Pandemia e danos psicológicos: como reverter as consequências

As medidas de prevenção ao Covid-19 afetam a vida das pessoas em diversos âmbitos, inclusive no psicológico. Por que estamos mentalmente mais vulneráveis?

Por Daniele Haller
daniele.haller@mulheresjornalistas.com

Desde março de 2020, o mundo entrou em um dos momentos mais críticos na área da saúde, a chegada de um vírus que chocou não apenas por sua rapidez e letalidade, mas também pelo poder de mudar bruscamente a vida de uma população inteira. Iniciamos um isolamento o qual não sabíamos quanto tempo deveria durar e quais consequências iria nos trazer. Ainda sem noção sobre as proporções do problema que devastou planos, sonhos e expectativas, muitos acreditaram que até o fim daquele ano estariam livres disso tudo. O ano acabou e 2021 chegou dentro da mesma realidade: a pandemia. 

psicóloga, pandemia, saúde mental, psicóloga Renata Castro, instituto mulheres jornalistas, jornalismo,
Psicóloga Renata Castro

Para entender melhor como toda essa mudança pode afetar nossas vidas a curto ou longo prazo, e os meios eficazes para lidar com os momentos difíceis,  conversamos com a psicóloga Renata Castro. Ela conta que a ansiedade e crises de pânico foram os primeiros sintomas mais mencionados por seus pacientes no início da pandemia, em segundo lugar, a depressão. Sobre as mudanças de hábitos bruscas, ela conta: “Antes de mais nada, qualquer mudança na vida de um indivíduo já gera estresse, imagina algo deste tipo? Além do medo, perdemos nossa liberdade de ir e vir, de estar com familiares e amigos, viajar, sair para trabalhar, fazer exercícios físicos, ter nossa rotina. Todas essas coisas faziam com que nos sentíssemos parte de um todo, aliava nossas tensões e participávamos da vida diária, de ir e vir. Impossibilitados de tudo isso, tivemos que readaptar nossa vida e isso gera intenso desconforto, o que acaba afetando nosso psicológico”. 

Durante o isolamento, situação que ainda perdura em países onde o número de infecções continua a subir, muitas pessoas tiveram que lidar com a solidão, com a convivência com familiares ou companheiros e alguns tiveram a carga de tarefas dobrada, como o caso das mulheres chefes de famílias. Segundo Renata Castro, dentre os pacientes que têm procurado assistência psicológica, existem especificamente dois grupos em evidência, os jovens adultos, “muito desnorteados sobre seu futuro”, e mães que têm uma intensa rotina com filhos em casa. 

No ambiente familiar, Renata diz que a comunicação é a melhor forma para conseguir lidar com as diversidades entre pais e filhos: “Se a família já tinha uma estrutura de parceria e comunicação, fica mais fácil, porém, de qualquer jeito, o melhor é incluírem diálogos familiares para falar das coisas boas e ruins juntos, arrumando soluções possíveis, além de pelo menos uma atividade de lazer por semana, juntos. Os pais, como adultos, terão que exercitar a tolerância e equilíbrio emocional para passar para os filhos disciplina, mas também, tranquilidade, ajudando o ambiente familiar a ficar mais estável”.    

Questionada sobre a convivência entre pais e adolescentes no dia a dia e possíveis conflitos, ela diz: “Depende muito da estrutura da família e da boa vontade e intenção de cada membro dela. A aceitação do nosso momento é fundamental e, já que estamos vivendo isso, por que não aproveitar sua família e se aproximar dela? Onde os pais precisam entender o espaço dos filhos e os filhos entenderem tanto o espaço quanto o direcionamento da casa dos pais. É uma via de mão dupla que pode dar super certo se existir boa vontade”, conclui a psicóloga.

Apesar da carga redobrada, algumas mães definiram essa fase de isolamento como “positiva”, pois puderam se dedicar a atividades as quais não tinham tempo ou habilidades que ainda não tinham descoberto, como é o caso da muralista e ilustradora Daniele Gomes, que conta que o isolamento serviu para que ela se dedicasse mais aos seus desenhos. Ela conta que concorda sobre a carga mental durante o isolamento, no entanto, também tirou algo positivo: “Tive muito tempo para mim mesma, para as coisas que queria fazer”.

