Por Vivian Jorge, jornalista – RS 

vivian.jorge@mulheresjornalistas.com 

Chefe de Reportagem: Juliana Monaco, Jornalista 

Editora Chefe: Letícia Fagundes, Jornalista 

Confira quatro apps de receitas para iniciantes e profissionais

Você é daquelas pessoas que gosta tanto de cozinhar que já leu e releu o caderninho de receitas da vovó? Ou adora passar por uma livraria, um sebo e, até nas bancas de jornal e vai direto à seção gastronômica? Então, continue lendo essa matéria e confira quatro apps que facilitam muito o dia a dia na cozinha.  Tastmade, Cookpad, Delirec e OrganizEat são alguns dos aplicativos disponíveis para download gratuito em Android e iPhone.

Quem não deseja cozinhar como um chef? Eu amo cozinhar, gosto tanto que depois do jornalismo, a cozinha virou minha segunda profissão. Adoro um livro de receita, uma folha perdida com dicas culinárias, revistinhas com ilustrações de um prato etc. Mas, no dia a dia da correria moderna, cozinhar com o celular na mão começou a ser o novo normal de muitas famílias.

Tastmade

Foto: Reprodução/Print aplicativo/Vivian Jorge

Alguns destes aplicativos possuem recursos multimídias, o que ajuda muito na preparação dos alimentos, como o Tastmade. Com um visual mais profissional, o Tastmade compartilha as dicas e experiências gastronômicas por meio de vídeos e tutoriais explicativos com cozinheiros profissionais selecionados por eles e denominados “Tastmakers”. Produtora de conteúdo, Renata Quirino, de 34 anos, encontrou na gastronomia e na paixão por fotos e vídeos sua inspiração para compartilhar conteúdos criando o projeto @essareceitafunciona. “Um dia resolvi juntar a vontade de cozinhar com a paixão pela produção de conteúdo e criei o @essareceitafunciona. Assim, baixei o aplicativo para ver na íntegra algumas receitas só disponíveis no Tastmade. Reproduzi umas quatro receitas ao menos no início do projeto”, explica.

Além das receitas, o aplicativo tem uma série de programas culinários gratuitos que você pode assistir ou salvar para olhar depois. Você também pode compartilhar as receitas ou baixá-las como favoritas. No entanto, algumas configurações do aplicativo só são possíveis com login e senha, então é bom se cadastrar para ter uma melhor experiência culinária.

“Eu tive uma boa experiência com o Tastmade. Fiz um sorvete de maracujá e um frango assado com açúcar mascavo e pimenta, meus favoritos! O legal do aplicativo são os vídeos bem explicativos. Isso que me encanta na gastronomia e me faz produzir e compartilhar meus conteúdos no @essareceitafunciona, uma boa foto e criar vídeos para que as pessoas sintam vontade de reproduzir em casa”, conclui Renata.

Cookpad

Foto: Reprodução/Print aplicativo/Vivian Jorge

Focado na culinária caseira, o Cookpad é um aplicativo simples de usar e querido por muitas pessoas. Você não precisa ser chef e nem expert em fotografias gastronômicas para participar, pois a plataforma é para todos, justamente, porque foi criada para o compartilhamento de receitas entre cozinheiros em uma comunidade virtual.  Para postar no aplicativo, é muito fácil, basta clicar em receitas ou dicas e inserir seu conteúdo. Nas pesquisas também tem uma lista com os mais pratos mais populares no feed, além de “Contatos” que você pode seguir e “Inspirações” para você curtir ou enviar um comentário.

Formada em biologia, Laura Rodrigues de Souza, 29 anos, tem um perfil em uma rede social na qual dá dicas de receitas quase diárias. Ela conta que não fazia uso de nenhum aplicativo até ser convidada pelo Cookpad e Delirec para compartilhar suas receitas. “Eu baixei os apps depois que entraram em contato comigo perguntando se eu queria compartilhar minhas receitas do @laurinhafaz. No Cookpad, eu tenho uma receita de um pão de queijo com pernil que foi para um livro regional deles. Já no Delirec, tenho umas 10 dicas de receitas que enviei, inclusive, para o lançamento do aplicativo”, explica.

Delirec

Foto: Reprodução/Print aplicativo/Vivian Jorge

Criada este ano, o Delirec é como uma rede social onde você interage, curte e comenta. Um aplicativo de receita voltado exclusivamente para amantes da gastronomia. A plataforma também traz perfis e receitas de chefs renomados na área, os “Super Chefs”. Além disso, você pode pesquisar por categorias (13 atualmente, incluindo Low Carb e Vegana) e, ainda, dar um like na receita como favorita para acessá-la depois. Permite, também, que os usuários coloquem receitas próprias com fotos, vídeos, passo a passo etc.

