O mundo de Harry Potter: conheça alguns dos lugares que inspiraram os cenários dos filmes

Durante 10 anos, os filmes de Harry Potter encantaram milhares de fãs por todo o mundo com a história do menino que sobreviveu e suas aventuras pelo mundo bruxo. Para todos os fãs do mundo mágico de Harry Potter, o sonho sempre foi pisar nos lugares que inspiraram os cenários mais icônicos dos filmes e uma boa maneira de reviver cada momento da história dos bruxos de Hogwarts e matar a saudade é voltar ao berço das personagens de J.K. Rowling: a Grã-Bretanha.

A Grã-Bretanha é uma ilha da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. O Reino Unido é um agrupamento político que congrega os países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. A escritora inglesa JK Rowling explorou a cultura e os cenários britânicos na composição de seus livros, e depois que foram para as telas de cinemas encantaram a todos com paisagens belíssimas e locações misteriosas, que viraram um fenômeno mundial.

Além do incrível estúdio de gravação dos filmes em Londres, a Grã-Bretanha é como um set de filmagem vivo para os fãs de Harry Potter, e para quem acompanhou todos os filmes com certeza sentirá a atmosfera mágica assim que descer do avião!

Algumas localidades são tão lindas que muitas pessoas chegam a imaginar que elas só existem nos filmes. Nada disso! O nosso planeta tem lugares realmente impressionantes e o mundo mágico é uma inspiração do nosso mundo real. Olha só:

EM LONDRES

A capital britânica está no coração da saga Harry Potter, com lugares como o Beco Diagonal, a casa de Sirius Black e a estação de onde parte o Expresso de Hogwarts. Muitos dos cenários dos filmes foram gravados na Inglaterra e é muito fácil reconhecê-los durante um passeio pela cidade.

Estação King’s Cross

Uma das mais movimentadas estações de trem e metrô de Londres, a King’s Cross é o local de onde parte o Expresso de Hogwarts. Apesar de a plataforma 9 ¾ só existir na ficção, a estação conta com uma loja temática de Harry Potter que criou um cenário na parede, inclusive com carrinho, para que os fãs tirem fotos. No primeiro filme da saga é possível ver a estação muito claramente e identificar onde as cenas foram gravadas.

 

Ponte Millennium


A cena de ataque dos Comensais da Morte em Londres, em Harry Potter e O Príncipe Mestiço, acontece na icônica Millennium Bridge, que acaba destruída no filme. Na vida real, é uma das pontes mais populares da cidade, com uma linda vista da Catedral de St Paul’s e é sempre muito movimentada.

 

 

Piccadilly Circus

A Piccadilly Circus é um dos pontos mais movimentados de Londres, com seus letreiros iluminados, lojas e multidões. É o ponto mais turístico da cidade onde tudo acontece, além de ser um dos cartões postais de Londres. Foi este o local escolhido por Hermione para aparatar o trio, durante uma fuga em Harry Potter e As Relíquias da Morte I. No filme, os três bruxos andam pelas ruas da cidade e quase são atropelados por um desses famosos ônibus vermelhos de dois andares que é muito popular no mundo trouxa londrino.

 

 

EM EDIMBURGO
Praia Freshwater

A tranquila praia de Freshwater West em Pembrokeshire, País de Gales, foi o local escolhido pela escritora e pelos produtores do filme para gravar uma das cenas mais tristes de todos os filmes: a morte de Dobby. O Chalé das Conchas foi construído logo abaixo das dunas da praia e retirado ao final das filmagens.

 

 

E para quem é muito fã, tem uma dica muito legal na Escócia, o famoso Café Elephant House. A própria JK Rowling confirmou ter escrito capítulos inteiros dos livros sentada nesse cafézinho que fica localizado na parte mais histórica da cidade. Apesar de o café se intitular como “o local onde nasceu Harry Potter”, JK disse que a ideia inicial veio durante uma jornada de trem entre Manchester e Londres. Mas Edimburgo foi mesmo um berço criativo para a história de Harry Potter.

Pois é, quem diria que o mundo real seria inspiração para um mundo completamente mágico, não é?

4 comentários sobre “O mundo de Harry Potter: conheça alguns dos lugares que inspiraram os cenários dos filmes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.