Bichos Profissionais

Domesticados há milênios os animais também podem trabalhar para ajudar a humanidade enquanto se divertem

Por Rita Santos- Santa Catarina
rita.santos@mulheresjonalistas.com

É notório o fato de que ao longo da história os animais foram sendo domados, amansados e finalmente domesticados pelo homem, que passou a ser o principal líder de algumas espécies. Essa hierarquia desde então é respeitada e alguns animais deixaram de seguir outros líderes do bando para obedecer aos comandos dos homens. E a interação se intensifica, o que vemos hoje são famílias incluindo animais de estimação no convívio familiar chegando até mesmo a considerá-los como um parente.

Embora tirados de sua natureza original, como observam os militantes da causa animal, os bichos podem nos oferecer amor incondicional e desinteressado, situação que favorece a confiança. Essa cumplicidade resultou no desenvolvimento de habilidades no animal que até hoje contribuem para a vida humana. Considerados por algumas culturas como símbolo de força e poder, desde os tempos mais antigos até hoje em dia contamos com os animais para nos apoiar em inúmeras funções como vigiar a casa, nos fazer companhia, meio de transporte, guias, resgate, pastores, terapeutas entre outras funções que, segundo especialistas da ong World Animal Protection, se forem divertidas para o animal não precisam ser vistas de uma forma negativa.

Inclusive, mesmo após todo esse tempo sendo domesticados, espécies como de alguns cães, por exemplo, ainda mantém o instinto de precisar trabalhar para merecer a comida e só sentem fome depois de praticar exercício. Então, se respeitadas suas características fisiológicas e não forem atribuídos aspectos humanos ao animal, para alguns animais é saudável exercerem algum tipo de trabalho. Eles acham divertido e gostam.

E numa época de incertezas em que a abordagem terapêutica dá o tom, com a proposta de reduzir o stress no ambiente de trabalho, companhias contratam empresas que fazem eventos com animais de estimação e algumas até permitem que seus funcionários tragam seus animais para o trabalho, popularizando o chamado pet day, e criam, assim, mais uma profissão para os nossos amigos.

Que tal ler essas matérias também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *