Especial Dia das Mães: aprenda a criar um menu completo do zero

Por Vivian Jorge – RS

vivian.jorge@mulheresjornalistas.com

Editora Chefe: Letícia Fagundes, Jornalista

Entrada, prato principal e uma sobremesa deliciosa para seu almoço

Bem-vindos a nossa sessão gastronômica. Retornamos a nível Masterchef com dicas e receitas que vão garantir seu almoço especial do Dia das Mães. Para isso, prepare a caneta, o papel e seu mise en place, porque teremos dica de receita do prato principal com a gaúcha campeã do Masterchef 2018, Maria Antônia Russi.

Um dos maiores impactos que a pandemia do novo coronavírus trouxe para muitas famílias foram os hábitos alimentares. Nesse um ano de quarentena, muitas pessoas buscaram as telas por fome de conhecimento. Uns aprenderam a cozinhar, fator que se deve à adoção de muitas empresas ao home office, enquanto outros fizeram da culinária um hobby, deixando os feeds das redes sociais um sucesso com tantas imagens gastronômicas. Muitos chefes, também, se renderam aos posts sociais e começaram a compartilhar receitas, dicas e técnicas para que as pessoas pudessem, em casa, aprender e recriar suas próprias refeições.

No fim do ano passado, muitos sites de notícias compartilharam uma pesquisa do Google sobre as palavras mais pesquisadas na rede no ano de 2020. Entre elas estão coronavírus, lockdown, eleições EUA e a palavra “receita”. Segundo a pesquisa, com um percentual 10 vezes maior comparado ao início de 2020, o Brasil ocupou o 1º lugar no ranking dos países que buscaram por “receitas rápidas” até janeiro de 2021, perdendo apenas para Portugal.

Pensando nestes amantes da gastronomia digital, que unem o prazer de cozinhar à informação e, principalmente, por ainda vivenciarmos o distanciamento social, preparamos um menu completo para você. Sim, você mesmo é capaz de preparar um jantar no mesmo padrão do restaurante, ok?

Para isso, conversamos também com a chef Verônica J. Maidana, que nos auxiliou com algumas dicas importantes de como criar o menu. A primeira dica é ter ideia do que gostaria de cozinhar. Segundo a chef, ter em mente o que deseja cozinhar é um grande passo para planejar a segunda dica: o mise en place. “Primeiro tenha em mente o que quer para seu almoço ou jantar; saiba o que seus convidados gostam de comer para planejar seu cardápio; verifique os ingredientes que tem em casa; busque ingredientes sazonais e da época e vá ao supermercado com antecedência”, explica.

Cozinhar exige planejamento, bons ingredientes e conhecimento para que você possa preparar com calma a segunda dica. “O mise en place ajuda a dinamizar o seu tempo. Essa prática denominada pelos franceses nada mais é que a organização dos ingredientes e utensílios que você usará. Esse processo inicial também serve para lavar, picar ou fatiar alimentos que compõem a receita”, complementa Verônica.

Vamos iniciar o menu com o prato de entrada. As entradas são muito importantes, já que é a primeira impressão do seu almoço. O prato de entrada, ou antepasto para os italianos, também serve para “abrir o apetite” e pode ser acompanhado de saladas, pães, queijos, frutas etc. A ideia é que sejam preparos rápidos de pequenas porções que agradam a todos. Para nossa convidada e Personal Chef, Maria Antônia, um prato de entrada é aquilo que vai ditar o restante do menu. “O menu tem que ter uma linha de pensamento, começo meio e fim, parecida. Em todos os pratos, o ideal é que tenham texturas”, diz.

Nessa linha, vamos sugerir uma entradinha deliciosa e muito simples: bruschetta com tomates secos e azeitonas pretas. A bruschetta pode ser feita com pão italiano ou baguete. Para isso, você vai precisar de:

  • 200gr de tomate seco picado
  • 200gr de queijo parmesão ralado
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Cebola roxa fatiada a gosto
  • Azeitonas pretas a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºc e leve o pão em fatias (não muito finas) para aquecer. Logo, coloque no pão o tomate seco, a cebola roxa, o queijo parmesão e as azeitonas picadas. Regue azeite de oliva e disponha o manjericão. Leve novamente ao forno para gratinar.

Enquanto a entrada está no forno, prepare o prato principal com a campeã do Masterchef 2018, Maria Antônia. Após sua saída do reality, a chef estudou em uma das escolas de gastronomia mais cobiçadas do mundo, a Le Cordon Blue.  “Foi umas das experiências mais fantásticas da minha vida! Inclusive, para quem quer viver da culinária, recomendo fazer pelo menos um curso rápido para viver aquele ambiente. Principalmente porque eles estão lá há anos, têm toda uma história com a gastronomia, onde tudo começou”, diz Maria.

