SÃO PAULO: A TERRA DA GAROA E A SELVA DE PEDRA

Por Juliana Tahamtani- São Paulo

Conheça o centro econômico do Brasil e a maior capital da cultura da América Latina Só quem mora em São Paulo sabe que, aqui, o tempo não para, a rotina é acelerada e a cidade não dorme. O tempo corre. Conhecida como a terra da garoa por suas incoerentes variações de temperatura e como a selva de pedra pela sua arquitetura cinzenta e cheia de prédios, São Paulo não deixa de ter seus encantos. Uma cidade vanguardista, tipicamente urbana e uma metrópole multifacetada, consegue ser, ao mesmo tempo, o mais importante centro econômico do Brasil e a capital com a maior diversidade cultural da América Latina.

São Paulo, aos 465 anos, é a típica cidade que divide opiniões e tem espaço para todos os tipos de pessoas. É formada por mais de 70 nacionalidades e abriga cerca de 12 milhões de habitantes, e cada um encontra seu espaço nessa metrópole que abrange a pluralidade paulistana. Tem muita cultura, muita gastronomia, vida noturna e, mesmo com um prédio a cada esquina, por mais incrível que pareça, a cidade também tem muita área verde.

Vamos listar aqui alguns dos pontos que mais se destacam nessa cidade tão rica e, simultaneamente, tão caótica que é o lar de milhões de paulistanos.

Atrações culturais

São Paulo possui 101 museus, 282 salas de cinema, 146 bibliotecas e cerca de 40 centros culturais, além das inúmeras festas populares e feiras que acontecem em suas ruas. Além disso, a cidade possui 182 teatros. São espaços para a montagem de espetáculos de todas as linhas artísticas, que vão das superproduções dos musicais
da Broadway ao teatro de vanguarda.

Vida noturna agitada

A vida noturna em São Paulo é um retrato fiel da cidade: frenética, criativa e democrática. Em 2014, o colunista Mark Manson, da CNN, elegeu a capital paulista como um dos dez melhores locais do mundo no que se refere a festas, baladas e demais diversões noturnas. São Paulo foi a única cidade brasileira a ser apontada na lista. Tem espaço para todos, desde sertanejo, rock e samba, até música eletrônica, pop e forró. Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Centro e Barra Funda são alguns dos bairros mais frequentados por quem gosta de aproveitar a noite na capital.

Avenida paulista

Um dos lugares mais queridos pelos paulistanos é a Avenida Paulista, que todo domingo fecha para carros e permite o livre trânsito de pessoas, que se juntam para andar de bike, passear com os cachorros, reunir a família e até mesmo comer um pastel com caldo de cana. Durante a semana, porém, o coração da cidade é o retrato do caos paulistano: trânsito e pessoas apressadas.

A avenida, no entanto, é o endereço dos pontos mais simbólicos da região, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Casa das Rosas – que é  um espaço dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia – e de grandes centros comerciais, como o Banco Central. No meio do caminho há o Parque Trianon, uma das maiores florestas urbanas do país.

Minhocão

O Elevado Presidente Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, liga o Centro da cidade aos bairros mais afastados. Porém, na hora do rush, é outro ponto de congestionamento, constantemente evitado pelos motoristas.

Apesar de ser uma via importante, ele fica fechado aos finais de semana para os carros e vira mais um lugar de convívio imperdível para os paulistanos. É um ótimo lugar para fazer piqueniques no meio da rua e conhecer de pertinho a diversidade das pessoas que frequentam o centro da cidade.

Caminhar pelo Minhocão é como percorrer uma instalação de arte. Os pilares do Minhocão costumam receber intervenções urbanas e várias manifestações artísticas que buscam levar reflexão e beleza para a região.

Temos muitos outros lugares imperdíveis na cidade, como o Theatro Municipal, que tem uma arquitetura exuberante e é um dos mais importantes teatros do Brasil, sendo um dos cartões postais mais lindos da cidade de São Paulo; a 25 de março, que é a rua mais famosa da capital, localizada na região central da cidade de São Paulo e considerada o maior centro comercial da América Latina, pois consiste em um dos mais movimentados centros de compras varejistas e atacadistas da cidade; o Mercado Municipal, mais conhecido como mercadão; e a maravilhosa Catedral da Sé .

É impossível listar todos os lugares que fazem dessa cidade um dos pontos turísticos mais diversificados do Brasil. Se você está planejando turistar nessa cidade, é melhor se preparar!  Não esqueça do seu guarda-chuva, protetor solar e de muita curiosidade pra ver cada canto que São Paulo oferece.

4 comentários sobre “SÃO PAULO: A TERRA DA GAROA E A SELVA DE PEDRA

  1. Muito legal essas informações! Nos dão uma noção da dimensão das atividades a serem vivenciadas e conhecidas na cidade! Gostei!

  2. Hi,

    We’re wondering if you’ve ever considered taking the content from mulheresjornalistas.com and converting it into videos to promote on social media platforms such as Youtube?

    It’s another ‘rod in the pond’ in terms of traffic generation, as so many people use Youtube.

    You can read a bit more about the software here: https://www.vidnami.com/c/Natalie4-vn-freetrial

    Kind Regards,
    Ciara

  3. DOMAIN SERVICES EXPIRATION NOTICE FOR mulheresjornalistas.com

    Domain Notice Expiry ON: Jan 08, 2021

    We have actually not obtained a settlement from you.
    We have actually attempted to contact you but were unable to contact you.

    Go To: https://cutt.ly/vjj8pfg

    For info and to make a discretionary settlement for your domain website solutions.

    010820211118373753688578798mulheresjornalistas.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.