Por Juliana Tahamtani- São Paulo

Conheça o centro econômico do Brasil e a maior capital da cultura da América Latina Só quem mora em São Paulo sabe que, aqui, o tempo não para, a rotina é acelerada e a cidade não dorme. O tempo corre. Conhecida como a terra da garoa por suas incoerentes variações de temperatura e como a selva de pedra pela sua arquitetura cinzenta e cheia de prédios, São Paulo não deixa de ter seus encantos. Uma cidade vanguardista, tipicamente urbana e uma metrópole multifacetada, consegue ser, ao mesmo tempo, o mais importante centro econômico do Brasil e a capital com a maior diversidade cultural da América Latina.

São Paulo, aos 465 anos, é a típica cidade que divide opiniões e tem espaço para todos os tipos de pessoas. É formada por mais de 70 nacionalidades e abriga cerca de 12 milhões de habitantes, e cada um encontra seu espaço nessa metrópole que abrange a pluralidade paulistana. Tem muita cultura, muita gastronomia, vida noturna e, mesmo com um prédio a cada esquina, por mais incrível que pareça, a cidade também tem muita área verde.

Vamos listar aqui alguns dos pontos que mais se destacam nessa cidade tão rica e, simultaneamente, tão caótica que é o lar de milhões de paulistanos.

Atrações culturais

São Paulo possui 101 museus, 282 salas de cinema, 146 bibliotecas e cerca de 40 centros culturais, além das inúmeras festas populares e feiras que acontecem em suas ruas. Além disso, a cidade possui 182 teatros. São espaços para a montagem de espetáculos de todas as linhas artísticas, que vão das superproduções dos musicais
da Broadway ao teatro de vanguarda.

Vida noturna agitada

A vida noturna em São Paulo é um retrato fiel da cidade: frenética, criativa e democrática. Em 2014, o colunista Mark Manson, da CNN, elegeu a capital paulista como um dos dez melhores locais do mundo no que se refere a festas, baladas e demais diversões noturnas. São Paulo foi a única cidade brasileira a ser apontada na lista. Tem espaço para todos, desde sertanejo, rock e samba, até música eletrônica, pop e forró. Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Centro e Barra Funda são alguns dos bairros mais frequentados por quem gosta de aproveitar a noite na capital.

Avenida paulista

Um dos lugares mais queridos pelos paulistanos é a Avenida Paulista, que todo domingo fecha para carros e permite o livre trânsito de pessoas, que se juntam para andar de bike, passear com os cachorros, reunir a família e até mesmo comer um pastel com caldo de cana. Durante a semana, porém, o coração da cidade é o retrato do caos paulistano: trânsito e pessoas apressadas.

A avenida, no entanto, é o endereço dos pontos mais simbólicos da região, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Casa das Rosas – que é  um espaço dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia – e de grandes centros comerciais, como o Banco Central. No meio do caminho há o Parque Trianon, uma das maiores florestas urbanas do país.

Minhocão

O Elevado Presidente Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, liga o Centro da cidade aos bairros mais afastados. Porém, na hora do rush, é outro ponto de congestionamento, constantemente evitado pelos motoristas.

Apesar de ser uma via importante, ele fica fechado aos finais de semana para os carros e vira mais um lugar de convívio imperdível para os paulistanos. É um ótimo lugar para fazer piqueniques no meio da rua e conhecer de pertinho a diversidade das pessoas que frequentam o centro da cidade.

Caminhar pelo Minhocão é como percorrer uma instalação de arte. Os pilares do Minhocão costumam receber intervenções urbanas e várias manifestações artísticas que buscam levar reflexão e beleza para a região.

Temos muitos outros lugares imperdíveis na cidade, como o Theatro Municipal, que tem uma arquitetura exuberante e é um dos mais importantes teatros do Brasil, sendo um dos cartões postais mais lindos da cidade de São Paulo; a 25 de março, que é a rua mais famosa da capital, localizada na região central da cidade de São Paulo e considerada o maior centro comercial da América Latina, pois consiste em um dos mais movimentados centros de compras varejistas e atacadistas da cidade; o Mercado Municipal, mais conhecido como mercadão; e a maravilhosa Catedral da Sé .

É impossível listar todos os lugares que fazem dessa cidade um dos pontos turísticos mais diversificados do Brasil. Se você está planejando turistar nessa cidade, é melhor se preparar!  Não esqueça do seu guarda-chuva, protetor solar e de muita curiosidade pra ver cada canto que São Paulo oferece.