Curadoria Turística: 3 destinos com compromisso éticos
Por Juliana Tahamtani, Jornalista- SP
julianatahamtani@gmail.com
Chefe de Reportagem: Letícia Fagundes, Jornalista
A ONG Ethical Traveler todo ano divulga uma lista com os melhores destinos éticos do Mundo, os responsáveis por essa curadoria, Karen Blansfield, Jeff Greenwald e Natalie Lefevre olham atenciosamente para 4 pontos essenciais que são o foco para que os destinos entrem nessa categoria e entre eles estão: proteção ambiental, bem-estar social, direitos humanos e bem-estar animal. Em cada categoria, avaliam informações do passado e presente de cada país para entender não apenas o estado atual do destino, mas como ele se transformou ao longo do tempo.
Com a chegada da pandemia no mundo o turismo acabou se transformando e os organizadores do prêmio decidiram mudar o escopo da avaliação no ano de 2021. Diante dos acontecimentos que assolam o mundo, os curadores resolveram entender como cada um deles lidou com a pandemia e como ela impactou o setor de turismo.
Diversas fontes foram consultadas, incluindo relatórios de instituições internacionais e outras ONGs, recursos governamentais no país e mídia local e internacional. De acordo com a Ethical Traveler, “as viagens vão voltar. E, quando voltarem, esperamos que nossa comunidade internacional apoie as iniciativas nos países listados aqui”.
Aqui estão 3 destinos que entraram na lista de países mais éticos