Mês do orgulho LGBTQ+: conheça alguns destinos na América Latina para uma viagem colorida
Por Juliana Tahamtani, Jornalista- SP
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista
Junho é o mês do Orgulho LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo e o + deixa a sigla ainda mais inclusiva), um mês importantíssimo na luta por direitos iguais, e desde 2020 o dia 10 de agosto celebra o Dia Mundial do Turismo LGBTQI+ (World LGBTQI+ Tourism Day. É um mês sobre políticas sociais que trás um grande debate no mundo e culminou em um movimento mundial pela liberdade das pessoas de amarem quem quiserem e serem como quiserem.
Nós, amantes dos turismo, sabemos também que o turismo pode ser uma ferramenta para combater a homofobia e por isso, listamos aqui alguns dos destinos gay friendly na América Latina e no Brasil, para que todo mundo se sinta seguro durante as suas férias.
Santiago, Chile
Em questões legais, o Chile ainda é muito conservador em alguns aspectos, apesar de ser uma potência econômica liberal na América do Sul. Entretanto, ao chegar na cidade, é possível se sentir muito acolhido pela cena LGBTQI+, especialmente no bairro Bellavista.
Uma das ruas mais famosas e frequentadas pela comunidade (em tempos normais e vacinados!) é a Calle Bombero Nuñez. Lá está localizada uma das baladas mais famosas, a Bunker. Caso a sua intenção seja curtir o lado mais turístico cultural da cidade ou região, pode passar um dia inteiro em Valparaíso ou fazer uma excursão de tirar o fôlego para Cajon del Maipo.
Montevidéu, Uruguai
Desde 2012, o Uruguai vem sendo destaque nos noticiários internacionais por conta da sua política liberal e progressista. Entre diversas mudanças de políticas públicas, a aprovação da união entre pessoas do mesmo sexo, com os mesmos direitos do casamento heterossexual, foi um marco. Desde então, é tido como um dos destinos mais gay friendly da América do Sul.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é um destino perfeito para qualquer viajante, seja o que procura pontos turísticos, o que quer entender sobre a cultura e a história ou aquele que está em busca de cenários belíssimos pra curtir as suas férias. E tudo isso, sendo um destino super amigável com a comunidade gay. Não à toa, a capital fluminense já foi eleita duas vezes o destino LGBT-friendly mais sexy pela revista Trip Out Gay.
São Paulo
A cidade da Garoa é simplesmente a capital onde temos a maior Parada do Orgulho LGBTQI+ do mundo! São Paulo é a cidade onde temos a maior diversidade de lugares, bares, restaurantes, hotéis e tudo mais que você quiser. É onde temos o Museu da Diversidade Sexual, na Estação República do Metrô, facilitando o acesso a todos. É onde tem o carnaval de rua com diversos blocos LGBTQI+. É onde você pode curtir baladas na Rua Augusta ou curtir uma festa eletrônica na The Week, reconhecida internacionalmente.
Na América do Sul existem muitos outros países que podem ser explorados sem preocupações pela comunidade gay, mas é sempre importante lembrar que não importa o lugar do mundo que você esteja, o respeito e a liberdade de amar devem sempre ser prioridades para qualquer viajante.