Como preparar uma Ceia de Natal gastando pouco
Por Vivian Jorge, jornalista – RS
vivian.jorge@mulheresjornalistas.com
Diretora de jornalismo: Letícia Fagundes, Jornalista
Chefe de reportagem: Juliana Monaco, Jornalista
Editora de conteúdo – Site MJ: Beatriz Azevedo, Jornalista
Apesar da inflação e alta dos alimentos, confira um cardápio especial que cabe no bolso
É, a gente piscou, de máscara, e chegou a época mais feliz do ano! Não digo porque dezembro é o mês do meu aniversário, ou mesmo, porque faço aniversário um dia depois do Natal, rs. É porque dezembro é mágico. Amo dezembro e adoro escrever sobre ele, principalmente, sobre a gastronomia.
Época de reunir a família – dentro dos cuidados com a covid-19, é claro! -, de fortalecer laços, abraçar quem tá de longe, reviver simbologias, crenças natalinas etc. Falando em crenças, você é do time que prefere frango na ceia de natal ou tanto faz?
Pensando em mil receitas para trazer na ceia natalina, me dei conta, quando coloquei na ponta do lápis, os preços de todas as delícias pretendidas extrapolavam os cifrões depois da vírgula.
Tudo está caro, principalmente, a carne, que, de acordo com uma pesquisa da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), subiu 1,59% em agosto. O frango, por exemplo, teve uma suba de 8,60% nos últimos meses. Isso já é um sinal que a ceia este ano estará mais cara.
Esses efeitos são devido à inflação, que já deu sinais nas prateleiras dos supermercados. De acordo com o economista, Pablo Cardoso, a inflação é a perda do valor de compra, ou seja, que você está ganhando menos. “Com base no IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) que teve um acumulo de 17,89%, nos últimos 12 meses, somando aos Índices de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que acumulou 9,7%, nos percebemos a inflação. O salário pode parecer o mesmo, porém, com a inflação, o poder de compra é baixo”.
O panetone, por exemplo, um dos produtos natalinos indispensáveis para a época, já registrou uma alta nos preços, cerca de 26%, em relação a 2020.
E como driblar e economizar na ceia de fim de ano?
O principal é pensar em substituições. Apesar de a carne suína ter uma leve queda nos preços, o que será ótimo para o final de ano, o chester e o peru acumularam quase 8% de aumento. Assim como a carne bovina que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 12 meses, teve uma alta de 35,7%.
E o que fazer? O economista indica substituir alguns alimentos. Por exemplo, podemos substituir o chester ou peru por frango. Que, mesmo em alta, perto das outras aves, é a mais econômica.
Além disso, Pablo reitera a importância de estar atento às promoções. “Para quem tem oportunidade de passar por um supermercado, ficar atento e cuidar promoções auxilia nesta redução. Geralmente, nas terças um setor está com preços promocionais, na quarta-feira o hortifrúti, na quinta-feira outro etc. Assim, temos em diferentes dias da semana, as promoções com preços mais justos”.
Reinventar velhas receitas ou aprimorá-las também dá certo ao substituir alguns alimentos.
Outra dica é planejar. Anote tudo que você precisa, ideias, dicas de receitas e, aí sim, pesquise! Existem inúmeros comércios e supermercados que, muitas vezes, trazem uma boa diferença nos preços. Não deixe para última hora, você acabará pagando mais caro!
Também veja frutas e legumes da estação para incrementar no seu cardápio, pois nesse período os preços tendem a ser menores. E quais frutas e legumes são da safra de dezembro: abacaxi, banana, manga, melancia, uva, melão, cenoura, tomates, abobrinha, beterraba, ente outras.
E que tal presentear alguém com algo que você mesmo preparou? Neste caso, Cardoso diz que podemos usar da criatividade para planejar alguns presentes natalinos por um preço mais justo. “São formar criativas de presentear a família e os amigos. O custo do presente já fica mais em conta, pois você mesmo preparou, embalou e irá entregar”, finaliza.
Cardápio Natalino
Contudo, pensamos então, em um cardápio que, além de caber no bolso do brasileiro, seja delicioso e natalino. Para isso, conversamos com a chef Verônica Maidana, que nos deu dicas e opções para a data.
O cardápio e as quantidades propostos abaixo são receitas práticas e de fácil acesso e preparo.
As quantidades são para quatro pessoas. O tempo de preparo de todo cardápio é de, no máximo, 1 hora.
Arroz branco
O arroz é tradicional, nutritivo e está no prato de todos. Se preferir, arroz branco cai muito bem com o restante do cardápio. Agora, se quiser aprimorá-lo, brócolis é uma boa opção e fica uma delícia.
Mix de folhas verdes
Alface lisa a gosto
Alface crespa a gosto
Alface roxa a gosto
Tomate ou tomate cereja a gosto
Manga picada a gosto
Segundo a chef, é uma salada de entrada que pode ser temperada com azeite de oliva, uma pitada de sal, shoyu e suco de limão.
Salpicão de frango
Já que optamos por trazer o frango em vez do chester e do peru, a chef traz como dica de prato principal um salpicão. Uma receita saborosa e muito fácil de preparar.
Mas, calmem, não precisamos usar as uvas-passas, rs. Para quem gosta, pode usá-la, ou você pode substituí-las por maçãs. É uma opção e fruta da estação.
Ingredientes:
1 peito de frango
1 lata de milho
1 lata de ervilha
100gr de presunto
100gr de queijo mussarela
Maçã a gosto
1 caixa de creme de leite
Sal a gosto,
Batata palha a gosto
Modo de preparo:
Coloque o peito de frango para cozinhar na panela de pressão uns 20 minutos, ou até desmanchar a carne. Se preferir, pode colocar junto temperos ou caldo de galinha. Depois de cozido o frango, retire e deixe esfriar. Enquanto isso prepare os demais ingredientes cortando em cubos o queijo e o presunto, logo, misture os enlatados. Desfie o frango, acrescente no restante da receita e, por último, coloque o sal e o creme de leite. Mexa bem e está pronto.
Conforme Verônica, o salpicão é um prato frio, não necessita de aquecimento.
Pavê de abacaxi com bolacha maria
O pavê é uma ótima opção de sobremesa, uma vez que, o abacaxi, também, é uma fruta da estação.
Ingredientes:
1 abacaxi in natura picado
1 pacote de bolacha maria
1 lata de leite condensado
2 gemas
3 colheres de maisena
Essência de baunilha a gosto
1 litro de leite
Café para umedecer as bolachas
Merengue ou chantilly para decorar
Modo de preparo:
Primeiramente, inicie esta receita com o creme. Em uma panela coloque o leite, leite condensado, a gema, a maisena e a essência de baunilha. Mexa bem e leve em fogo baixo, até engrossar. Prepare um prato refratário, umedeça as bolachas no café e disponha no recipiente. Monte uma camada de bolacha, o creme, os abacaxis picados, e assim por diante. Por último, coloque merengue ou chantilly para decorar.
Espero que gostem das dicas e aproveito para desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a você. 2021 foi um ano difícil, mas de muito aprendizado e amor incondicional.
Que 2022 seja de alegrias, saúde, renovação da fé e muitas novas receitas gastronômicas para compartilhar.
Um abraço, Vivian.