Charlotte Cooper, a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro olímpica
Ilustração por: Elisabete Ferreira
Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 chegaram ao fim, mas as condecorações continuam e a história se mantém viva. A ilustração acima faz homenagem à tenista britânica Charlotte Cooper, a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro olímpica.
Aos 30 anos, Charlotte ganhou duas medalhas no tênis (torneio de simples e de duplas mistas) durante os Jogos Olímpicos Paris 1900, época em que as mulheres representavam apenas 2% do total de participantes e só participavam das provas de golfe, tênis, hipismo, vela e croqué, pois eram os esportes considerados “belos” e que não exigiam contato físico.
Na época, as tenistas usavam vestidos longos e sapatos que não eram apropriados para a disputa esportiva, o que, provavelmente, era muito desconfortável. E aí vai mais uma curiosidade sobre a britânica: Charlotte perdeu a audição quatro anos antes dos jogos e ganhou as medalhas sem identificar o som da bola.
Com talento e determinação, Charlotte Cooper demonstrou que, apesar do cenário desfavorável, sempre é possível se destacar, especialmente no que se refere à luta feminina. É ou não é uma verdadeira campeã?