Por Vivian Jorge, jornalista – RS
vivian.jorge@mulheresjornalistas.com
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista
Editora de conteúdo – Site MJ: Beatriz Azevedo, Jornalista

Sirva-se com nossas dicas e colecione bons momentos

Você também é da época que toda família se reunia ao redor da mesa para confraternizar? Eu, particularmente, sinto saudade desse tempo! Saudade dos pratos combinando com os talheres herdados do casamento da bisavó, do cheiro da toalha de mesa branquinha, das taças de cristais alinhadas com os guardanapos etc. Lembro-me de chegar à casa da minha avó e ver a mesa, impecável. Acredito que esse hábito, além de colecionar momentos, traz aconchego e um sabor imensurável à culinária posta à mesa.

Mas, o que é mesa posta e de onde surgiu essa expressão, você sabe? Mesa posta é o ato de organizar os utensílios na mesa (pratos, taças, copos, travessas, talheres etc), harmonizando-os entre flores e culinária proposta. Acredita-se que a expressão que valoriza a etiqueta à mesa nasceu no século XV, na França, com os hábitos oriundos das refeições históricas, das salas de jantares enormes que preservavam as regras valorizavam a preparação das mesas antes das refeições.

Algumas destas “regras” à mesa se perderam com o passar dos anos, entretanto, o movimento e o amor pela mesa posta, enquanto convívio social promovendo a união familiar e resgatando valores, começou a ganhar seguidoras nos últimos anos. Para a empresária do ramo, Silvana Bledoff, de 31 anos, a mesa posta é um gesto de amor, para nós mesmos e para as pessoas que amamos.

Então, se você gosta de decoração, gastronomia e mesa posta, te convido a seguir com a leitura e conferir as histórias e dicas que traremos no texto, afinal, quem não ama uma mesa preparada com muito amor, charme e elegância?

Mercado empreendedor

Nesta quarentena, a economia criativa vem gerando renda para muitas famílias, com novos hábitos de consumo e convívio social. Segundo dados do Sebrae, em 2020, os setores que mais cresceram foram gastronomia, farmácias, marmitas, pets, informática, bebidas, decoração, entre outros.

mesa-posta
Foto: Juliana Moscofian

Silvana avalia este crescimento no mercado, principalmente, quando as pessoas foram obrigadas a ficarem em suas casas devido ao isolamento social e ao distanciamento, levando a mesa posta a ganhar destaque, uma vez que muitos restaurantes fecharam com a pandemia. “Todos sentiram necessidade de cuidar mais do seu lar, e isso se traduziu em uma procura maior de produtos capazes de tornar a vida e a casa mais especiais, bem como as celebrações à mesa passaram a ser em casa com a família e amigos próximos”.

Proprietária da loja Bergamota Decor, na cidade de Montenegro, a 60 km de Porto Alegre, Bledoff e a sócia Enelise Ignacio inauguraram o empreendimento em novembro de 2020, com o objetivo de traduzir em produtos todo o amor que elas tem pela vida e a casa. “Estamos desenvolvendo novos produtos constantemente para trazer aos nossos clientes as novidades que eles tanto amam”.

Atualmente, a loja oferece produtos exclusivos, Bergamota Vida e Casa, com lugares americanos; capas de sousplats e guardanapos de estampas e cores variadas desenvolvidas pela Bergamota e produzidas por ateliês de costura; louças que são vendidas individualmente, o que permite às pessoas comprarem apenas a quantidade de que precisam; velas, aromas e sabonetes desenvolvidos pela empresa em parceria com artesãos e demais profissionais; capas de almofada e mantas; e os itens e Madeira&Cor feitos em parceria com uma Marcenaria, como tábuas de servir, caixas decorativas e bandejas. “A mesa posta deve ser um ritual diário, porque nós e nossas famílias merecemos esse amor todos os dias”, ressalta Silvana.

Além disso, uma mesa bem linda é um convite para boas conversas. “Quando a mesa está arrumada e a companhia é boa, queremos ficar ali, celebrando, apreciando o momento, sem nos preocuparmos com o que vem depois. Receber a família e amigos com uma mesa especialmente preparada é como um presente que enaltece o amor e o carinho que sentimos uns pelos outros”, finaliza.

Resgate do hábito durante a quarentena

Que a chegada da quarentena mudou nossos olhares e hábitos, todos sabemos! Com a fotógrafa e psicopedagoga, Aline S. Martini, de 45 anos, não foi diferente.  Desde criança, sempre acompanhou sua avó, Clélia, fazer aquelas mesas bonitas para a família e amigos. Porém, anos mais tarde que esse resgate aconteceu, em meio à pandemia, quando seu pai faleceu vítima de covid. “Quando chegou a pandemia e meu pai faleceu vítima de covid, meu chão caiu e pensei: e agora, o que vou fazer em casa vivendo um luto solitário? Foi então que pensei em abrir uma rede social e compartilhar minhas mesas, e foi a melhor coisa que fiz, me acalentou muito aquela dor que sentia e sinto até hoje”, explica Aline.

mesa-posta
Foto: Divulgação/@alinesmhometabledecor

Apesar de ter experiência como fotógrafa, Aline nunca havia compartilhado foto de mesas e, nas primeiras postagens, conta que o carinho de muitas pessoas e seguidores que não conhecia pessoalmente foi chegando e fazendo muito bem. “Do hobby estou criando um projeto, estou cada vez mais envolvida e feliz em compartilhar minhas mesas, minhas próprias criações com dicas, decor e um pouco do meu dia a dia nas redes sociais”, destaca.