Outro fator curioso foi o aumento no número de separação de casais. Segundo dados divulgados pelo Google, palavras-chave relacionadas ao divórcio amentaram três vezes mais no período entre maio e julho do ano passado. Segundo o levantamento do Colégio Notarial do Brasil, os divórcios consensuais aumentaram 54% nesse mesmo período. Mesmo parecendo um número alarmante, a psicóloga Renata Castro conta que a pandemia pode não ter sido o único fator responsável pelas separações, em alguns casos, se a falta de comprometimento já existia na relação, a pandemia foi apenas a gota d´água: “Da mesma forma, também pode fortalecer, varia muito dos alicerces e de como esta relação já vinha caminhando antes da pandemia”.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante esse período, os medos e a ansiedade, Renata afirma que existem hábitos que podem ajudar a diminuir os impactos da pandemia. Ela explica: “ter uma rotina é fundamental. Não importa se dentro de casa, mas um horário para levantar, fazer algum exercício físico, alguma atividade que traga bem-estar para a pessoa, como jardinagem, pintura, costura, leitura. Manter contato com o mundo externo também ajuda. Seja dando uma descida no prédio ou uma volta ao ar livre, dentro das medidas restritivas. Sol também é fundamental! Tomar um pouquinho de sol ativa nossa vitamina D. E muito importante, aceitar a situação, parar de brigar com ela e se ajeitar da melhor forma para trabalhar em casa e exercer as atividades que mencionei acima. Às vezes, uma crise muda nossos hábitos à força, mas depois vemos o quanto foi bom em algum sentido”.  

Sobre as pessoas que tem sofrido com ansiedade ou depressão, mas ainda não tiveram a iniciativa de procurar um profissional, Renata aconselha: “Procure! Temos a tendência a achar que conseguiremos lidar com tudo e que tudo passa, porém, estes dois transtornos podem se disfarçar, criando uma sensação de melhoria, mas, na verdade, continuam ali e podem dar um estopim ali na frente”, conclui.

Com relação aos estudos relacionados aos impactos psicológicos causados pela pandemia, Renata Castro afirma que já foram iniciadas pesquisas: “Sim já começaram. Mas, na minha opinião, só teremos números reais disso tudo quando, efetivamente, começar a vacinação e as pessoas se sentirem mais seguras. Inclusive, quando nos livramos de algo traumático, pode vir o estresse pós trauma e os números para tratamento psicológico ainda podem aumentar. Sabe quando levamos um tiro na perna e não sentimos nada, continuamos correndo e só depois que o perigo passa vamos sentir a dor? É mais ou menos isso a que me refiro, de uma forma simplificada”, conclui a psicóloga.     

Como uma forma de apoiar e atender essa demanda, vários grupos foram criados para tratar pacientes de forma gratuita, por telefone ou online. O Google também desenvolveu um mapa virtual de localização onde é possível encontrar pontos de atendimento psicológico, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), hospitais psiquiátricos, ONGS e acompanhamentos oferecidos por clínicas de faculdades. Para acessar o mapa, basta acessar o site: mapasaudemental.com.br.

 

69 comentários sobre “Pandemia e danos psicológicos: como reverter as consequências

  1. Can I simply say what a comfort to find someone who actually knows what they’re talking about over the internet.
    You definitely realize how to bring a problem to light and make
    it important. More and more people ought to look at
    this and understand this side of your story. I can’t believe you’re not
    more popular because you most certainly possess the gift.
    0mniartist asmr

  2. hello!,I like your writing so much! proportion we communicate
    extra approximately your post on AOL? I need an expert
    on this space to unravel my problem. May be that is you!
    Taking a look forward to see you.

  3. Hello there! Would you mind if I share your blog with my
    twitter group? There’s a lot of people that I think would really enjoy your content.
    Please let me know. Many thanks

  4. I believe everything said was actually very reasonable.
    But, think about this, what if you typed a catchier post
    title? I am not suggesting your information is not solid., however what if you added a title that grabbed a person’s attention? I mean Pandemia e danos psicológicos: como
    reverter as consequências • is a little vanilla.
    You could look at Yahoo’s home page and note how they create article titles to
    get viewers interested. You might add a video or a related pic or two to get people interested about everything’ve written. Just my opinion, it could make
    your posts a little livelier. 0mniartist asmr

  5. Howdy, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam responses?

    If so how do you prevent it, any plugin or anything you can suggest?

