de seguidores. O foco em crescer no mercado é tão grande, que os destaques da plataforma são divididos em trends e os dias de lives nos perfis de futebol.

futebol-no-tiktok
Foto: Reprodução/TikTok

Com os diferentes modos de consumir futebol hoje em dia, fica o questionamento se esse é o futuro para assistir esporte no Brasil e no mundo.