5 dicas de como fazer um planejamento anual

Repórter Mirian Romão- São Paulo

 

O ano está começando, hora de planejar as conquistas que vamos realizar, escolher qual caminho vamos seguir é fundamental para estamos bem consigo mesmo.
Já dizia Lewis Caroll “para quem não sabe para aonde vai qualquer caminho serve”. Nosso objetivo é ajudar a planejar seu ano. Sabe aquela promessa de todo inicio de ano, por exemplo “eu vou para a academia”, “eu vou viajar mais” ou “vou fazer aquela reforma em casa”, pois bem, metas são boas e precisa de um bom plano para conseguir realizar.
O planejamento pessoal é o meio pelo qual definimos e organizamos os nossos planos, as metas que estamos tentando realizar todos os anos, não vão sair do papel caso não haja um panejamento. Normalmente, para ficar mais fácil de se organizar, é possível utilizar um planner (uma agendinha de planejamento), onde marcamos nossas finanças, os objetivos e como vamos fazer para conquistar cada meta. Para começar a construir um planejamento pessoal, existem algumas atitudes que podem ajudar na construção se seu plano, veja algumas dicas:
1- Defina suas metas É fundamental definir o que quer conquistar, seja uma casa ou até mesmo frequentar mais a academia. As metas nos ajudam é ter um proposito maior e a definir como vamos fazer para conquistar nossos sonhos.
2 – Organize-se Na prática pode ser difícil manter-se organizada, mas depois que você planeja e visualiza cada ação no ano que deixa mais perto do sonho que quer realizar, você percebe o quanto é fácil. Uma boa dica, é usar planilhas ou aplicativos para isso, tente acompanhar sua rotina e separar cada meta para facilitar.
3 – Seja realista Não adianta, tente pensar no lado negativo também, toda ação tem uma reação, por exemplo, está economizando para aquela viagem dos sonhos, mas todo mês pega metade da quantia separa para realizar seu sonho, para sair com os amigos. Assim não tem irá conseguir conquistar seu desejo de viajar, no prazo estipulado. Coloque metas realistas e que são possíveis de serem alcançadas.
4 – Estipule prazo Quando não determinamos uma data, o começo, meio e fim do projeto, temos tendencia de ir adiando. É essencial autoavaliar para saber quando vamos conseguir conquistar cada meta.
5 – Tenha foco e motivação Saiba que para chegar em qualquer lugar, você precisa de foco e principalmente motivação, ter foco é não usar desculpas, seu sucesso depende diretamente do seu comprometimento. Não deixe que sentimentos de dúvida e medo, atrapalhe seus planos. Se você acreditar, você pode e vai realizar todos os objetivos. Basta seguir em frente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.