Por Mariana Mendes, Jornalista –SP
mariana.mendes@mulheresjornalistas.com
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista 
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista

No dia 23 de julho, começam oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O evento deste ano tem diversas particularidades devido à pandemia. Esta é a primeira vez na história que os Jogos acontecem em um ano ímpar e fora do ciclo olímpico.

Dentro dos protocolos de Tóquio 2020, o COI inclui restrições aos atletas, que não poderão sair para fazer turismo nas cidades. Além disso, o governo, junto com o Comitê Organizador, decidiu suspender a decisão de presença de público nos estádios. A cidade retornará a um estado de emergência, como medida de combate ao aumento de casos de covid-19, afetando a presença de torcida nos estádios da capital japonesa.

O Time Brasil conta com 310 atletas classificados para as Olimpíadas até a realização desta matéria. A modalidade mais representada é o atletismo, com 53 esportistas. Além disso, nesta semana, o primeiro atleta brasileiro aterrissou no país sede. Ana Sátila, da canoagem, chegou ao Japão no dia 6 de junho (terça-feira).

“Acabei de aterrissar no Japão. Estou muito feliz, a viagem é muito longa, muito cansativa, mas muito prazerosa, ao mesmo tempo, por saber que eu já estava a caminho do meu maior sonho. Cá estamos esperando para fazer vários testes e sermos liberados para o nosso hotel, mas estou muito feliz. Está dando tudo muito certo”, disse a canoísta em vídeo divulgado pelo Instagram do Time Brasil.

Serão no total 33 esportes disputados, representados por mais de 11 mil atletas de mais de 200 países. Dentro das modalidades, alguns esportes estreiam em Tóquio 2020. Um deles é o surf, o qual o Brasil tem grandes chances de medalha com Gabriel Medina. O quarteto do esporte é completado por Ítalo Ferreira, Tati Weston-Webb e Silvana Lima, mais conhecido como Brazilian Storm.

Além disso, o skate, a escalada e o karatê farão parte das Olimpíadas, com estreias também de modalidades novas dentro dos esportes. No ciclismo, a nova competição será no BMX Freestyle e, no basquete, a modalidade 3×3 promete fazer sucesso.

Apesar da data de início do dia 23, antes da cerimônia de abertura, o futebol brasileiro entra em campo. A seleção feminina enfrenta a China às 5h da manhã (horário de Brasília) no dia 21 de julho. No dia seguinte, às 08h30, a seleção masculina tem confronto marcado com a Alemanha.

Na sexta-feira em que os Jogos dão a largada, Lucas Verthein participa das eliminatórias do remo masculino, competição que acontece à noite para o Brasil, às 20h30.

COMO ASSISTIR

Para assistir aos jogos, a transmissão das Olimpíadas será dividida em três canais. A programação fica por conta do Grupo Globo, com o canal principal da tv aberta e o SporTV. A BandSports, canal por assinatura da Band, também trará os jogos para o Brasil. Sendo o único canal oficial fora da Globo, a BandSports promete falar de Olimpíadas 24h, para competir com a gigante brasileira. Dentro desse período, 12h serão de transmissões das competições.