Coletivo Mulheres Jornalistas marca presença na Feira do Livro de Porto Alegre

Por Giulia Ghigonetto-São Paulo
giulia.ghigonetto@mulheresjornalistas.com

Em 16 de novembro de 1955, Say Marques, Maurício Rosenblatt, Guilhermino César, Henrique e José Bertaso decidiram tornar a Praça da Alfândega, em Porto Alegre, em uma biblioteca a céu aberto. 

65 anos depois, a já tradicional Feira do Livro de Porto Alegre ganhou um novo formato em decorrência da pandemia do novo coronavírus, transformando sua 66ª edição em 100% online, sob o tema “Janelas abertas para a Praça”.

O festival da capital do Rio Grande do Sul já teve apadrinhamento de nomes da literatura como Caio Fernando Abreu, Lya Luft, Moacyr Scliar e Érico Veríssimo e este ano tem como patrono o professor, doutor e escritor Jeferson Tenório, autor dos romances “O beijo na parede”, “Estela sem Deus” e “O avesso da pele”. 

A feira terá todas as suas atividades gratuitas a partir de sua abertura oficial nesta sexta-feira (30/10) até 15 de novembro. A programação está organizada sob os eixos valorização da cultura, diversidade, ciência e sustentabilidade. Você pode conferir a programação completa no site do evento

No total serão 36 eventos e 90 convidados, entre eles a escritora chilena Isabel Allende e o autor e professor Mario Sergio Cortella. Com participações ilustres, a curadoria da feira deseja abrir um espaço para diálogo e reflexões sobre o mundo de hoje.

E o coletivo Mulheres Jornalistas não poderia ficar de fora disso! “Estar na 66 ª Feira do Livro de Porto Alegre, que é histórica, primeiro por ser totalmente virtual e pela história que tens a feira, é um orgulho para a equipe do Coletivo Mulheres Jornalistas.”, contou nossa editora chefe Leticia Fagundes. 

Ao longo do evento a equipe irá entrevistar nomes de nível nacional e internacional, de modo que além de trazer à tona uma busca pela valorização da cultura brasileira, também mostrará importância da escrita feminina. Para Fagundes, esse casamento entre o grupo e a feira tem tudo a ver, “Essa evolução dentro das lutas sociais, ainda que lenta e não ouvida pela sociedade por muitos anos, para nós mulheres jornalistas, que informamos, tem muito sentido dentro de uma feira, qual distribui formação através da cultura”. E ela complementa que como porta voz de uma equipe de mulheres inteligentes, focadas, perseverantes nas lutas sociais e representantes de uma categoria democrática, estar na Feira do Livro é um fato histórico”. 

No domingo, dia 01/11, às 16h, no nosso canal do Youtube, ela falará com o cartunista, diretor, roteirista e jornalista, Miguel Paiva, a respeito de seu último livro “Memória do Traço”, em que conta a própria trajetória como cartunista e artista gráfico.

Já na segunda-feira (02/11), às 16h, o bate papo será com a atriz, jornalista e poetisa, Elisa Lucinda, sobre seu recente lançamento “Livro do Avesso – O pensamento de Edite”, cultura e mulheres negras. 

Já a repórter do coletivo, Silvana Cardoso do Espírito Santo entrevistará a jornalista da GloboNews, Maria Beltrão, que contará sobre seu livro de estreia “O Amor não se isola – Um diário com histórias, reflexões e algumas confidências”. Ele é o resultado de um exercício de escrita no qual ela divulga relatos pessoais e seus pensamentos sobre seu dia a dia como mulher, nora, madrasta, filha e personalidade na mídia. 

Outra convidada é a médica infectologista, referência no tratamento de aids no Brasil, Marcia Rachid, que está lançando a obra “Sentença de vida”, que reúne lembranças e anotações da autora em sua incansável luta contra o HIV desde os anos 80, quando não havia medicamentos contra o vírus. O livro foi concluído pouco antes da pandemia da Covid-19, mas a trajetória profissional, de certa forma, ajuda na reflexão sobre o momento atual.

Silvana também conversará com a jornalista, ex-editora-chefe da revista Vida Simples e embaixadora da The School of Life no Brasil, Ana Holanda, que falará sobre como se encontrar na escrita criativa e afetuosa. 

Tudo imperdível, segundo Espírito Santo, “Falando com estas três mulheres descobri um ponto em comum: a missão de suas vidas profissionais, que cada uma encontrou em um determinado momento de suas carreiras.

Fique de olho no nosso canal do YouTube para mais informações e novidades, redes sociais e na programação no site da Feira do Livro de Porto Alegre. 

10 comentários sobre “Coletivo Mulheres Jornalistas marca presença na Feira do Livro de Porto Alegre

  1. Oh my goodness! Incredible article dude! Many thanks, However
    I am going through difficulties with your RSS. I don’t understand
    the reason why I can’t join it. Is there anybody
    else having similar RSS issues? Anybody who knows the answer
    can you kindly respond? Thanx!!

  2. Hello There. I discovered your blog the use of msn.
    That is a very neatly written article. I’ll make sure to
    bookmark it and come back to read more of your useful info.
    Thank you for the post. I’ll certainly return.

  3. Saya telah telah berselancar online lebih dari
    2 jam hari ini, namun saya tidak pernah menemukan artikel menarik seperti milik Anda.
    It’s cukup berharga bagi saya. Dalam pandangan saya, jika semua pemilik situs dan blogger membuat konten yang
    baik seperti yang Anda lakukan, web akan menjadi a jauh lebih berguna dari sebelumnya.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.