Hostel Office: espaços alternativos para trabalhar e se sentir de férias ao mesmo tempo
Por Juliana Tahamtani, Jornalista-SP
julianatahamtani@gmail.com
Chefe de Reportagem: Juliana Mônaco, Jornalista
Quem aí nunca sonhou em trabalhar em contato com a natureza, no meio de um cenário paradisíaco, como se estivesse de férias? Para os viajantes que, muitas vezes, preferem largar os trabalhos para poder desbravar paisagens bonitas e viver na calmaria, o Hostel Office é uma tendência que tem chamado muito a atenção.
O trabalho remoto quase nem pode mais ser considerado uma novidade. Porém, depois de tanto tempo, e com o agravamento da pandemia no País, muitas pessoas já não conseguem mais manter a mesma produtividade, a criatividade está travada e o que era o sonho de muitos se tornou pesadelo. Nesse cenário, uma das opções para reativar o bem estar e estimular a criatividades daqueles que trabalham remotamente é o Hostel Office.
Os hostels, principalmente os que estão em meio à natureza e com muitos espaços abertos, se tornaram uma opção de home office diferente para recarregar as energias. É uma oportunidade de trazer a liberdade e o desejo de viajar ainda mais perto e, de uma forma, que se encaixe na nossa nova realidade.
Para todos os brasileiros que estão trancados trabalhando em casa, a oportunidade de levar o trabalho para um lugar bonito e com liberdade geográfica pode transformar o trabalho em algo muito mais prazeroso e produtivo. E o melhor de tudo é que no Brasil existem diversos hostels que já estão aderindo a esse novo estilo de turismo e proporcionando espaços que se assemelham a escritórios mas não deixam de trazer conforto, segurança e a tal liberdade.
A ideia é que não seja somente mais um quarto de hotel e sim um espaço funcional para desenvolver todos os tipos de trabalho. Um dos hostels que aderiu a esse formato e se adaptou para receber não mais viajante e sim trabalhadores é o Hostel da Vila, em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
“Ficamos 6 meses fechados em 2020 e aproveitamos para praticamente dobrar nossas opções de hospedagens privativas já antevendo esse aumento por esse tipo de quarto dentro dessa nova realidade”, conta Felipe Gamba, sócio-fundador do Hostel, que completa cinco anos em 2021.
Instalado em um espaço de quase 9 mil m² em meio à Mata Atlântica, o hostel viu o número de pessoas trabalhando nos mais diferentes cantos, com profissões completamente diferentes entre si, e foi aí que eles decidiram olhar para essa necessidade do público que precisa de um espaço seguro, com boa estrutura de internet e serviços, mas que não fosse só um quarto de hotel, e sim uma experiência com cara de casa.
Veja a seguir o vídeo em que Gamba conta a experiência:
Muito legal, né? O turismo está se reinventando, o mundo está se reinventando e precisamos agora nos adaptar a uma nova realidade, mas sempre tem um jeito de viajarmos por aí com segurança e responsabilidade.