Estão abertas as inscrições para participar da Jornada Galápagos de Jornalismo 2022. Trata-se de um curso gratuito (inclui deslocamento, hospedagem e alimentação) para universitários ou profissionais formados em qualquer área e que tenham talento para produzir conteúdo jornalístico em plataformas digitais (podcasts, vídeos e textos) oferecido pela empresa de mídia da jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril.

Marcado para acontecer em São Paulo entre os dias 20 de novembro e 2 de dezembro, o treinamento é realizado em parceria com as maiores empresas de tecnologia do mundo. Gigantes como Google News Lab, Meta, Twitter, entre outros, toparam compartilhar seu know-how em oficinas, debates e palestras em suas sedes na capital paulista.

Também apoiam a iniciativa a revista piauí, que oferecerá estágio de um ano para um dos participantes, e Ricardo Sales, do Mais Diversidade. Os participantes são escolhidos num processo de seleção interseccional, ou seja, que considera diversidade de gênero, raça, classe e região do Brasil. A primeira edição já foi um show de diversidade, com participantes de doze estados do país. Para ser inclusivo, o treinamento é inteiro gratuito aos 30 participantes selecionados – nossos patrocinadores (até agora Google News Initiative, Smiles e Ambev) fornecerão passagem, hospedagem e todos os gastos relacionados ao programa durante os 12 dias na capital paulista.

A curadora responsável pela Jornada Galápagos de Jornalismo é Adriana Ferreira SIlva, jornalista e escritora especializada em temas ligados à diversidade e inclusão; mulheres e liderança; desigualdade de gênero e racial; etarismo; literatura e jornalismo interseccional. Em 25 anos de carreira, foi repórter, editora, colunista, correspondente internacional em Paris e editora-chefe em redações de Marie Claire, Vogue, Veja São Paulo, Folha de S.Paulo e rádio CBN.

Entre os profissionais que já confirmaram presença como palestrantes na Jornada Galápagos de Jornalismo em 2022, estão alguns dos mais importantes jornalistas do país, como Patrícia Campos Mello, Juliana Dal Piva, Chico Felitti, André Petry, João Batista Jr., Branca Vianna, Cristina Fibe, Flavia Lima, Débora Freitas, Yan Boechat, Daniel Bramatti e Rafael Sbarai.

Processo seletivo

As inscrições devem ser feitas pelo site https://jornadagalapagos.com.br/.

A seleção ocorre em duas etapas. Na primeira, serão escolhidas 200 pessoas espalhadas por todo o território nacional que serão entrevistadas ao vivo e por videoconferência, a depender da sua localidade. Desta segunda rodada, sairão 30 nomes eleitos para vir a São Paulo participar do evento presencialmente.

Conteúdo da Jornada Galápagos de Jornalismo

Ao todo, são 80 horas de evento ao longo das quais serão abordados os seguintes temas:
● Justiça e liberdade de imprensa
● Marca, eu? Como se transformar em uma grife
● Dez desafios para fazer fact checking no Brasil
● Enfrentando a milícia digital
● Inovações no jornalismo mundo afora
● Os desafios da cobertura de saúde/ciência
● Jornalismo autônomo: como ser a sua própria “redação”
● A cobertura com recorte de gênero, raça e classe
● Das quebradas às manchetes: a cobertura nas periferias
● Inclusão e diversidade na prática jornalística: fato ou fake?
● Transparência na comunicação e reputação
● No front: notícia em tempos de guerra digital
● Os exemplos de Startups de nicho que deram certo
● A vez da voz: a notícia em podcasts e conteúdos de áudio
● 100 anos de rádio: porque todo jornalista deveria ter essa experiência
● A audiência como fiscal da apuração
● Engajar e conquistar a audiência
● As pessoas no centro das histórias
● Jornalismo de dados
● Ferramentas Google para jornalistas
● Como usar o YouTube para uma carreira solo
● Métricas, audiência e monetização no Google
● #TwitterForNews: do fio aos trends, como bombar sua audiência
● Meta: novas narrativas para vídeos curtos
● Newsletter: porque você deve ter uma
● Revista piauí: a importância e o custo de um furo jornalístico
● Tik Tok Boom: como fazer vídeos jornalísticos na plataforma

Calendário

+ Até 19 de setembro: inscrições pelo site jornadagalapagos.com.br.
+ De 19 de a 29 de setembro: primeira etapa de seleção
+ 02 de outubro: divulgação da lista de nomes selecionados para a segunda etapa
+ De 02 a 06 de outubro: confirmação da participação por meio do envio de documentos e conteúdo para avaliação
+ De 09 a 25 de outubro: segunda fase de seleção
+ 05 de novembro: divulgação da lista final de participantes
+ De 6 a 9 de novembro: inscrição final
+ De 20 de novembro a 2 de dezembro: Jornada Galápagos em São Paulo

Galápagos Newsmaking

A Jornada Galápagos de Jornalismo 2022 é a segunda edição do curso realizado pela Galápagos Newsmaking, empresa de mídia criada em 2019 pela ex-publisher da Editora Abril, Alecsandra Zapparoli. “A nossa proposta é oferecer atualização, inspiração e proporcionar conexão entre os participantes de regiões e vivências diversas”, diz. Uma das dez escolhidas para participar do programa de aceleração do Google News Initiative, a startup desde então vem desenvolvendo o seu próprio publicador de newsletters, o gStack, já que acredita fortemente neste meio de distribuição para jornalistas e autores autônomos, como também empresas, para as quais a Galápagos presta serviço de produção de conteúdo e estratégia digital.

Redação Linhas Comunicação