Para ela, mesa posta é muito mais que louças, talheres e copos, ela é composta de amor, carinho, entrega e receptividade. “Minhas mesas são muito leves, informais, um estilo meu, onde ouso, crio, e saio um pouco da etiqueta formal! Me inspiro em ideias criativas, diferentes! Adoro mesas estilo “table decor”, leves e decorativas”, pontua Martini.

Agora, é possível reviver momentos e resgatá-los através da gastronomia e dos utensílios que fazem parte da experiência gastronômica? Acredito que sim! Hoje, o confort food, por exemplo, é tendência na gastronomia moderna por estreitar memórias e laços pela composição do sabor, do prato, do aconchego, bem como do valor sentimental que engloba todo processo.

De acordo com Martini, é na mesa que ocorre momentos felizes, reuniões de negócios, alegrias, tristezas, brindes e abraços. A mesa posta constrói o que chamamos de “memórias afetivas”. “Assim, para mim, arrumar a mesa é muito mais que decorar, é colocar em cada lugar, o zelo pelas pessoas que amamos e queremos que estejam próximas”, avalia a psicopedagoga.

Mesa posta e maternidade combinam?

Nesse costume de organizar a mesa antes da refeição, a pedagoga empresarial, de 39 anos, Christiane Costa, descobriu um hobby junto à maternidade. Mãe de Arthur, de 3 anos, e João Felipe, de 1 ano e meio, construiu laços e uma forma de “tirar um tempo” para si. A maternidade pode ser exaustiva, solitária e cansativa. Muitas de nós, mães, trabalham fora, em home office ou se dedicam, exclusivamente, aos filhos.

mesa-posta
Mesa posta para o Dia das Crianças. Foto: Divulgação/@christiane_costa_santos

Na busca por uma atividade que conseguisse administrar entre a casa e os filhos, a pedagoga, em 2019, tomou amor pela mesa posta. “Em 2019 comecei a me apaixonar pelo mundo da mesa posta. Minhas noites, após fazer meus bebês dormirem, era pesquisando sites e redes socais sobre este universo. Antes dos filhos, entre a empresa e a rotina, fazia artesanato. Sempre me fascinou! Depois do nascimento deles e a dedicação exclusiva, senti a necessidade em me apaixonar por algo que eu conseguisse conciliar com filhos pequenos. Foi então, que o prazer de aliar a cozinha onde passo a maior parte do tempo com a maternidade, fez sentido!”, explica.

Conforme Christiane, além de conhecer e compartilhar dicas com outras mães, o que mais lhe chama atenção, é reunir a família na mesa decorada por ela mesma, com uma refeição e um sabor caseiro que determinam os bons momentos. “Eu sempre digo que não precisamos de muitas coisas para produzir uma mesa. Para mim, o primeiro item é o amor, amor nos detalhes que você quer deixar registrado com quem irá compartilhar aquele momento, pois usamos o ato de comer para valorizar o momento, diferente de servir-se e sentar-se no sofá, por exemplo”.

Além disso, a pedagoga empresarial busca louças, guardanapos, toalhas ou sousplats, talheres e itens decorativos e, principalmente, refeições que vão despertar a curiosidade dos filhos e mantê-los na mesa. “A mesa pode ser simples, mas a arte de servir bem, compartilhar aquele momento com quem a gente gosta, faz todos se sentirem amados. Gosto de programar e pensar em cada detalhe para cada pessoa que esta a mesa. Para mim, isso é um ato de respeito e amor. Eu acredito que a pandemia trouxe isso para cada família, a aproximação de todos em volta da mesa, onde antes a correria impossibilitava”, conclui.

Confira dicas de como criar uma mesa simples e elegante

O que você precisa saber antes de criar uma mesa posta? Primeiro, tenha em mente que tipo de mesa você irá precisar: café da manhã, almoço, chá da tarde ou jantar?

mesa-posta
Mesa posta coleção Dia das Mães. Foto: William Posser Fotografia

Lembre-se: é possível, sim, preparar uma mesa gastando pouco. Neste caso, Silvana reitera que você não precisa gastar um rio de dinheiro! Não precisa ter muitas coisas, e muito menos se preocupar em ser chique, apenas faça com amor e comece com o que você tiver. “Um vasinho com as flores do seu jardim, os pratos e talheres posicionados com carinho já farão a diferença na sua mesa. Pratique no seu dia-a-dia e crie momentos especiais, hoje!”.

Se você for preparar uma mesa posta de café da manhã, por exemplo, escolha louças brancas ou claras como xícaras e pires, além de guardanapos de tecidos com cores suaves e toalhas florais, por exemplo, que conforme Christiane, não tem erro.

Aline Martini, por sua vez, incentiva começar praticando com o que tem em casa. “Sempre temos algo para compor a mesa, que seja com louças mais simples, elas também traduzem muita coisa, porque ao montar a mesa colocamos aquela pitada de amor, e com amor não tem erro”.

Se você tiver utensílios vintages, de família, como talheres, sempre são bem-vindos. Se for apresentar a mesa com bolo ou biscoito opte por uma travessa e um prato de lanche para servi-lo, talvez.

E, a dica mais importante é: “uma mesa posta traduz aos seus convidados e familiares toda a satisfação que você sente em recebê-los, assim, valorize o costume da mesa posta e colecione bons momentos”, finaliza Christiane Costa.