Peru reabre para o turismo  

Machu Picchu será reaberta com somente 30% da capacidade de visitação 

Por Juliana Tahamtani- São Paulo

O mundo, aos poucos, está reabrindo suas fronteiras e Machu Picchu , a  impressionante cidade perdida dos Incas descoberta há 92 anos, é o local mais visitado pelos turistas no Peru. Viajantes do mundo inteiro se aventuram nos encantos dessa cidade em ruínas que fica a 110 km de Cusco.
No entanto, desde março deste ano, o  patrimônio mundial da Unesco estava fechado para visitação e, só agora, no mês de novembro, é que se discute uma reabertura.  

Para que isso seja possível, é preciso ainda seguir diversos protocolos de saúde, que preveem uma liberação de apenas 30% da capacidade do local. Antes da pandemia, Machu Picchu recebia cerca de 2 mil a 3 mil pessoas por dia, podendo chegar a 5 mil na alta temporada. Com a reabertura, só serão autorizados 650 visitantes por dia. 

Machu Picchu impressiona qualquer turista  por sua arquitetura e está a 2.400 metros acima do nível do mar. Nesse sentido, a redução do número de pessoas permitidas para visitar o parque até que não é uma má ideia. Quanto menos pessoas, mais a chance de você conseguir ver a beleza do lugar sem muitas interferências. 

Para quem está pensando em aproveitar essa oportunidade, vale lembrar que para chegar ao parque é preciso pegar um trem até Águas Calientes e, chegando lá, só é possível ir até Machu Picchu a pé, através da trilha inca, ou de ônibus . O trajeto de ônibus dura cerca de 20 minutos e os veículos estão disponíveis com muita frequência.

O ideal é se hospedar na cidade de Cusco e aproveitar alguns dias nessa cidade linda, que, para muitos, é considerada uma das mais belas cidades do mundo, que um dia foi capital de dois impérios, o inca e o espanhol. Cusco, que na linguagem quéchua (língua indígena local) significa “umbigo do mundo”, é uma pequena cidade situada no vale sagrado dos Incas, no alto da cordilheira dos Andes. Ela está localizada em uma região de clima seco e frio, que ajuda a preservar construções dos antigos povos incas que se misturam com prédios de estilo colonial.

Os incas acreditavam que quanto mais perto do céu e do sol, mais feliz o povo seria. Por isso, as casas e os vilarejos da cidade são perto das montanhas. Acreditavam que a altura trazia felicidade e, assim, o povo estaria sempre sorrindo.

Cusco é uma das cidades mais altas do mundo, localizada a uma altitude de 3.400 metros. Devido à altitude, os turistas que visitam o local devem estar preparados para enfrentar algumas dificuldades nos primeiros dias, como falta de ar e cansaço. Esse mal estar causado pela altitude é chamado de soroche. 

Aqui vão algumas dicas para quem for visitar a cidade pela primeira vez :

Faça tudo devagar:  apesar de algumas pessoas não terem grandes sintomas relativos à altitude logo ao saírem do avião, é possível sentir desconfortos ao longo do dia. 

Beba muita água: em Cusco a quantidade de oxigênio é menor e, por isso, respiramos com mais frequência,  perdendo uma porcentagem significativa de vapor de água. Tente beber água de cinco em cinco minutos para evitar sentir algum desconforto e mal-estar.

Folha de coca: a folha de coca, ao contrário do que muitos pensam, não é uma substância que causa dependência. A concentração de cocaína em uma folha de coca varia de 0,1 a 0,8 %, quantidade muito baixa para ser considerada tóxica. O chá de folha de coca é igual a qualquer outro, mas com algumas propriedades que ajudam a lidar com o mal-estar da altura. A coca ajuda na absorção de oxigênio pelo sangue, é digestiva e estimulante. Além de ajudar no bem-estar dos viajantes e moradores, a folha tem uma importância cultural e religiosa muito grande para os povos andinos. E, por essa diversidade cultural, é recomendado que todos experimentem e façam uma inserção no cotidiano de Cusco. Vale a pena!

Bomba de oxigênio: no último caso, você pode recorrer para bombinhas de oxigênio que são facilmente encontradas em qualquer mercado ou farmácia. O preço é super acessível.

Essas são só algumas dicas que você pode aproveitar se decidir conhecer esse lugar incrível. E não se esqueça que, apesar do relaxamento da quarentena, ainda é importante se cuidar e fazer uma viagem segura respeitando as regras de segurança que cada país estabelece. 

12 comentários sobre “Peru reabre para o turismo  

  1. Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is fundamental and everything. But think about
    if you added some great photos or video clips to give your posts more, “pop”!

    Your content is excellent but with pics and clips, this site could certainly be one
    of the most beneficial in its niche. Awesome blog!

    0mniartist asmr

  2. Greetings from California! I’m bored to death at work so I decided
    to browse your website on my iphone during lunch
    break. I love the information you provide here
    and can’t wait to take a look when I get home. I’m shocked at how
    quick your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G ..
    Anyhow, wonderful blog! 0mniartist asmr

  3. I’m really enjoying the design and layout of your site.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for
    me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Excellent work! 0mniartist asmr

  4. Great beat ! I wish to apprentice while you amend your web site,
    how could i subscribe for a blog website? The account aided me a acceptable deal.

    I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered
    bright clear concept asmr 0mniartist

  5. Someone essentially assist to make critically posts I might state.
    That is the very first time I frequented your web page and thus far?
    I surprised with the analysis you made to make this particular put up extraordinary.
    Great task!

  6. Very good blog you have here but I was curious about if you knew of any forums
    that cover the same topics talked about here? I’d really like to be a part
    of group where I can get advice from other knowledgeable
    individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know.
    Kudos!

  7. Hey would you mind stating which blog platform you’re working
    with? I’m looking to start my own blog in the near future but I’m having a tough time making
    a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and
    Drupal. The reason I ask is because your design seems different
    then most blogs and I’m looking for something unique.

    P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.