mulheres jornalistas, coletivos mulheres jornalistas, jornalismo, feira do livro, pandemia, acessibilidade, virtual, feiravirtual, bienal, paraty, feira internacional de parati

Tradicionais eventos literários brasileiros adotam formato virtual

Por Giulia Ghigonetto-São Paulo
giulia.ghigonetto@mulheresjornalistas.com

Foi anunciado na quarta-feira (07) que a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2020 acontecerá em formato virtual devido à pandemia de coronavírus.

A programação da 18ª edição do evento incluirá mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e em suas redes sociais, vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros.

“Este é um ano atípico, por isso optamos por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty”, disse Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

A Festa anualmente ocorre no mês de julho, e neste ano seria entre 29 de julho e 2 de agosto. Ela chegou a ser adiada para novembro, mas com o novo formato recebeu uma nova data, ocorrerá entre 3 a 6 de dezembro, de forma gratuita e com participação ilimitada do público.

A lista dos autores será divulgada no início de novembro, mas já estão confirmadas as presenças da britânica Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize 2019, a colombiana Pilar Quintana e o brasileiro Itamar Vieira Junior para as mesas ao vivo.

Outra alteração é o fato de que essa edição não terá um autor homenageado. No final de 2019, haviam anunciado que Elizabeth Bishop receberia a condecoração. A autora americana seria a primeira estrangeira a receber o feito desde a criação da Festa literária, em 2003.

“Entendemos que este ano a pandemia causou a morte de artistas imprescindíveis à nossa cultura, como o escritor Sergio Sant’Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc, o artista plástico Abraham Palatnik e a regente Naomi Munakata, entre muitos outros. Portanto, este não é um momento de celebração. Assim, não teremos um autor específico em destaque, iremos homenagear coletivamente os que partiram”, explica Munhoz.

A escolha de Bishop anteriormente havia gerado um certo burburinho por conta de ela ter sido simpatizante declarada do golpe militar de 1964.

Bienal do Livro

A Flip não será o único evento literário que acontecerá de modo virtual, 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo ocorrerá entre 7 a 13 de dezembro.

Com o conceito “Conectando Pessoas e Livros”, o evento será feito através de uma plataforma digital, com a ideia é reunir leitores, escritores, parceiros, editores, distribuidores, livrarias e outros profissionais do mercado editorial, em encontros virtuais. Na plataforma será possível assistir a palestras, comprar livros e realizar negócios.

Com o novo formato, a expectativa, segundo Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), é receber 150 expositores e mais de um milhão de visitantes on-line. “Pela primeira vez, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão participar dessa grande festa, conhecendo as novidades, fazendo bons negócios e aproveitando as palestras que jamais estariam disponíveis de outra forma”, disse.

Espaços como a Arena Virtual e o Salão de Ideias, que reúnem diversas pessoas na feira física, terão uma versão digitalizada, possibilitando bate-papos com autores.

Durante o evento, acontecerá também a 2ª edição da Jornada Profissional, com rodadas de negócios entre players nacionais e internacionais, promovendo discussões sobre os panoramas atuais do setor e as perspectivas para o mercado editorial mundial. As rodadas serão exclusivas para empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em junho, a feira literária havia anunciado o cancelamento de sua 26ª edição por causa da pandemia e, segundo sua organização, só voltaria a acontecer em 2022.

Confira também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *