Alimento foto criado por freepik - br.freepik.com

O impacto do Coronavírus no mercado pet

Diferente de outros setores afetados pela situação de pandemia do Coronavírus o setor pet segue fazendo bons negócios

Por Rita Santos- Santa Catarina

Os últimos anos no Brasil foram marcados por eventos que reduziram o poder de compra dos brasileiros, mas o mercado de petcare se mantém aquecido, e cresce mesmo em tempos de pandemia quando as pessoas estão mudando hábitos de consumo e não saem tanto de casa, conforme orienta o Ministério da Saúde para conter a disseminação da epidemia de Covid-19.

De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil está em 4° lugar na escala global de faturamento do setor com uma receita de 22,3 bilhões em 2019 que contempla cuidados, serviços veterinários e alimentação. Ainda de acordo com a Associação, o senso pet conta 141,6 milhões de animais considerados domésticos nos lares do país.

O confinamento contribui para os donos prestarem ainda mais atenção nos pets, e, como recompensa pelo carinho e aconchego, os bichinhos têm lugar de destaque nas lista de compras do mês, que durante a quarentena migrou para o e-commerce.

Além de métodos para entretê-los e fazê-los gastar energia dentro de casa, os donos de pets incluíram maior cuidado com higiene à lista de prioridades, onde alimentos e remédios estão no topo. As lavanderias que se dedicam a esterilizar produtos para animais observaram uma queda na receita durante a quarentena pela proibição do serviço de banho e tosa, mas, tudo já está voltando ao normal, e há previsão de crescimento até o final do ano.

E mesmo em um cenário econômico estagnado, com a rotina de todas as pessoas do mundo sendo afetada por novos hábitos de comportamento e outros padrões de compras, o setor de pets se mostra promissor para quem quer empreender. Essa ligação das lojas físicas à plataforma online, aliada a serviços como Delivery e Drive Thru, derruba barreiras e até os itens que em outro momento eram considerados premium se tornaram fundamentais, já que mais do que nunca as pessoas estão percebendo que estilo de vida e qualidade na alimentação trazem inúmeros benefícios.

A rede veterinária se adaptou ao novo normal e os atendimentos a domicílio passaram a fazer parte da rotina dos profissionais para proporcionar comodidade e segurança aos donos. Agora é comum os bichinhos que precisam de aplicação de vacinas, medicações, consultas clínicas e procedimentos ambulatoriais serem atendidos em casa.

Que tal ler essas matérias também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *