A partir do dia 17 de maio, a Campanha Nome Limpo aproxima microempreendedoras endividadas à estudantes de direito para informação e orientação contra a negativação de crédito

Com o objetivo de informar, orientar e auxiliar mulheres empreendedoras de baixa renda a limpar seu nome e renegociar dívidas, o Movimento Expansão lança em 17 de maio – durante o Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, promovido pela Aliança Empreendedora em Brasília – a Campanha Nome Limpo. Em parceria com a Faculdade de Direito da USP, o movimento dá seu primeiro passo na jornada preparatória para o acesso a crédito a mulheres das classes D e E. Esse atendimento acontece no Departamento Jurídico da Faculdade do Largo de São Francisco em horários pré-determinados durante a semana, para aos poucos disseminar o melhor comportamento das mulheres no cuidado com sua vida financeira.

“Essa campanha permanente é o início de uma trilha que se complementa com conscientização e informação para o fortalecimento da educação financeira, pilar fundamental para a promoção de um sistema sustentável de concessão de crédito”, explica Mariane Carneiro da Cunha, idealizadora do movimento e fundadora da construtech AH!SIM. Os estudantes do curso de direito da faculdade prestarão consultoria gratuita para todas as mulheres que busquem essa orientação.

A parceria com a faculdade, conhecida como SanFran, será o piloto para a disseminação da iniciativa pelo maior número de instituições de ensino superior de direito no país, fazendo da orientação um apoio não apenas para a solução  mas principalmente para a prevenção do endividamento que é o principal entrave na obtenção de crédito.

Os dados divulgados pelo SERASA fornecerão um panorama bastante assertivo na abordagem do problema e também servirão para orientar o atendimento e confirmar as maiores dificuldades dessas mulheres.

Entidades como Aliança Empreendedora, Banco Pérola e outras que atuam respectivamente nas áreas do microempreendedorismo, microcrédito, e no fortalecimento da posição da mulher na sociedade também estão sendo convidadas a colaborar na divulgação dessa ação.

Segundo a idealizadora do Movimento Expansão, a Campanha é apenas a primeira etapa de educação desta jornada que tem o intuito de ampliar as oportunidades para mulheres e seus negócios, através de um comportamento financeiro consciente e responsável que permita a consolidação de um sistema de crédito mais abrangente e democrático.

Movimento Expansão

Em 2020, o Movimento Expansão nasceu para ser a fonte de informação e estímulo para a mulher empreendedora. Para unir essas duas pontas do universo das microempresas – o microcrédito e as 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil-  nasce, por um grupo de incentivadores do empreendedorismo feminino brasileiro, o Movimento Expansão. Desde 2021, os integrantes deste movimento articulam com o Banco Central, poderes públicos e instituições financeiras para criar e impulsionar  oportunidades de crédito financeiro, não só através do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), mas também por produtos específicos voltados aos investimentos de impacto, como os fundos de blended finance  dirigidos aos pequenos negócios geridos por mulheres. Em 2023, o Movimento Expansão passou a integrar o Grupo de Trabalho de Instrumentos Financeiros e Instrumentos de Impacto (Diversidade, Blended Finance e Métricas) do LAB de Inovação Financeira.