Filme de Bárbara Paz é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2021

Por Giulia Ghigonetto-São Paulogiulia.ghigonetto@mulheresjornalistas.com O longa dirigido por Bárbara Paz, “Babenco: Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” representará o Brasil na corrida por uma vaga no Oscar 2021. Ele já foi premiado como melhor documentário no Festival de Veneza de 2019 e no Festival de Viña Del Mar, no Chile, em 2020. …

Franquia 007 terá mulher como protagonista pela primeira vez

Por Giulia Ghigonetto-São Paulogiulia.ghigonetto@mulheresjornalistas.com Há muito tempo se especula sobre quem poderia herdar o posto de protagonista dos próximos filmes de “James Bond” desde que o ator Daniel Craig anunciou que não voltaria mais para o papel.  A notícia de que Idris Elba poderia ser o primeiro Bond negro deixou muita gente empolgada. Mesmo não tendo …

31 de outubro: As origens das celebrações

Por Giulia Ghigonetto-São Paulogiulia.ghigonetto@mulheresjornalistas.com Seja para comemorar o Halloween ou o Dia do Saci, o fato é que dia 31 de outubro é sinônimo de festa, doces, travessuras e fantasias. Apesar de ser uma data tradicionalmente celebrada nos EUA, o Halloween tem sido festejado por diversos outros países, inclusive o Brasil.  Aqui, o evento tem …

Coletivo Mulheres Jornalistas marca presença na Feira do Livro de Porto Alegre

Por Giulia Ghigonetto-São Paulogiulia.ghigonetto@mulheresjornalistas.com Em 16 de novembro de 1955, Say Marques, Maurício Rosenblatt, Guilhermino César, Henrique e José Bertaso decidiram tornar a Praça da Alfândega, em Porto Alegre, em uma biblioteca a céu aberto.  65 anos depois, a já tradicional Feira do Livro de Porto Alegre ganhou um novo formato em decorrência da pandemia …

mulheres jornalistas, coletivos mulheres jornalistas, jornalismo, feira do livro, pandemia, acessibilidade, virtual, feiravirtual, bienal, paraty, feira internacional de parati

Tradicionais eventos literários brasileiros adotam formato virtual

Por Giulia Ghigonetto-São Paulogiulia.ghigonetto@mulheresjornalistas.com Foi anunciado na quarta-feira (07) que a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2020 acontecerá em formato virtual devido à pandemia de coronavírus. A programação da 18ª edição do evento incluirá mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e em suas redes sociais, vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros. …

Brasileira lança livro que enaltece cultura e potência da mulher negra

Por Monique Dutra- Rio de Janeiro O óbvio precisa ser dito: o Brasil é um país de desigualdades. Não há como negar essa realidade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), dos 211 milhões de brasileiros, cerca de 57% se declaram pardos e negros, porém este contingente está longe de ter …