O bom momento do São Paulo e o trabalho de Hernán Crespo

Por Mariana Mendes, Jornalista -SP

mariana.mendes@mulheresjornalistas.com

Editora Chefe: Letícia Fagundes, Jornalista

A invencibilidade de oito jogos seguidos do São Paulo foi quebrada no último domingo em um empate com o Corinthians pelo Campeonato Paulista. Ainda assim, o clube paulista vive uma boa fase, sendo o líder do Paulistão e o primeiro no seu grupo da Copa Libertadores.

Desde a chegada do técnico Hernán Crespo em fevereiro de 2021, o time parece evoluir a cada jogo. O treinador tem o melhor começo de trabalho do século no São Paulo, acumulando números que o igualam ao aproveitamento de Cuca em 2004. Nas primeiras dez partidas pelo clube, ele somou oito vitórias, um empate e uma derrota.

Apesar do desempenho, a Torcida Independente, organizada do São Paulo, criticou o técnico após o empate no clássico. “Clássico é guerra, não se poupa munição. Basta!”, escreveu a torcida em suas redes sociais. O técnico optou por um rodízio de jogadores devido ao calendário apertado, escalando um time alternativo e priorizando a partida da Libertadores desta quarta-feira contra o Racing.

Mesmo assim, as mudanças feitas em pouco tempo por Crespo concluíram em bons resultados. Desde o começo do trabalho, o técnico realizou diversos testes e afirmou que não acredita em titularidade exclusiva. “Para mim, titular é sempre o São Paulo e vou respeitar. Isso é o que queremos fazer. Quem está aqui é porque merece estar no São Paulo. Temos muitos jogadores de bom nível, alguns não jogaram muito e terão a possibilidade de jogar […]”, falou em entrevista coletiva, também agradecendo o trabalho de seu antecessor, Fernando Diniz

Algo importante da diferença entre o antigo treinador e Crespo é a saída de bola. Diniz mantinha o risco de levar um contra-ataque com a saída perto do gol, sem abrir mão mesmo nos momentos mais complicados. Com um maior proteção na última linha, não existente no esquema tático de Diniz, o time de Crespo consegue uma saída de bola segura e com boas possibilidades de gols. Sob novo comando, o elenco balançou as redes 20 vezes em oito jogos e igualou o desempenho ofensivo no Paulistão 2020, porém com cinco jogos a menos.

Um destaque do esquema de Crespo é Luan. O volante é o jogador mais utilizado pelo treinador, entrando em campo em quase todas as oportunidades. Não apenas um reforço importante na saída de bola, Luan marcou seu primeiro gol profissional em partida contra o Sporting Cristal na Libertadores.

Outro jogador que reagiu sob o comando do técnico é Pablo, Uma das contratações mais caras do clube (R$26 milhões na época), o atacante vive uma boa fase, chegando a marca de quatro gols e duas assistências em nove partidas, completadas com o gol na vitória do São Paulo contra o Rentistas na Libertadores. Em comparação, os números das outras temporadas no clube foram muito baixos. Logo no ano da contratação, ele somou quatro gols e em 2020, marcou apenas uma vez.

Apesar da sequência positiva, Crespo se mostrou pé no chão. Após o empate contra o Corinthians, o treinador declarou em entrevista coletiva: “Se queremos pensar em coisas grandes, temos que passar por situações difíceis como esta de hoje”, analisou.

Este bom momento do clube também é marcado pela nova gestão de Julio Casares, presidente do São Paulo. Após a última vitória na Libertadores, o gestor comentou sobre os 100 dias no comando do clube e como isso refletiu nos resultados favoráveis em campo: “O São Paulo precisa de eficiência e velocidade, por isso avançamos com os 50 compromissos. É um sinal que nós não vamos parar, vamos fazer o que tem que ser feito”.

Além disso, Casares elogiou Crespo e disse que o time atual tem equilíbrio. “O clube tem que ter um líder como o Hernán Crespo, que trouxe o pessoal dele e somou com o nosso, para construir algo, inclusive usando as categorias de base”, concluiu.

Para o compromisso desta quarta-feira, o São Paulo contará com o retorno do Eder e Gabriel Sara, liberados pelo departamento médico, viajando com o elenco para a Argentina. A partida vale liderança no grupo E da Libertadores e o Tricolor irá buscar manter a invencibilidade na competição.

7 comentários sobre “O bom momento do São Paulo e o trabalho de Hernán Crespo

  1. Hi there, just became aware of your blog through Google,
    and found that it is truly informative. I’m gonna watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future.
    Numerous people will be benefited from your writing.

    Cheers!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com