Pet Friendly: Mais que um conceito, um estilo de vida

Estabelecimentos se adaptam para receber proprietários
e seus pets com conforto e naturalidade

Por Giselle Cunha
giselle.cunha@mulheresjornalistas.com

Como não se apaixonar por aqueles olhinhos e aquela carinha nos admirando e pedindo atenção? Impossível. Só quem tem um Pet consegue mensurar o tamanho do amor e a alegria que esses bichinhos nos proporcionam. 

É uma relação tão intensa, que não fazia sentido se limitar apenas dentro de casa ou de um quintal. Era necessário fazer algo maior, alguma coisa para que proprietários e seus pets pudessem desfrutar de momentos especiais juntos. Foi então que em Nápoles, onde fica localizado o primeiro parque-museu canino do mundo, uma sorveteria começou a receber vários pedidos de proprietários para consumir na companhia dos peludos, pois a loja fica a poucos metros do passeio. Até que um dia, resolveram aderir à clientela diferenciada. Logo depois, essa prática ganhou a simpatia de clientes e comércios pelo o mundo inteiro, ficando conhecida pelo termo americano: Pet Friendly.

Mas você sabe o que significa Pet Friendly?

Na teoria, significa que Pets são bem vindos ao local. Porém na prática, são poucos os lugares que se preparam de maneira eficaz e zelosa para recebê-los. O fato de o Pet poder ter acesso aquele espaço, não significa que o mesmo esteja devidamente adequado. Alguns pontos básicos precisam ser observados como: 

  • Existe local apropriado para as necessidades fisiológicas, contendo sacolas e lixeiras?
  • Existem bebedouros acessíveis?
  • Há um profissional para casos de emergência?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Opinion Box, 71% dos entrevistados, consideram seu Pet um membro da família e metade deles já deixaram de frequentar algum hotel, restaurante ou algum tipo de estabelecimento por não aceitar animais. Com essa mudança no comportamento do consumidor, muitas empresas se reinventaram e investiram nesse setor.

Em 2007, Larissa Rios, fundadora da empresa Turismo 4 Patas, criou o site para divulgar hospedagens, roteiros culturais e atividades de ecoturismo totalmente voltados para humanos e seus caninos. O site hoje conta com mais de 2.400 associados e ainda implementou um Sistema de Classificação de Hospedagem Pet Friendly, cuja as categorias são divididas em: Super Premium, Premium e Standart.

Conversamos com a Larissa para pegar algumas dicas:

Mulheres Jornalistas (MJ): O que você considera importante para que o local seja classificado na categoria Pet Friendly?

Larissa Rios (Turismo 4 Patas): O mais importante é o estabelecimento estar preparado para compreender o que significa para as famílias trazer consigo um animalzinho. Ambas as partes (Estabelecimento e a família) precisam se lembrar que o objetivo principal é a satisfação do animal. Segurança, bem estar e a diversão precisam ser a prioridade dessa viagem. Então alguns pontos precisam ser observados como: lotação das praias, os locais no entorno. Tudo isso é importante para assegurar que o Pet irá participar de todo o processo e não ficará trancado dentro do quarto durante um longo período, pois o local estranho, sem a presença da família pode afetá-lo psicologicamente.

MJ: O que uma família de primeira viagem precisa saber antes de se hospedar com o seu Pet?

Larissa Rios (T4P): Uma coisa básica, mas que muitos esquecem. O animal tem a sua própria bagagem com itens de uso: alimentação de costume, comedouro, bebedouro, caminha, brinquedos. Isso tudo facilita na adaptação ao chegar nesse novo local. Lembrar de colocar na caixa de transporte ou no cinto de segurança para viagens de carro. Viagens aéreas, verificar quais as especificações da companhia com antecedência, conferir as vacinas. 

Localizado em Campos do Jordão, o Surya-Pan Refúgio Hotel é um ótimo exemplo daqueles lugares cheios de natureza e belas paisagens pra curtir com o seu melhor amigo. Colecionando selos de certificação do melhor na categoria quando o assunto é Pet Friendly, Fernando Hernandez Jr, diretor do Surya-Pan, nos conta um pouco sobre a história e todo o engajamento do hotel com nosso peludos:

Mulheres Jornalistas (MJ): O Surya-Pan já foi criado com esse conceito Pet Friendly? Se não, a partir de que momento vocês perceberam essa necessidade?

Fernando Hernandez Jr. (Diretor Surya-Pan): O Surya-Pan é um refúgio na natureza para o bem-viver em Campos do Jordão e os pets descobriram isso. O que antes não tinha uma estrutura profissional para eles se fez necessário diante de tanta paixão deles por nós e vice-versa. A partir daí eles dominaram o hotel com muito AUmor, AUventuras e carinhos junto a nossa natureza onde eles ficam extremamente felizes.

Os tutores adoram mas eles, sem dúvida nenhuma, amam mais ainda.

MJ: Existe limite de peso ou restrições de raças para hospedagem?

Fernando Hernandez Jr. (Diretor SP): Não. Toda raça ou peso é muito bem vinda aqui . Os tutores precisam trazer a carteirinha de vacinação em dia para apresentação no check in e também assinam um termo onde firmam que seus pets são sociáveis, tanto com outros pets, como com outros humanos.

MJ: Qual o diferencial do hotel para tanta procura e premiações do ramo Pet?

Fernando Hernandez Jr. (Diretor SP): Pode parecer clichê, mas é a pura verdade. O grande diferencial, além de toda infra estrutura que oferecemos, é o amor. Como as crianças, os pets sentem quando é verdadeiro. Nosso hotel é deles para muita folia, aventuras em companhia de sua família e outros amigos que conhecem aqui.

MJ: Quais os planos futuros do hotel para o segmento?

Fernando Hernandez Jr. (Diretor SP): Os planos são muitos e já estão em andamento, mas podemos adiantar o Bar Pirilampo da piscina, onde os tutores vão poder brindar enquanto os pets vão brincar com nossos tutores pets.

16 comentários sobre “Pet Friendly: Mais que um conceito, um estilo de vida

  1. Ahhh , adoro passear com meu Dogue e sempre que encontro um local Pet Friendly, procuro postar e elogiar, assim como posto também se não somos bem-vindos, afinal eles são parte da nossa família. Adorei a matéria, rumo a mais locais assim

  2. Muito bom! Muitas empresas se apresentam como pet friendly, mas na verdade não são. Apenas aceitar o ingresso de Pets não caracteriza ser pet friendly. Matéria esclarecedora 👏👏👏

  3. Matérias como essa são um incentivo a quem quer ter um pet mas via dificuldade em adaptar a sua rotina de vida ao convívio com um animalzinho. Hoje está mais fácil poder ter a companhia dele em vários locais.

  4. multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com email marketing,sms,whatsapp
    marketing,facebook marketing,twitter marketing,sistemas
    visitas para seu site, promover sites marketing, youtube
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: MktMidia
    Skype: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

  5. great submit, very informative. I ponder why the opposite experts of this
    sector do not notice this. You should continue your writing.
    I am confident, you’ve a huge readers’ base already!
    asmr 0mniartist

  6. Its like you read my mind! You appear to know so much
    about this, such as you wrote the e book in it or something.
    I believe that you just can do with a few p.c. to drive the message home a bit,
    however other than that, that is wonderful blog. A great read.
    I’ll certainly be back. 0mniartist asmr

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.