Política: A importância do voto

Mirian Romão, Repórter São Paulo

As eleições de 2020 vão ser para escolher prefeito, vice-prefeito e vereador, cada um tem uma responsabilidade distinta e é importante pesquisar antes de votar.

Não é somente para escolher o presidente que o voto tem que ser consciente, a pesquisa em cada eleição é fundamental para o desempenho do país e da cidade. Se o cidadão não se importa com quem está elegendo, logo será mais propício de acontecer o abuso de poder ou até mesmo a falta de comprometimento do candidato. O voto tem total poder na escolha do prefeito e do vereador, um papel fundamental na vida democrática do país. Cada um deve ter consciência dos planos de governo de cada candidato.

Durante a campanha eleitoral de cada candidato, procure aquele que os projetos são ideais para aquilo que você deseja para a cidade. Faça pesquisa e veja se o candidato desejado cumpriu o que prometeu em outros anos, confira se cada projeto é viável e se o candidato terá condições de colocar o projeto em prática. O voto é uma conquista do povo, devemos usar com responsabilidade e questionar cada ação dos candidatos. O futuro da nossa cidade e do nosso país depende do de cada voto, portanto é fundamental saber em quem estamos votando.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível encontrar diversas informações sobre os candidatos durante as eleições. O primeiro turno das eleições municipais acontecerá em 04 de outubro, e o segundo turno, em 25 de outubro.

No dia da eleição leve um papel com o número do candidato escolhido e caso for vota nulo ou branco saiba que ambos são diferentes: Voto em branco, quer dizer que você não manifesta preferencia por nenhum candidato, já o voto nulo demonstra o desejo de anular o voto do eleitor, então não é considerado válido.

Os votos nulos e brancos acabam constituindo um direito de manifestação de descontentamento do eleitor, ou seja, o voto não é contabilizado, não tendo qualquer outra serventia para as eleições.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.