Maria Antônia conta que sua participação no programa mudou totalmente sua vida. Quem a levou a se inscrever foi o esposo, Fábio. Durante sua trajetória, via a família apenas aos fins de semana, apesar de conversar com eles todos os dias, sentia muita falta do filho, João Pedro. Ao perguntarmos o que a inspirou para o menu da grande final, a gaúcha diz que foi muito coerente com a sua participação durante o programa, buscando uma comida mais italiana, que a lembrava do seu avô. Contudo, buscou harmonizar sua história com o programa.

Divulgação/Maria Antonia

 

Atualmente, Maria Antônia trabalha como Personal Chef e Sommelier, assinando cardápios, participando de eventos, palestras e atuante nas redes sociais ensinando receitas e dando dicas. Pedimos para ela uma receita especial para o Dia das Mães, um prato principal. “A boa comida sempre é simples. Então sendo bem feita, ela pode ser simples. Sabor é o principal, um risoto com cogumelos fica muito bom com um vinho Merlot. Pode ser um ótimo prato para o domingo de Dia das Mães. Principalmente com os cogumelos aqui do Sul, que estão de altíssima qualidade e na estação”, sugere.

 

 

 

Vamos cozinhar, então? Para o risoto de cogumelos você vai precisar:

  • 3 xícaras (chá) de arroz italiano arbóreo ou carnaroli
  • 200 g de cogumelos shiitake
  • 200 g de cogumelos shimeji
  • 200 g de cogumelos-de-paris
  • 9 xícaras (chá) do caldo de legumes
  • 1 cebola
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 ½ xícara (chá) de vinho branco
  • ¼ de xícara (chá) de salsinha
  • 1 dente de alho
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Manteiga para finalização

Com seu mise en place pronto e organizado, comece refogando a cebola picada no azeite em fogo baixo. Incorpore o arroz e o alho mexendo sempre até refogá-lo. Acrescente o vinho branco, sal, pimenta e salsinha. Mexa para não grudar na panela. Adicione o caldo com uma concha aos poucos. Quando o arroz começar a ficar translucido, disponha os cogumelos. Continue hidratando o arroz com o caldo até que fique cremoso e al dente, continue a mexer o risoto. Finalize com a manteiga para dar brilho e mais cremosidade.

Risoto é uma ótima opção, Maria Antônia também comenta que o vinho Merlot combina muito com esta sugestão de prato principal. Porém, antes de escolher a bebida que vai harmonizar com sua receita, procure uma que não vá alterar o sabor do prato.

Para fechar seu almoço com chave de ouro e seguindo a linha italiana do menu, vamos trazer uma sobremesa muito deliciosa que conquista muitos paladares, o Tiramisù.

De origem italiana, esse doce é um clássico feito com café, mascarpone, cacau em pó e biscoitos champanhe. Existem inúmeras releituras dela, mas priorizamos a tradicional receita da Academia do Tiramisù. Esta é uma receita com sabor e aromas fortes que também agrada muitas pessoas.

Ingrediente:

  • 3 gemas de ovo
  • Açúcar (1 e 1/2 colheres por gema)
  • Biscoitos champanhe
  • Café (levemente açucarado)
  • Cacau em pó amargo
  • 300gr de mascarpone

Dica: você pode montar sua sobremesa um dia antes. Por isso, a organização e o planejamento são fundamentais na cozinha.

Para começar, bata os ovos com o açúcar. Misture o mascarpone para formar um creme macio. Mergulhe os biscoitos champanhe no café e coloque em um prato ou pequenos recipientes (taças, por exemplo). Cubra o biscoito com a mistura de mascarpone. Adicione mais outra camada de biscoito e finalize com o creme e o cacau em pó. Leve a geladeira por no mínimo 6h. Sirva gelado.

Para finalizar, escolha peças e pratos delicados que combinem e inspirem todo sabor e amor para a data especial do Dia das Mães.

Agora, mãos na massa!

13 comentários sobre “Especial Dia das Mães: aprenda a criar um menu completo do zero

  1. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell
    to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic
    but I had to tell someone!

  2. Right here is the right webpage for anyone who wants to understand this topic.

    You understand a whole lot its almost tough to argue with you (not that I
    actually would want to…HaHa). You certainly
    put a brand new spin on a topic which has been discussed for many years.
    Excellent stuff, just wonderful!

  3. Attractive section of content. I just stumbled upon your weblog
    and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts.
    Anyway I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently rapidly.

  4. hey there and thank you for your info – I’ve certainly picked up something new
    from right here. I did however expertise some technical issues using this site, as I experienced to
    reload the web site lots of times previous
    to I could get it to load correctly. I had been wondering if
    your hosting is OK? Not that I’m complaining, but slow loading instances times
    will often affect your placement in google and can damage your high-quality score if advertising
    and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to
    my email and can look out for a lot more of your respective exciting content.

    Ensure that you update this again very soon.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com