SAIBA COMO CONSUMIR ARROZ DOCE SEM LACTOSE

Sobremesa típica brasileira também é opção para intolerantes à lactose

Por Jeane Abreu
jeane.abreu@mulheresjornalistas.com

gastronomia, mulheres jornalistas, arroz doceO arroz doce, em sua trajetória histórica, tem enriquecido a gastronomia de diversos países ao redor do mundo. De origem asiática, o arroz doce tem seu maior alicerce na China e na Tailândia, sendo consagrado uma dieta importante nessas sociedades. Pensar no arroz como alimento universal, de certa forma, nos conduz a lembrar que a sua introdução nas mesas de famílias brasileiras, especialmente as de baixo poder aquisitivo, só acontece quando o Brasil imperial passa a importar este rico alimento. Antes disso, só consumíamos arroz quando algum ente querido nos trazia da Europa ou da Ásia.

Com este alimento em nossa casa, podemos preparar diversas receitas. O arroz de leite, por exemplo, é uma sobremesa bastante apreciada em noites quentes ou no lanche da tarde, e não pode faltar nas festas juninas do Brasil. 

E para os que sofrem com intolerância à lactose, fiquem tranquilos. O arroz de leite ou arroz doce pode ser consumido por qualquer pessoa, desde que seja preparado com leite de coco. Todo mundo conhece alguém que tem intolerância à lactose ou resistência ao leite, não é mesmo? 

A nutricionista Karane Freire, que atualmente atende em duas clínicas particulares na Bahia e em uma das lojas “Mundo Verde” localizada no shopping de Salvador, conta que a intolerância à lactose é conhecida como uma deficiência de lactase. “O nosso organismo tem dificuldade de digerir a própria lactose, pois as moléculas precisam serem quebradas”, ressaltou. Isso acontece, segundo Karane, por inferência de outros problemas de saúde e ausência de enzimas presentes no leite. Portanto, a intolerância não é mais sinônimo de privações. O problema maior é a disparidade dos sabores originais que cada alimento tem em comum. 

É possível fazer desse ingrediente um prato delicioso para ser servido entre amigos e familiares, seja com frutas da sua região, coco, castanha, paçoca, ou da forma que desejar. Só não pode esquecer de substituir o leite da vaca por leite de coco. As substituições ou adaptações ocorrem justamente por conta das complicações possíveis.   

No início, resistir às tentações dos pratos deliciosos que temos nas mais diversas culinárias é difícil. Mas há quem diga que podemos adicionar esses ingredientes de maneiras fácies em nossa dieta. Temos seleções de leites vegetais como o leite de castanha, amendoim, arroz, coco, inhame, quinoa, amêndoas e macadâmia. Experimente e veja qual desses se adequa melhor ao seu paladar. 

A dona de casa Juliane Santos, moradora da cidade de Conceição de Feira (BA), comercializa o arroz doce na porta de sua casa e faz entregas para outros municípios próximos. “Tem arroz de cortar, arroz de beber, arroz com leite de coco, arroz com leite de vaca e com outros tipos de leite. Aqui quem solicita é o cliente. Da forma que pedir, eu preparo” diz. 

Depois que essa iguaria maravilhosa aportou em terras brasileiras, nunca mais deixou de ser o prato queridinho do brasileiro. Há quem comercialize localmente, como Juliane Santos, mas também há quem o faça para casamentos e aniversários. Seja qual for o modo de preparo, o arroz doce serve para qualquer ocasião e época do ano. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.