Por Juliana Tahamtani-SP
juliana.tahamtani@mulheresjornalistas.com
Editora Chefe: Juliana Mônaco
Chefe de Reportagem: Letícia Fagundes
Infelizmente, viajar sozinha ainda é um desafio para muitas mulheres. Assédio, insegurança e falta de oportunidades são os principais medos que as mulheres enfrentam na hora de decidirem se vão ou não viajar sozinhas. Porém, nada pode segurar a vontade que temos de sermos livres por aí, e o número de mulheres que decidem cair na estrada e explorar destinos diferentes desacompanhadas vem crescendo cada vez mais.
Uma  recente pesquisa do Ministério do Turismo aponta que, em média, 18% das mulheres preferem viajar sozinhas, contra 12% dos homens. Não é de se espantar que estamos cada vez mais ganhando espaço em todos os cantos do mundo. Mas, é sempre importante que cuidemos de nós mesmas. Por isso, antes de cair na estrada, é  essencial que tenhamos em mente os lugares mais receptivos e seguros para uma viagem tranquila e sem imprevistos negativos. Afinal, todo mundo se assusta com lugares desconhecidos, não é mesmo?

Vamos listar aqui 4 destinos ideias para começar essa jornada sola pelo mundo e que abraçam turistas com muita energia boa e segurança. 

1. ISLÂNDIA

A Islândia, localizada na Europa, é considerada o país mais amigável do mundo e, segundo o Fórum Econômico Mundial, é também muito receptiva para mulheres. Para se deliciar com as paisagens naturais islandesas, a viajante tem que gostar de aventura e frio, já que estamos falando de um dos lugares mais gelados do mundo.

2. AUSTRÁLIA

A Austrália é um país muito seguro, com uma taxa de crimes quase nula. Melbourne, uma das cidades mais visitadas por turistas no país, já foi eleita diversas vezes como uma das melhores cidades para se viver. Além disso, o povo australiano é muito receptivo com os turistas e imigrantes. E você não vai precisar se preocupar com o assédio nas ruas ou nas festas, pois os australianos são muito respeitosos com as mulheres. É o destino ideal para curtir as praias, a natureza e a vida noturna agitada das cidades do país, e o melhor: sem o medo de estar insegura em um lugar desconhecido.

3. COSTA RICA

Se você mora no Brasil e não quer ir para muito longe na sua primeira viagem solo, a Costa Rica é o lugar ideal. Localizada na América Central, Costa Rica é o país que mais recebe mulheres viajando sozinhas por ser o mais seguro da parte central do continente americano. Por conta da economia do país vir, principalmente, do turismo, os costarriquenhos se importam muito com o bem-estar de suas visitantes para que elas voltem sempre.

4. CANADÁ

Dos países do continente americano, o Canadá é o mais seguro, ocupando o oitavo lugar no Índice Mundial da Paz. Com isso, ele se torna um dos melhores destinos para as mulheres que gostam de viajar sozinhas ou que estão começando nessa jornada e não sabem para onde ir. O canadense é considerado o povo mais receptivo do mundo, ou seja, mais um fator que torna o destino seguro e ideal para mulheres. Além disso, a cena cultural do país é enorme, abrigando grandes museus e festivais.

Claro que ao redor do mundo existem milhares de destinos incríveis para se explorar, e a ideia é que nada nos limite a ir sempre mais longe. Por isso, fique atenta a essas dicas se você está começando a rodar o mundo por aí:

– Tente fazer um roteiro antes de viajar, ou pelo menos tenha uma lista de acomodações
– Viaje sempre com um seguro viagem
– Leve dinheiro extra ou cartões de crédito com limite disponível
– Sempre deixe algum membro da família ou amigo saber onde você está
– Carregue um chip de dados para o celular ou compre um quando chegar ao destino
– Pesquise sobre a segurança na área em que está hospedada e, se achar necessário, faça passeios em grupo. Isso é comum se ficar em um hostel
– Viaje com pouca bagagem, para que você não precise de ajuda
– Leve cópias físicas e digitais de documentos importantes

E, por último, aventure-se, divirta-se, faça amigos e deixe sua marca neste mundão!