“Sou apaixonada pela gastronomia, o que me inspira é criar, misturar, testar e fazer novos experimentos. Enxergo como um grande laboratório. Com certeza os aplicativos ajudaram muito, as propostas são diferentes, mas enriquecedoras. O Cookpad tem um visual mais de site e o Delirec, de rede social mesmo! Tive uma boa experiência com ambos, porém, por uma questão de tempo, não consegui continuar interagindo e me dedicando a nenhum dos dois. Hoje, apenas compartilho no Instagram”, finaliza Laura.

Nessa era tecnológica que mudou e revolucionou o fazer gastronômico, ter um diferencial que chame a atenção do público e, principalmente, que fidelize usuários a publicar, interagir e mantê-lo, é desafiador, pois hoje existem milhares de receitas, dicas e locais online que ensinam a cozinhar de uma maneira prática, fácil e rápida.

OrganizEat

Foto: Reprodução/Print aplicativo/Vivian Jorge

O OrganizEat é para aquelas pessoas que gostam de tudo organizado, mesmo! Ele permite que você organize as receitas e o passo a passo de cada uma a partir de três formas: manual, foto da receita ou link para um site.

Dentro das funcionalidades, ele traz sessões prontas para você clicar e adicionar suas fotos e receitas, por exemplo: peixes, massas, saladas etc. Caso você não encontre a seção preferida, o app te dá a opção de criá-la. Além disso, por ser muito prático, apenas com uma foto ou várias, você pode armazenar aquela dica especial, sem precisar escrevê-la.

O jornalista e proprietário da Pousada Makani Hostel Bar (PE), Francisco Elias Junior, de 36 anos, conta que foi esse diferencial que o levou a baixar o app nesse momento de pandemia. “Sou proprietário de uma pousada na Praia de Gaibu, em Pernambuco. Logo que cheguei, não tinha ninguém para cozinhar e preparar o café da manhã dos hóspedes. Busquei por um tempo outro aplicativo, mas eu demorava lendo muito o passo a passo. Até que baixei esse e gostei. Me economizou tempo e foi prático só ver as fotinhos nas pastinhas antes de fazer”, conta.

Para usar o organizador de receitas, é preciso login e senha, além de um celular com sistema Android ou iPhone (IOS). Com opções de receitas autorais, o organizador tem abas para criar uma “lista de compras” e “inspirações e ideias”, nas quais o usuário pode buscar novos pratos culinários. “Com certeza, para mim, naquele momento, ajudou bastante. Uma das primeiras receitas que pesquisei como tema foi “Café da Manhã” e “Omelete”. Hoje, meu omelete recheado com requeijão, queijo e presunto é só sucesso e elogios na pousada. Agora já sei cozinhar muitas coisas, mas não faço mais uso do app”, justifica Francisco.

Foto: Reprodução/Francisco Elias Junior

Gostou das dicas? Cada aplicativo tem seu diferencial, basta você saber qual sua necessidade.

Aproveita e já confere as receitas da Renata e da Laura abaixo.

Laura: Brigadeiro de Lichia no Delirec

Foto: Reprodução/Laura Rodrigues

Ingredientes:

– 1 caixa de leite condensado (395g);

– 1 caixinha de lichia (com 20 unidades pelo menos);

– 1 colher de sopa de margarina/manteiga;

– chocolate branco pra enfeitar (granulado, picado).

Modo de fazer:

No liquidificador, coloque a polpa da lichia (sem sementes) e bata bem. Coe e coloque em uma panela. Adicione a margarina e o leite condensado. Mexa em fogo médio, até que desgrude do fundo.

Obs: a lichia tem muita água, então aqui é preciso paciência para mexer até reduzir.

Disponha em um prato ou recipiente, cubra com plástico e leve para gelar (2 horas). Depois, com ajuda de uma colher, faça bolinhas e passe no chocolate.

Rende 16 unidades de 20gr cada.

 

Renata: Sorvete de Maracujá no Tastmade

Foto: Reprodução/Renata Quirino

Ingrediente:

– 1 xicara de polpa de maracujá;

– ½ xícara de açúcar;

– 400gr de creme de leite fresco;

– 200gr de leite condensado;

– ¼ de xícara de suco de maracujá integral.

Modo de fazer:

Leve ao fogo a polpa do maracujá e o açúcar até formar uma calda. Deixe esfriar. Na batedeira, bata o creme de leite e o leite condensado. Logo, com o auxílio de um fouet, misture o suco do maracujá e, por fim, misture ligeiramente com a calda do maracujá. Leve ao freezer por mínimo 3h.