Os perigos diários enfrentados pelos agentes de limpeza urbana nesta pandemia
Por Mirian Romão-São Paulo
 
Os trabalhadores de setores essenciais do nosso dia a dia continuam se esforçando mesmo tendo que enfrentar o perigo da contaminação do coronavírus (COVID-19), enquanto a população encara o isolamento social. 
 
Em São Paulo, o reforço na limpeza da cidade está sendo feito com protocolos de higiene e dicas de como a população pode ajudar na coleta de lixo reforçando os sacos de lixo.  
 
A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), órgão regulador responsável pela coleta e limpeza da cidade de São Paulo reuniu esforço para manter seus funcionários informados sobre o coronavírus e tomando os devidos cuidados para proteger os agentes de limpeza. 
 
Segundo a Amlurb, os responsáveis por manter a limpeza recebem diariamente orientações de higiene e sobre os sintomas da pandemia que está afetando a todos. O órgão responsável pela coleta, afirmou para o Jornal SP da Rede Globo que se os números de casos aumentarem a empresa terá que diminuir a quantidade de funcionários na tentativa de proteger seus empregados dos riscos da proliferação do coronavírus.
 
No esforço de ajudar o país e desacelerar o suto da COVID-19, um grupo de garis postou nas redes sociais um pedido simples para que todos fiquem em casa, cumprindo o isolamento social. 
 
De acordo com relatos do UOL notícias, um dos funcionários da coleta de lixo informou que tenta se prevenir como pode, toma banho na empresa e coloca o uniforme em uma sacola até chegar em casa. Depois, o uniforme vai direto para um balde com água sanitária para mata o coronavírus e declarou que toma outro banho e que o sapato não entra em casa. 
 
O funcionário relata que desenvolveu esses métodos depois de ouvir palestras na empresa de prevenção e higiene para combater a COVID-19. 
 
Algumas pessoas acharam uma forma de demostrar solidariedade, embalando bem seu lixo envolvendo em dois sacos plásticos e com um recadinho de gratidão colados no saco de lixo, agradecendo aos coletores por estarem na rua nos protegendo, enquanto estamos no isolamento social. 
 
A Amlurb publicou em nota as orientações e medidas que estão sendo tomadas por conta da pandemia. Sobre a coleta domiciliar o lixo deve ser reforçado, os resíduos deverão ser ensacados duas vezes. 
 
O plano de contingência para os ecopontos, a empresa afirma que “para evitar o contato direto com os munícipes, os funcionários dos ecopontos da cidade não irão manusear os resíduos descartados. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos pontos de entrega voluntária (PEV’s)”. 
 
Os serviços da limpeza urbana estão funcionando normalmente. Para manter a proteção e higiene dos trabalhadores, estão sendo distribuídos álcool gel e sabonete líquido, está sendo intensificado também a limpeza em áreas comuns utilizadas pelos funcionários, como garagem, alojamentos e veículos. 
 
A Amlurb com a prefeitura de São Paulo, deixou os horários de entrada e saída dos funcionários mais flexíveis e remanejou os trabalhadores que estão em grupo de risco, com adiantamento das férias, home office ou afastamento.
 
É importante ressaltar a higienização das mãos com água e sabão para matar o vírus, caso tenha que sair de casa utilize álcool gel, troque de roupa antes de cumprimentar seus familiares e tire o sapato na porta.  
 
No Brasil já são 4.394 casos de coronavírus e 143 mortes,98 deles em São Paulo, segundo as informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde. 

9 comentários sobre “Os perigos diários enfrentados pelos agentes de limpeza urbana nesta pandemia

  1. Today, while I was at work, my cousin stole my apple ipad and tested to see if it can survive a
    30 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  2. I seriously love your blog.. Very nice colors & theme.
    Did you build this site yourself? Please reply back as I’m planning to create my very own website and would like to learn where you
    got this from or exactly what the theme is called. Kudos!

  3. I like the helpful info you supply for your articles.

    I’ll bookmark your blog and test again here frequently.
    I’m slightly certain I’ll learn plenty of new stuff right here!
    Good luck for the next! 0mniartist asmr

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.