    I get so much lately it’s driving me mad so any support is very much appreciated.

  6. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or
    did you hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking to construct
    my own blog and would like to find out where u got this from.
    thank you

  7. It is appropriate time to make some plans for the
    future and it is time to be happy. I’ve read this post
    and if I could I wish to suggest you some interesting things or suggestions.
    Maybe you could write next articles referring to this article.

    I want to read even more things about it! 0mniartist
    asmr

  8. Hi there, I found your web site by means of Google at the same time as searching
    for a similar topic, your website got here up, it looks great.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hello there, just was aware of
    your blog through Google, and found that it’s really
    informative. I am going to watch out for brussels.
    I will be grateful should you continue this in future.
    Many other folks might be benefited from your writing.

    Cheers!

  9. Good website! I really love how it is simple on my eyes and the
    data are well written. I’m wondering how I could be notified when a new post has been made.
    I have subscribed to your RSS feed which must do the trick!
    Have a nice day!

  10. Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed!

    Very helpful information specifically the final phase 🙂 I handle
    such information a lot. I was looking for this certain information for a very long time.

    Thank you and best of luck.

  11. Thank you for some other informative web site. The place else
    may just I get that type of information written in such an ideal
    way? I’ve a project that I am simply now working on, and I
    have been on the glance out for such information.

  12. This is the right blog for everyone who really wants to find out about this topic.
    You know so much its almost tough to argue with you (not that I really would want to?HaHa).
    You certainly put a new spin on a subject that has been written about for
    decades. Great stuff, just great!

  13. This is the right site for everyone who really wants to understand
    this topic. You understand a whole lot its almost hard to argue with you
    (not that I personally will need to?HaHa). You certainly put a
    new spin on a subject which has been written about
    for decades. Wonderful stuff, just great!

  14. Hey there! This is kind of off topic but I need some help from an established blog.

    Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal
    but I can figure things out pretty quick. I’m thinking
    about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any ideas or suggestions?
    With thanks

  15. What i don’t understood is in truth how you are not
    really much more well-liked than you might be right now.
    You are so intelligent. You recognize therefore significantly
    in the case of this subject, made me for my part believe it
    from numerous varied angles. Its like women and
    men don’t seem to be involved unless it is something to do with Girl
    gaga! Your personal stuffs great. At all times take care of
    it up!

  16. Right here is the perfect blog for anyone who wishes to find out about this topic.
    You understand a whole lot its almost tough to argue with you (not that I actually would want to…HaHa).

    You certainly put a brand new spin on a topic which has been written about for
    decades. Wonderful stuff, just wonderful!

  17. I’d like to thank you for the efforts you’ve put in writing this blog.
    I’m hoping to view the same high-grade blog
    posts from you later on as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me
    to get my own website now 😉

  18. Hey I know this is off topic but I was wondering if you
    knew of any widgets I could add to my blog that automatically
    tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time
    and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  19. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now
    each time a comment is added I get four emails with the same
    comment. Is there any way you can remove me from that service?
    Cheers!

  20. Hey would you mind letting me know which web host you’re utilizing?
    I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.

    Can you suggest a good internet hosting provider at
    a honest price? Thanks, I appreciate it!

  21. Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you
    knew where I could get a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having difficulty finding one?
    Thanks a lot!

  22. Hi there, I found your site via Google even as searching for a
    comparable topic, your site came up, it appears to be like great.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, simply was alert to your blog via Google, and located that
    it’s truly informative. I am gonna watch out for brussels.
    I’ll appreciate in the event you continue this in future. Numerous other people
    might be benefited out of your writing. Cheers!

  23. you’re actually a just right webmaster. The site loading pace is incredible.
    It sort of feels that you are doing any unique trick.
    Also, The contents are masterpiece. you’ve performed a magnificent activity in this matter!

  24. This is really interesting, You’re a very skilled
    blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of
    your magnificent post. Also, I’ve shared your web site in my social networks!

  25. You are so cool! I don’t suppose I have read through a single thing like this
    before. So good to find another person with some original thoughts on this
    subject. Seriously.. many thanks for starting this up.
    This website is one thing that’s needed on the web,
    someone with a bit of originality!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com