NORUEGA E A MAGIA DA AURORA BOREAL

Por Juliana Tahamtani
juliana.tahamtani@mulheresjornalistas.com

Com certeza você já ouviu falar e sonhou em ver uma aurora Boreal. É um dos fenômenos mais mágicos do mundo e muita gente cruza oceanos para conseguir ver o show de cores que colore os céus do ártico.

A aurora boreal, também chamada de aurora polar, pode ser definida como um verdadeiro show de luzes no céu, que mistura vermelho, laranja, azul, verde e amarelo. Mas nem todo mundo tem o privilégio de olhar para cima e ver este espetáculo de cores e brilho, pois esse fenômeno visual só pode ser avistado nos Polos Norte e Sul da Terra.

O fenômeno acontece quando partículas do Sol, os chamados ventos solares, se chocam com o campo magnético da Terra e são puxadas para os polos, ionizando outros elementos. É possível ver o céu colorido durante a noite ou no fim da tarde nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, quando a atividade solar é maior.

O nome aurora boreal é dado quando o fenômeno acontece em regiões perto do Polo Norte. O mesmo ocorre no Polo Sul, e recebe o nome de aurora austral. Alguns planetas da nossa galáxia também têm ocorrências da aurora boreal como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno. Mas, aqui no nosso planeta Terra, um dos lugares mais fácil de conseguir avistar a Aurora é na Noruega, mais especificamente em Tromsø, conhecida como a capital da aurora boreal.

A cidade de Tromsø está a 350 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico e é a maior da região norte do país. Por lá, as chances de presenciar o fenômeno da aurora boreal são altas e o grande diferencial é que os visitantes podem ter essa experiência com toda estrutura e conforto, pois é um dos pontos turístico do país e recebe milhões de visitantes todos os anos que sonham em avistar o colorido dos céus.

O acesso a Tromsø é muito simples, já que lá está um dos principais aeroportos do país, que recebe voos diários de inúmeras cidades norueguesas e também de capitais europeias. Uma das coisas que chama a atenção desta cidade é que ela só possui cerca de 70 mil  habitantes e muitos hotéis. Ou seja, a maioria das pessoas que visitam a cidade são turistas. No centro, dá para perder a conta da quantidade de lojas e restaurantes e, mesmo tão longe, a cidade é um grande centro universitário da Noruega, respirando cultura e sempre com diversos eventos.

Próxima ao polo norte, a cidade possui um clima relativamente quente, se compararmos com as outras cidades do Ártico. A temperatura de Tromso gir em torno de -5ºC durante o inverno. As condições climáticas são tranquilas e favoráveis se comparadas a de outros lugares onde é possível avistar o fenômeno, como Canadá, Rússia e Finlândia, cujos termômetros podem chegar até a -20ºC. Então para quem não gosta tanto assim de frio mas sonha em avistar as luzes do norte, Tromso é o lugar ideal.

Já coloca na sua lista de lugares para conhecer depois que a pandemia acabar!

9 comentários sobre “NORUEGA E A MAGIA DA AURORA BOREAL

  1. It’s really a cool and helpful piece of information. I am satisfied that you shared this useful information with us.

    Please stay us up to date like this. Thank
    you for sharing. asmr 0mniartist

  2. hello!,I really like your writing very a lot! percentage we keep up
    a correspondence more approximately your article on AOL?
    I require an expert in this house to unravel my problem.
    May be that is you! Looking forward to peer you.
    0mniartist asmr

  3. Nice blog here! Also your site loads up very fast!
    What host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my web site loaded up as fast as yours lol asmr
    0mniartist

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.